Publicidade

História da Igreja

Voltaire, o mais famoso intelectual iluminista, se tornou célebre por defender ardentemente os direitos humanos em seus escritos. Ele foi um dos críticos mais ferrenhos das Inquisições, e um dos principais responsáveis pela difusão a lenda negra da Inquisição, que foi criada pelos protestantes. Ao final de todas as suas…
Um leitor do nosso blog, estudante do primeiro ano do Ensino Médio, nos perguntou se era verdade que a Igreja Católica no passado debateu a existência da alma nas mulheres. Ele nos enviou a seguinte imagem, do livro de História que integra o seu material didático: O autor desse delírio…
Em uma entrevista ao jornal alemão Die Zeit, o Papa Francisco disse que o celibato opcional para padres “não é a solução” para a falta de vocações, e considerou que os viri probati, talvez, poderiam ser uma alternativa (Fonte: Religión en Libertad). Os viri probati eram homens casados, de fé…
Sabe aquele seu professor que diz que a Igreja Católica, na época da escravidão no Brasil, pregava que os negros não tinham alma? Aposto que ele vai ficar boladão se você perguntar a ele sobre os padres e bispos negros, que foram ordenados entre os séculos XVI e XIX. O…
Por milhares de anos, a escravidão foi parte essencial da Europa pagã. Os povos de Roma e Grécia Antigas entendiam que a existência de escravos era uma necessidade natural da sociedade. Até o dia em que começou a soprar a brisa de uma revolução suave, mas implacável, chamada Fé Cristã.…
“Eu sei que já ganhamos várias almas através do prazer. Ainda assim, o prazer é invenção d'Ele, não nossa”, confessa o demônio-chefe ao diabinho aprendiz, na célebre ficção de C.S. Lewis (“Cartas de um diabo a seu aprendiz”). O prazer sexual é um dom de Deus, mas o Inimigo tem…
Nos templos das igrejas do Ocidente, prevalecem as imagens de santos e anjos brancos. Qual a razão disso? Os insensatos e os eternos difamadores do cristianismo gritam: “racismo!”. Esse coro aumentou com a difusão de um vídeo de Muhammad Ali, em que ele comenta essas questões e diz que abandonou…
E estamos de volta! Atendendo aos pedidos de nossos leitores, trazemos a você um pouco da história da Rainha mais mal falada (injustamente) da Inglaterra, que passou para a história com o epíteto de Bloody Mary – Maria sangrenta – e que batiza um drink vermelho muito popular entre os…
Era, então, o século I. O Imperador de Roma queria se divertir. Não havia vídeo-game, nem Netflix, nem livros de colorir para adultos... Restavam a Nero César Augusto as surubas e o sadismo. Sem moral e sem limites, ele costumava se deleitar com a humilhação, tortura e morte de cristãos…
Nas assembleias urbanas ou rurais, as mulheres têm o mesmo direito de voto que os homens. As lideranças políticas e religiosas femininas são tão prestigiadas quanto as masculinas. As mulheres abrem e comandam estabelecimentos comerciais, sem precisar da autorização de seus maridos. Além de mães de família, religiosas e empregadas…
O Novo Testamento é essencial para a vida de qualquer cristão, e também influi fortemente na vida de todos os ocidentais, mesmo os não-cristãos e ateus. Então, é muito interessante que saibamos como foram selecionados os textos que eram dignos de compor esse cânon, e quais critérios foram utilizados pela…
Galileu Galilei é o nome que sai automaticamente da boca de todos aqueles que desejam apresentar a Igreja Católica como inimiga do progresso científico. Infelizmente, poucas são as pessoas que se dedicam a estudar os fatos; a maioria se conforma em crer piamente naquilo que ouviu dizer na escolinha ou…
"Essa sexta tenho aula de - versão marxista acerca da história(?) do Brasil(?) - sobre a Ditadura e o prof já antecipou que tratará do apoio da Igreja aos militares!!! Quero interromper a aula no meio de suas abobrinhas pra defender a Esposa de Cristo com argumentos SÓLIDOS!" (Dênis Costa,…
Era o século XVIII. Alguns iluministas vadios estavam reunidos em uma taberna, bebendo e falando asneiras. Entre uma piada infame e outra, de repente, um gaiato solta essa: “Aí, quer saber? Os padres são tão estúpidos que, na Idade Média, pregavam que a terra era plana!”. Explosão de risos... Pronto!…
OS PAPADOS PRIMITIVOS E A PRIMAZIA PAPAL Ao que parece, um dos assuntos que mais fascina e ao mesmo tempo confunde a cabeça dos interessados na história dos primórdios da Igreja é a a questão dos patriarcados primitivos. Principalmente porque essa questão acaba remontando à questão da primazia papal, ou…
Voltamos, Começamos esse segundo e último post sobre a Lenda da Papisa Joana citando literalmente o Professor Lockwood: “A moral do século XXI sobre a lenda da Papisa Joana é clara: a Igreja teme mulheres poderosas, a Igreja tem propositadamente posto fora de forma literária qualquer menção a mulheres poderosas…

A Papisa Joana: Parte I - A Lorota

Postado por
E aí gente, Vou discorrer sobre esse tema porque parece que muita gente (principalmente aqueles que tiveram acesso a um baralho de Tarô de Marselha), fica intrigado com ele. Para desenvolvê-lo, utilizei-me do trabalho do Professor Robert P. Lockwood. Nunca ouviram falar? Claro que não... Historiadores sérios não são publicados…
Quem se dedica a estudar um pouquinho sobre a Idade Média, inevitavelmente sofrerá a angustiante sensação de pane mental. Quando você sai da Matrix, é tamanha a quantidade de informações que contradizem o senso comum, que o cérebro quase funde. “Uaaai... então a Igreja nunca pregou que a terra era…
Quando se fala em vida monástica, o que lhe vêm à mente? Homens que passam os dias passeando despreocupados pelos jardins, rezando, entoando cânticos gregorianos, bebendo vinho... E é só. Ê vidão! O que quase ninguém diz é que os monges católicos estão entre os grandes construtores da civilização ocidental.…
Papa de Hitler, omisso, passivo, antissemita... Estes são algumas das alcunhas que não raro acompanham o nome de Eugenio Pacelli, o grande Pio XII. O curioso é que depois do fim da Segunda Guerra até a sua morte, Pio XII recebeu elogios efusivos de uma multidão de judeus anônimos, além…
Publicidade
Publicidade