Publicidade
Segunda, 30 Novembro -0001 00:00

Protestantes viajam na maionese e afirmam: "Papa Francisco evocou Lúcifer no Vaticano"

Postado por

Está rolando pelas redes sociais um vídeo de uma cerimônia no Vaticano, em que os caluniadores juram que o leitor do hino está invocando Lúcifer. Protestantes e até mesmo alguns católicos (daquele tipo que vê maçonaria e conspiração em tudo) estão dando o maior crédito pra essa “denúncia”. Eita gentinha mais trouxa, sô!

Em primeiro lugar, aquilo não é canto gregoriano, é apenas um hino em latim. Em segundo lugar, o hino não fala de Lúcifer, o nome do capiroto, e sim do adjetivo lúcifer, “o que traz luz”, referindo-se a Jesus Cristo. "Lúcifer" era um dos títulos de Jesus na Igreja latina no início do cristianismo. Naquele tempo, não havia qualquer associação do termo "lucifer" ao capeta.

O hino mostrado no vídeo é recitado na Vigília Pascal, no Sábado Santo, nas vésperas do Domingo de Páscoa. No hino, Jesus é comparado à primeira estrela da manhã (em latim, lucifer), que vem dissipar as trevas da noite.

Antes de o termo "lucifer" ser relacionado pelos teólogos ao capiroto, era comum nos primeiros séculos do cristianismo que crianças recebessem esse nome. É mais ou menos o mesmo que ocorre com o nome "Hitler". Antes de virar praticamente sinônimo de maldade, certamente nenhum alemão via problema em colocar esse nome em seu filho.

Achou estranho Jesus ser chamado de lúcifer? Eu também. Mas entendi tudinho ao ler a explicação do William Botazzini, professor de História e de Línguas, especialista em latim. Vivendo e aprendendo...

 

JESUS ERA CHAMADO DE "LÚCIFER PELOS ANTIGOS CRISTÃOS

Por William Botazzini - Blog Tu Es Petrus

 A palavra lúcifer é composta por duas outras: "lux" e o verbo "ferre".

lux = luz

ferre = portar, carregar, trazer

lúcifer =  o que traz luz

“Lúcifer” é a estrela da manhã que anuncia o Sol. Os antigos cristãos faziam hinos chamando Jesus de "lúcifer", como aquele que dissipa as trevas e ilumina tudo com a luz da verdade. Isso explica porque, em vários hinos antigos, muitos deles presentes na Liturgia das Horas em latim, há exaltações a Cristo chamando-o de "lúcifer", assim, com letra minúscula, um adjetivo. Vemos isso, aliás, na Bíblia, neste trecho da II Epístola de São Pedro, na Vulgata:

Et habemus firmiorem propheticum sermonem, cui bene facitis attendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco, donec dies illucescat, et lucifer oriatur in cordibus vestris (Epistula II Petri 1, 19)

Veja que o último trecho é: "et lucifer oriatur in cordibus vestris", ou seja, "até que 'lúcifer' (aquele que traz a luz, ou seja, Jesus) nasça em vossos corações". Imagine se São Pedro ia querer que o demônio nascesse no coração de alguém!?

Tanto é verdade que, nos primeiros séculos do cristianismo, o termo não tinha nada a ver com demônio, que alguns cristãos eram inclusive batizados com esse nome – como São Lúcifer de Cagliari (século IV) – em uma homenagem a Jesus, já que não ousavam utilizar o próprio nome do Filho de Deus. Mais ou menos como até recentemente no Brasil, quando os pais, por reverência, não chamavam seus filhos de Jesus, mas de "Jésus".

Acontece que, por causa de um trecho de Isaías na Vulgata Latina – mais precisamente Isaías 14, 12, que cita a “estrela da manhã” que caiu do céu e foi parar no inferno – os teólogos passaram a chamar de Lúcifer o príncipe dos demônios, antigo anjo de luz, e a coisa ficou assim, pelo menos no ocidente.

A partir de então, chamar Jesus de "lúcifer" passou a ser meio, digamos, constrangedor. O costume se perdeu com o surgimento das línguas modernas, em que a palavra “lúcifer” existe quase que somente como nome próprio – “Lúcifer", assim, com maiúscula.

Então, se alguém vir a palavra "lúcifer" em um texto católico e vier com blablablá de satanismo, mande-o lamber sabão! Ou melhor, mande-o estudar latim, de preferência comigo, claro!

pastor_evangelico

5072 Terça, 01 Agosto 2017 15:19

Comentários   

+1 # Sidney Silveira 15-11-2017 13:36
Desculpe,mas com tudo que li nesses comentários,parece que me encontro em plena Idade Média.Se atualmente o termo lúcifer está intrinsicamente ligado ao anjo ca.ido,não vejo porque continuar mantendo-o em cantos religiosos católicos e MUITO MENOS referendo-se a JESUS CRISTO,a LUZ MAIOR do CRIADOR.Obrigada.14\11\17
Responder | Responder com citação | Citar
-2 # marcinha 20-01-2017 15:00
Kkk...estudar latim?..nao ...temos que estudar hebraico arcaico pois aramaico nao existe mais...pra que? Para ler as escrituas corretas e nao a grega que foi falsamente traduzida pelo igreja catolica e as. Protestantes estao se embreagando com suas traducoes ...resumindo...todas adoram lucifer...
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Luciano Novais 17-11-2016 16:42
O problema em si não é o hino que foi cantado. Mas, a ignorância das pessoas que dizem conhecer a Bíblia.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Kleber 11-11-2016 19:06
Gostaria que alguem pudesse me explicar, sinceramente. Entendo a tradução em latin, de acordo com vcs mas, e quanto a cena do video do papa dizer, tirando algo di bolso e dizendo que é o fracasso de Deus. Não Vi ninguém explicar sobre isto. Outra coisa, sou católico mas n sigo religião. Adoro ler a bíblia... Obg.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 11-11-2016 22:32
Oi, Kleber! Nessa ocasião,o Papa tira do boldo um terço, e mostra o crucifixo. E então começa a discorrer sobre o "fracasso" da cruz. Explicamos o que ele disse neste post: O Papa e a homilia do “fracasso” da Cruz: um evangélico inteligente explica http://ocatequista.com.br/archives/16204
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # clecio 07-07-2017 12:57
Mas a cruz de cristo é a grande vitória sobre Lúcifer!!!!
Responder | Responder com citação | Citar
+2 # J.Elias 10-11-2016 18:50
Erramos por não conhecer a verdade. Erramos ao tentar interpretar aquilo que não conhecemos. Parabéns ao autor do texto esclarecedor acima. O esclarecimento deveria ser mais amável para com os outros CRISTÃOS mesmo que seja de outras denominações. Quem explica deve ser pautado em ensinar. Eu sou evangélico acredito em Cristo e não dou credito em tudo que leio. Vejo que quem fez o contrario do texto não representa a coletividade Evangélica ou " protestantes. Vejo que todos os cristãos devem permanecer em união, pois será bem possível que a 3º guerra mundial irá ser contra todo povo ou nação que crer em Cristo
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Everton Magalhães 26-10-2016 11:22
Bom, com cristão "protestante" como somos chamados na matéria. Por pior que pareçam os protestantes, aos seus olhos, existem assim como no meio do catolicismo citado por vc, pessoas menos cultas, ou que não se interessam pelo conhecimento etimológico das palavras. Quero agradecer por compartilhar esse artigo, mesmo que um pouco desrespeitoso para com os protestantes, mas eu entendo. O artigo me ajudou bastante e como muitos "protestantes" que buscam as origens, ou os "porquês" das coisas, eu me incluo nesses, sou grato por compartilhar a sua explicação, inclusive bastante convincente e de notório conhecimento da causa. att
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Abrahão Pereira Malta 04-11-2016 20:26
Parabéns Everton Magalhães, por suas palavras, parabéns! é por pessoas iguais a você que temos muitos irmãos evangélicos que buscam viver realmente o Amor de Jesus Cristo!!! Abraços. E cumprimento também, A Catequista, por suas palavras de amor para com os irmãos evangélicos!!! Abs. .
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # A Catequista 26-10-2016 21:29
Everton, seja bem-vindo ao blog! Temos muito apreço pelos irmãos não católicos que comentam aqui sem o espírito de nos atacar. A paz de Cristo!
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Roberto Duarte 25-10-2016 10:40
A Igreja não tem de mudar nada. Quem quer compartilhar bobagem vai compartilhar. Tem muito tempo para ver novelas e outras bobagens inúteis na TV, mas se aculturar que é bem . . . nada. Isso mostra que os evangélicos dizem que estudam tanto a bíblia, mas nem sabem o que quer dizer lucifer.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Alexandre 22-10-2016 18:07
Se o hino causa celeuma, pô meu caro ou minha cara, mudem o hino ou cantem outro... Dar pano para a manga é que não faz sentido, até porque, conforme o blog informa, o termo passou a significar algo indesejável, não é?
Responder | Responder com citação | Citar
+2 # Vanessa 14-09-2016 00:39
OI! SOu protestante e gostei da sua explicação e concordo com ela. Infelizmente há mais pessoas pra desinformar do que informar. As fontes estão escassas...vemos muita meninice e fanfarrice atualmente. Parabéns pelo artigo. So fiquei fiquei chocada com a forma de tratar o próximo. O jeito de falar implica em quem somos e o que temos no coração. Digo pelos comentários a respeito de nós...seu próximo. Que nos unamos no amor de Cristo onde Ele cresça sempre!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Wisglley Dougllas 13-07-2016 13:39
Existe também algumas referencias falando no caso mas não de se tratar dessa forma não. Ex : ISAIS 14-12....
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # GEISA MARIA MAGALHAES BARBOSA 11-07-2016 14:37
Gente, em primeiro lugar não foram só os protestantes, mas também católicos (essa notícia mesmo diz isso). Depois quem escreveu essa notícia aqui, também disse ter achado estranho, só depois entendendo a explicação. Nunca soube do uso de Lúcifer aplicado a Jesus. Mas pode estar certo. Entretanto, deve-se ter cuidado com as palavras usadas para Cristo, a fim de evitar ambiguidade nos dias de hoje. Usemos outras palavras, no caso bíblicas, para Cristo, pois há muitas.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Luiz Carlos Moreno 18-06-2016 15:23
O Ignorante não é o que não sabe e sim aquele que não quer aprender.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # VERA 12-06-2016 16:35
De acordo com São Jerônimo, Lúcifer era o nome do principal anjo caído, e seu nome em hebraico, helel, é derivado do verbo lamentar, pois ele lamenta a sua queda e a perda do seu brilho. Esta visão prevaleceu entre os Padres da Igreja, de forma que Lúcifer não fosse o nome próprio do diabo, mas apenas o seu estado anterior à queda.e diante da Bíblia, São Jerônimo não está errado, por que o nome dele antes de ser expulso segundo a Bíblia leve esse nome .Jesus Cristo, no livro de apocalipse (22:16) é representado como a "resplandescente estrela da manhã", o que é diferenciado quando o termo é usado separadamente "estrela da manhã" como "poder sobre nações".(Apocalipse 2:28 e 26) (Isaías 14:12)Creio que alguns e até mesmo os catolicos ficaram choacados pelo termo da própia palavra
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Thays 13-05-2016 23:27
Como cristã protestante também fiquei abismada com a materia. Mas quando fui procurar acabei me entristecendo muito com nós, cristãos protestantes por não procurar a verdade, acreditar em sites nada confiáveis e não ver se algo foi deturpado. Por isso que é fácil a manipulação das pessoas por muitos "pastores" (Em aspas mesmo porque de pastores não tem nada!). O povo perece por falta de conhecimento...
Responder | Responder com citação | Citar
0 # rick 11-05-2016 21:29
Na verdade a bíblia não fala o nome do tinhoso,os nomes dos anjos são títulos e terminam em "el" que refere a Deus assim Rafael é a "cura de Deus" por exemplo,já os demônios decaídos não tem mais este nome (a bíblia cita alguns demônios com nomes como Asmodeus que significa "aquele que mata") mas o tinhoso propriamente nunca recebe nome próprio(Satanas é hebraico e quer dizer "o inimigo")
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 11-05-2016 18:29
Daniel, aonde você viu uma estrela na letra I? A onde você viu escrito no trono do Papa a inscrição Vigaris Filis ? E que musica você escutou no ritual desta missa, se o que foi proclamado é o Exultet (Exulte), um dos hinos mais belos da Igreja que é proclamado na noite do Sábado Santo, no inicio da missa da Vigília da Páscoa. Tente entender melhor este hino, e verá que não há da, mas nada de errado nele, errado está é a cabeça desta gente que enxerga chifre em cabeça de cavalo e pelo em casca de ovo.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Daniel Adolfo 11-05-2016 16:44
Meu nobre catequista, Boa Tarde! Antes de começar, gostaria ade saber qual o simbolismo desta estrela na letra I ?? depois de toda esta explicação devo me calar, pois conheço muito pouco o latim, apenas aquilo que esta escrito no "TRONO" do papa, Vigaris Filis Dai ?!?! Vigario Filho de Deus, mas acho que foi uma tremenda mancada do dirigente da missa (não sei se chama assim) em colocar esta musica no ritual desta missa, pois se muitos dos catolicos estão espantados, é porque não é uma coisa muito comum de se ouvir numa missa, falharam e falharam feio, se antigamente tinha um sentido hoje não tem mais, se antigamente os alemaos colocavam o nome dos seus filhos de hitler hoje ja não colocam mais, pegou mal, muito mal, poderiam ter evitado todo esta falatorios...outro sim, não fomos nós que atribuimos o nome lucifir a satanas, mas sim o propio "santo" Jeronimo na tradução da vulgata em 4 DC e o Livro de Enoque, considerado apócrifo...
Responder | Responder com citação | Citar
-1 # Robson Sérgio do Sacramento 11-05-2016 15:11
Parabéns, Catequista! Sou estudante de Latim, há anos. Não há nada de elogiar o demônio nesse hino. Já fui protestante, e sei bem como boa parte dos seguidores daquelas seitas vive de caluniar a Santa Madre Igreja Católica. Pax et Bonum!
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Pr Célio Silva 11-05-2016 11:59
Meu amigo sou Pastor evangélico e no seminário tudo isso que você falou nós aprendemos e é a pura verdade. O que ocorre é que existem pessoas que querem se promover e são desinformadas de tudo, mas pensam que sabem dentro de sua arrogância e soberba. Não conhecem a bíblia e nem a História e veem tudo com os olhos da maledicência. São pessoas leigas e incultas. Concordo com você em grau e gênero. fica na paz!
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # A Catequista 11-05-2016 14:20
Fico contente em saber que há comunidades evangélicas sedentas de informação sólida, e não apegadas levianamente a calúnias. A Paz de Cristo!
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # andre 06-05-2016 11:27
voces dizem que lucifer(estrela da manha) esta se referindo a Jesus, mas na musica diz,o filho de lucifer,ou seja,jesus não é chamado de lucifer,e sim filho dele,logo essa estrela da manha não pode ser outra senão aquela que caiu do Céu,(satanas)
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 06-05-2016 14:43
Andre, você está enganado. Veja o texto em latim e, abaixo, a tradução do Missal de Portugal. Flammas eius lúcifer matutínus invéniat: ille, inquam, lúcifer, qui nescit occásum. Christus Fílius tuus, qui, regréssus ab ínferis, humáno géneri serénus illúxit, et vivit et regnat in sæcula sæculórum. Que ele brilhe ainda quando se levantar o astro da manhã, aquele astro que não tem ocaso, Jesus Cristo vosso Filho, que, ressuscitando de entre os mortos, iluminou o género humano com a sua luz e a sua paz e vive glorioso pelos séculos dos séculos.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Debora 06-05-2016 01:54
E Fora que o Papa disse que Jesus Cristo pecou! Coitado né, e vocês Católicos? não Vão fazer nada? Vão deixar um líder religioso Difamar Jesus dessa forma? pqp!
Responder | Responder com citação | Citar
-1 # A Catequista 06-05-2016 11:40
Debora, o Papa jamais disse tal blasfêmia. Se quiser, pode colocar aqui o link do site onde você leu essa calúnia, e vamos mostrar que não há fundamento.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Felipe 14-01-2016 10:48
Gostei da explicação. É uma pena que o texto vem repleto de ironia e ódio contra nosso irmãos. Lembre-se o que a Luz do Mundo falou: "Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem." Mateus 5:44.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Alex Hoffmann 15-01-2016 15:08
É mesmo? Então, antes de vir todo dodói aqui dar uma alfinetada, dá uma alfinetada nos vídeos dos ateuzoides que militam contra a Igreja Católica, nos vídeos do porta dos fundos, no site da globo, nos sites dos protestantes onde eles falam um montão de calúnias e mentiras sobre a Igreja Católica. Mas já vou te advertir, aguenta porque você será achincalhado mais que cachorro sarnento, receberá mais pancada que pneu em estrada de chão. Pano de chão e papel higiênico estará mais limpo depois de usado que você pela boca desta gente. Vai lá defender a fé com seu jeitinho meigo vai, no mínimo lhe chamarão de retardado mental.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 14-01-2016 21:32
Felipe você diz que o texto vem repleto de ironia e ódio contra nosso irmãos, pois bem, e o texto deles, dos protestantes em geral, quando atacam sem dó e nem piedade nossa fé católica, nos chamando de idolatras o tempo inteiro, o Papa de besta e a Igreja Católica de puta, o que você acha deste discursos dos protestantes contra nós, isto não é demonstração de ódio explicito?. Olha que o pessoal aqui do catequista só dá uma zoadinha e mais nada, agora com relação aos protestante conosco eles pegam pesado e tem católicos que ficam com mimimi, quando vêem outros católicos dando somente uma zoadinha com os protestantes, taxado esta zoadinha de manifestação de ódio, mas com relação a eles bombardearem nossa Igreja, a Igreja de CRISTO o tempo inteiro, há, isto não é nada, para que nós vamos se preocupar com isto né?. Deixem eles continuarem nos chamando de idolatras, deixem eles continuarem chamando o Papa de Besta, deixem eles chamando a Igreja Católica de puta, e nós que temos a Igreja como mãe, eles nos chamam de forma indireta de verdadeiros filhos da puta, deixem eles soltarem cobras e lagartos contra nós católicos, quem sabe eles não esteja certos?!.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 14-01-2016 18:24
Ódio??? Felipe, você está servindo como inocente útil da esquerda! É bom você se dar conta disso. A histeria politicamente correta promovida pela esquerda tornou o termo "ódio" absurdamente elástico. Assim, escrever um texto dando uma zoadinha em alguém - ainda que esse alguém mereça ter suas falsas ideias desmascaradas pela ridicularização - pode ser taxado como um ato de "ódio" tanto quanto espancar uma criatura com um porrete. Acusar quem expõe suas mazelas, mentiras e incoerências de "discurso de ódio" é uma tática usada exaustivamente pela esquerda para estigmatizar e calar a boca da oposição. Afinal, praticar o ódio é uma das coisas mais reprováveis que alguém pode fazer, e ninguém quer ser acusado disso, não é mesmo? Então, usa-se a falácia de acusar quem pensa diferente de promover o "ódio", e assim de desqualifica o oponente sem a necessidade de um debate sério, numa tacada só - ainda que seu argumento seja bem estruturado e lógico. Felipe, se curvar ao conceito manipulado de "ódio" plantado pela esquerda é colaborar (até mesmo, sem perceber) com uma verdadeira lavagem cerebral das massas. É fazer com que todas as pessoas que tem a coragem de questionar sem meias palavras o que está errado sejam transformadas no verdadeiro alvo de ódio e desprezo. É uma inversão cínica e sagaz: acusa-se o oponente de "discurso de ódio" justamente para torná-lo alvo do ódio geral. Afinal, que sentimento pode despertar um ser abjeto que supostamente propaga o "discurso de ódio"? Não será ele mesmo transformado em alvo de aversão e repulsa? Dessa forma, ninguém mais se preocupa em refletir se o que um texto diz é verdade ou não; mas sim se é fofinho, polido, ou se é "discurso de ódio". Não tenho ódio dos protestantes, porque não lhes desejo nenhum mal. Na verdade, desejo a eles o melhor: a salvação. Não alimento por eles nenhum rancor profundo ou duradouro, pelo contrário: tenho parentes protestantes, a quem amo e respeito muito. Estamos em tempos estranhos, Felipe… As pessoas parecem se preocupar mais com o modo com o qual se diz as coisas, do que se o que o outro está falando é verdadeiro ou falso. E assim perdemos objetividade, perdemos o foco no essencial. É o pensamento condicionado pela contra-informação de uma ideologia, e não mais pelo amor à verdade. Note que, dentro desse conceito estúpido e artificialmente amplo de de "ódio", não escapariam dessa pecha os profetas, os Apóstolos e até mesmo Jesus Cristo. Já falamos sobre isso nos posts abaixo: Porque Jesus não é o Profeta Gentileza http://ocatequista.com.br/archives/1937 São Paulo ensina: com amor, uma voadora no baço não dói http://ocatequista.com.br/archives/10979 Essa linguagem originada pela manipulação de palavras, alterando seu sentido para transformá-las de instrumento de controle de opiniões e doutrinação das massas, se chama NOVILÍNGUA. Procure se informar sobre isso, vale a pena. Leia as obras de Goerge Orweel - especialmente "1984" e "A Revolução dos bichos" - e Gramsci. O capeta usou a novilíngua com Adão e Eva no Édem: "pecarão por pretensão de autossuficiência" virou "terão os olhos de Deus". Depois, quando aplicou a mesma tática com Jesus no deserto, transformou "tentar Deus" em"confiar na divina Providência". Mas o Mestre não caiu no engodo! Nós da equipe do blog pensamos neste espaço como um local onde os católicos aflitos e acuados por todos os lados pudessem desabafar, e nada melhor do que desabafar com zoação. Costumamos dizer que isso aqui é como um papo de boteco! :-) Então, além de abordar os temas teologicamente, nossos posts funcionam como um alívio cômico para o drama que os católicos vivem em seu dia a dia: são achacados na escola, na universidade e no trabalho por ateus e protestantes malas (certamente, nem todos os ateus e protestantes são malas). É isso. Gostamos de responder aos ataques alheios à nossa fé com humor e, sim, com insolência! Sobre a nossa forma de abordagem, já falamos sobre isso neste post: Católicos brutos também amam http://ocatequista.com.br/archives/3609 Contra aqueles que atacam injustamente a fé católica, reagimos no campo intelectual: respondemos de modo firme e sem frescuras politicamente corretas. Todos nós da equipe do blog temos amigos e parentes protestantes. Não temos motivo algum para incitar a hostilidade contra aqueles que amamos. Mas não temos problema algum de nos referir de forma insolente àqueles protestantes que vivem a difamar aquilo que mais prezamos – a nossa fé.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Denis 18-11-2015 12:43
Olha, sou formado em Latim e essa informação está CORRETÍSSIMA! Sempre soube disso, mesmo antes de estudar Latim e confirmei depois de fazê-lo. EU ouvia uma música em Latim na adolescência (Voxifera - Era), linda música que dizia "amo lucifer undo", procurei saber se aquilo era algo ruim, e logo um padre vizinho da minha família me ensinou que Lúcifer que dizer "O portador da luz", "o que carrega a luz"... Podem confiar :)
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Edinildo 24-10-2015 00:06
Queridos, considerando que houve um grande equívoco da parte de alguns irmãos na divulgação e comentário do vídeo em questão, quero comentar: nós cristãos evangélicos não odiamos os católicos como alguns pensam; pelo contrário, os amamos. Por isso ensistimos em pregar a Verdade da Bíblia. E, eu quero facer em um desafio para quem quiser, é claro; Leia a Bíblia toda, de Gênesis à Apocalipse,sem a interferência de Ninguém, pois eu duvido que você seja a mesma pessoa depois de tal façanha. Faça isso e verá quanta bênção virá sobre a sua vida. Obrigado pela atenção. Deus os abençôe poderosamente.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 24-10-2015 15:49
Que bom que você, ao menos, reconhece que o que espalharam sobre o nosso Papa, em relação a esse hino, é calúnia. Quanto ao conselho que nos deu, faço o mesmo a você: leia a Bíblia toda, de Gênesis à Apocalipse, sem a interferência de Ninguém. Leia, e depois me diga se há alguma passagem que afirme que só as Escrituras são fonte de Revelação. Leia também a parte em que São Paulo diz que a Bíblia E - ATENÇÃO, E - a Tradição são fonte de revelação: http://ocatequista.com.br/archives/15194 Deus te abençoe também!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Alexandre 04-10-2015 01:38
Quando vi o vídeo que supostamente exaltava o sujo imundo, desconfiei que deveria ter algum mal entendido. Procurei na rede alguma explicação e encontrei este artigo esclarecedor que confirma o mal entendido. Parabéns.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Vinicius 02-08-2015 00:41
Só tenho uma coisa a dizer sobre o vídeo: é tão ridículo que chega a ser engraçado. Eu morri de rir com toda a produção e as frases escritas. Com o perdão pela acidez, isso só podia ser coisa de seita que não tem uma Cabeça, um Guia, uma Unidade e uma História! Fazer intrigas por problemas de tradução? Sei que jamais a Igreja Católica desceria a tanto, pois estamos firmados da Rocha.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Filipe 22-11-2014 10:22
Pouts na verdade nem sei o que dizer, sou protestante, admirador de música e achei uma escrotisse o que falaram sobre essa tal "invocação do mal", Não entendo por que as pessoas resolvem falar, ou no caso escrever, sem ao menos pesquisar sobre, ignorância é a alma do negócio pelo jeito.Ainda digo mais, enquanto houver essa guerrinha de religiões a Verdade da Palavra não será disseminada por completo.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Fabricio 19-10-2014 18:02
Pela ignorância do povo, eu acho valido mudar essa palavra "lucifer" por outra.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Douglas de Paula 30-09-2014 23:08
Olá, sou protestante e quero dizer que seu artigo é bem esclarecedor e interessante ! Uma parte dos protestantes realmente são ávidos em disseminar informações totalmente sem base, sem profundidade. Vejo também várias pessoas de todas religiões se equivocarem ao propagar muitas vezes injúrias desrespeitosas. Pela graça do Senhor tenho aprendido a ter cautela quando vejo esse tipo de vídeo ou foto, enfim. Desejo que sejamos mais tolerantes entre denominações, entre povos, entre ideologias pois acho inútil perdermos tempo com tais equívocos enquanto o evangelho precisa ser propagado pelo mundo afora! A palavra sagrada nos ensina algo: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor. Efésios 5:1-2 Se Jesus estivesse entre nós fisicamente, o que ele faria? Fiquem na Paz no Senhor!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Edna Cristina de jesus 11-09-2014 02:30
Sou católica mas em partes concordo com os evangélicos,se lúcifer não é diabo,então porque a igreja nos deixou acreditar que lúcifer era o demônio? Se em isaías 14:12 fala do rei da Babilônia,porque em Ezequiel 28:13 diz:"Tu estavas no Éden,no jardim de Deus"a igreja diz que essa passagem se refere a lúcifer que esteve lá.Mas se ler o texto todo verá que não se trata de diabo,mas sobre o rei de tiro.Vejam este video:LÚCIFER NÃO É O NOME DO DIABO!dá pra ficar confuso mesmo.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 11-09-2014 08:30
Edna, se você é católica, em partes antes de concordar com os evangélicos, questione primeiro os católicos, católicos tem que ouvir católicos e não que não gosta da Igreja Católica, esta história de dizer que é católica mas concorda com evangélicos, me cheira que esta com um pé já na seitas protestantes, então, se descida minha filha, porque ficar com dois pés em dois barcos, é capaz de acontecer dos dois barcos se afastarem e você dar com os burros na água. Com relação aos textos mencionados acima você já ouviu dizer que em certos textos bíblicos poderá haver uma dupla interpretação e ambas estão corretas? tendo sempre a primeira alternativa, como amplamente correta, exemplo: Ap. 12 por exemplo, quem é a Mulher vestida de Sol tendo a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça?, é Maria?, é a Igreja?, ou ambas?, ou nenhuma das duas?, a resposta é: Maria e a Igreja, ambas estão representadas nesta mulher, porém, me primeiro lugar, tenho que para mim seja Maria e depois a Igreja, mas detalhes não entrarei aqui, mas isto só para dar o exemplo diante das citações que você retirou das Sagradas Escrituras. Me parece que o primeiro a interpretar que Lucifer citados nos escritos sagrados era o diabo, foi Santos Agostinho, porém, voltando ao exemplo acima, é evidente que em primeiro lugar, as passagens de Isaías se refere aos rei da Babilônia e Ezequiel ao rei de Tiro, e em segundo lugar, pode-se também aplicar estas passagens ao diabo, portanto ambas as interpretações estão corretas, porém, a primeira esta mais próxima da verdadeira interpretação do que da segunda, mas ambas, são verdadeiramente válidas. Quem tiver objeções a este meu comentário, por favor, esteja a vontade de informar, para maiores esclarecimentos. Obrigado.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Edna Cristina de jesus 30-08-2014 23:40
E sobre um tal telescópio no vaticano chamado lúcifer.Eles dizem que é dedicado ao diabo
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Jonatan Rocha do Nascimento 11-03-2014 14:05
Caríssimo, creio que o artigo precise de uma correção, não se trata do Ofício de Trevas, mas sim da Vigília Pascal no Exultet ou Precônio/Pregão/Anúncio da Pascal.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 11-03-2014 14:15
Sim, vou corrigir! Obrigada!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Paulo Izidoro 01-03-2014 10:59
Bem se nota o crédito que merecem essas seitas. Mas eu já ouvi coisa pior. Por exemplo, alguns protestantes(coitados!) dizem que os sacerdotes que mataram Jesus eram os padre católicos! Que aberração histórica! Enquanto isso, David Miranda é chamado por alguns fanáticos de "segundo Moisés", profeta, missionário e tudo mais. Aliás, seria interessante que fosse escrito um post aqui sobre esses fundadores de igrejolas, porque seus seguidores negam-se a honrar o legítimo sucessor de Pedro, mas glorificam e acreditam cegamente em homens que são lobos em pele de cordeiro. Falo isso, porque esses dias, um amigo, que crê firmemente em David Miranda, me mostrou um folhetim comemorativo dos 50 anos da “Deus é Amor”, onde se diz lá coisas absurdas. Um testemunho de do fundador da seita, mais parece conto de ficção científica.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Pedro Floriano Flávio 22-02-2014 23:06
Amo este site,quando estava ativo no facebook era membro do grupo da Escolástica da Depressão,mas olha eu fico cada vez mais apaixonado pela nossa Santa Igreja e cada vez mais constatamos a promessa feita pelo Nosso Senhor que as portas do inferno jamais se prevalecerão contra ela,os hereges tentam a todo custo denigrir a imagem da Santa Igreja mas não conseguem,eles não dão conta nem de escrever direito imagina-se lá entender de LATIM uma língua tão complexa e maravilhosa,eles só interpretam aquilo que lhes convêm e o pior interpretam errado (kkkkkkkkkkkkk),mas o artigo é excelente e que a Virgem Maria continue sempre intercedendo por todos nós... Pax Vobiscum!!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 23-02-2014 13:10
Obrigada pela força, Pedro! A Paz do Senhor!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Jotacê 20-02-2014 16:46
Excelente artigo! E, como sempre, os "protestas" mantém sua "tradição" toda particular, de propagar m*** desde 1517...
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Elias Antonio Albuquerque 20-02-2014 15:57
Para mim foi bom saber de tudo isso.Pois até então só sabia que Lucifer era um anjo de luz.Obrigado
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Dayvid 19-02-2014 17:16
Concordo plenamente que o vídeo fez uma acusação equivocada. Só uma errata: é sim canto gregoriano, e não é um hino, é o prefácio cantado logo após o Exultet, na Vigília Pascal, e não no ofício de Trevas do Sábado Santo. Mas, de qualquer forma, parabéns por nos presentear com um texto tão esclarecedor de William Botazzini.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Andreia Mello 18-02-2014 21:17
Olá, parabéns pelo artigo e por todas as matérias esclarecedoras que publicam. Gostaria de saber quando os teólogos começaram a relacionar Lucifer a Satanás? Desde já agradeço
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Luciana Dias 18-02-2014 20:46
Com sempre... mais um post para esclarecer os católicos desenformados. Eu tenho uma dúvida: porque os protestante chamam a Igreja Católica da "A BABILÔNIA"? Um grande abraço a todos!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 18-02-2014 21:02
Chamam de Babilônia por causa de uma interpretação muito louca que eles fazem do Apocalipse. Já explicamos isso no Catecast sobre o Apocalipse: http://ocatequista.com.br/archives/9666
Responder | Responder com citação | Citar
0 # cicero lima 18-02-2014 18:49
Gosto muito desse site.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Bruno Cruz 18-02-2014 18:11
Bruxa do 71 curtiu esta matéria xD
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Junior 18-02-2014 17:25
Boa tarde! O post é excelente e muito esclarecedor. Gostaria de aproveitar a oportunidade para sugerir um post que abordasse o tema "formação católica": hoje, muitos não sabem quais fontes devem consultar, carecendo de formação e INformação; que tal O Catequista dedicar um post a este tema? Sabe, sugerir livros, sites, etc? Com problemas como o relativismo, "teologia da fofura", TL, Protestantismo e demais fantasmas que vez ou outra surgem para atormentar a Igreja, seria uma ótima oportunidade para conhecermos as melhores e mais seguras fontes dos ensinamentos da Igreja. Fiquem na santa paz de Deus!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Eduardo 18-02-2014 16:03
Então chamar o coisa ruim de Lúcifer é elogio. Porque ele só traz trevas
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 18-02-2014 16:09
Sim. Mas a questão é que, antes de ser um anjo decaído, ele era um anjo de luz. Então, para o seu estado original, o nome é apropriado.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Nancy Sotero 18-02-2014 15:45
Já peguei altas brigas numa página de ateuzinhos que insistia que a Igreja tinha canonizado o capeta '-' Mas, pra quem quer apenas ofender, não adianta mostrar as evidências, os fatos, as provas, os textos em latim, os estudos linguísticos e teológicos que eles ainda vão se basear na sua própria ignorância. E enquanto houverem trouxas pra acreditar em suas mentiras, eles agirão de má fé.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 18-02-2014 16:47
Nancy, sobre São Lúcifer de Cagliari, postamos hoje uma imagem explicativa no Facebook: https://www.facebook.com/ocatequista/photos/a.365256043494593.88955.243880102298855/697571100263084/?type=1&theater Mas... quem não quer entender não entende, né? rsrs. Realmente, é muita má fé.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # AFONSO FERREIRA 18-02-2014 14:48
Eu acho que a maioria dos lideres protestantes não trabalha para o BEM (Deus) por ficam perseguindo o seu próprio irmão, enquanto que o inimigo (a corrupção, igrejas-entidades falsas pedindo dízimos e vendendo e enganando inocentes, os políticos e os governos do mal) está aí todos os dias tentando levar a humanidade ao abismo!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # rondonerondon 18-02-2014 14:44
os estudiosos e principalmente pastores , passam a vida inteira tentando decifrar misterios da biblia , mais preocupados em decorar a biblia , do que aceitar as tarefas que DEUS nos da.....nunca vao fazer a vontade de DEUS....seja fiel a DEUS amai-vos uns aos outros , ajude quem precisa lute por justiça.........que misterio tem ??????
Responder | Responder com citação | Citar
0 # André Lira 18-02-2014 13:38
kkk eu acho é graça!!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # ADEMIR MARTINS DE SOUZA 18-02-2014 13:34
Parabéns pelo artigo, sou Católico e fico muito feliz e estou sempre aprendendo com o site o catequista e outros sites Católicos que estão sempre nos esclarecendo e calando a boca de pessoas ignorantes que não tem história e não conhecem as línguas antigas dos primórdios das humanidade e do cristianismo. É o mesmo que atribuir o nome Paraclito a jesus.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # AFONSO FERREIRA 18-02-2014 13:19
O perdedor que está trancado na escuridão, já NÃO é mais digno do Título Lúcifer, uma vez quem o deu a ele esse nome foi o Próprio Criador de Tudo que existiu, que existe, do que existirá! Pois Deus o tirou tal título e não possui mais nenhum, por isso que ele tem vários nomes que ele (perdedor) mesmo o colocou para enganar o homem e se vingar de Deus e dos Céus!! Eu acho que a maioria dos lideres protestantes não trabalha para o BEM (Deus) por ficam perseguindo o seu próprio irmão, enquanto que o inimigo (a corrupção, igrejas-entidades falsas pedindo dízimos e vendendo e enganando inocentes, os políticos e os governos do mal) está aí todos os dias tentando levar a humanidade ao abismo!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Jorge Deichmann 18-02-2014 12:42
Também há que se acrescentar que a palavra lúcifer descreve o anjo rebelde em seu estado ANTES da queda, como anjo de luz, algo que ele era mas que deixou de ser. Na verdade parece que este termo tornou-se totalmente inapropriado ao próprio diabo, pois não corresponde à sua faina pós queda, que é ser portador das trevas. Abraço.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Marcelo RN 18-02-2014 11:32
Seria cômico, se não fosse trágico tanta besteira que esses filhos da divisão "despejam" contra a Igreja e o pior é que iludem muita gente de boa fé. Aff. Chega a ser irritante. Tem um certo "ministério apologético" que todo dia publica ataques contra a Igreja Católica, mas os "pastores" são de uma argumentação paupérrima. Aliás, classificam a Igreja como "seita", é mole? Eu me divirto refutando as besteiras que falam (e olha que nem sou um estudioso profundo). Fico indignado com a má-fé que muitos pseudo-pastores têm com a Igreja. Estão mais preocupados em atacar que compreender. Como se diz: "Só Jesus na causa". Abração, galera. Rumo ao Top Blog.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Lucas Lourenço 18-02-2014 11:30
Apenas uma curiosidade: ainda hoje, em neerladês, "lucifer" é a palavra para palito de fósforo justamente dessa raiz "que traz a luz"; em Flandres e nos Países Baixos, parece que ninguém fica chocado ao ver a palavra 'lucifer' num hino em latim...
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 18-02-2014 11:37
Obrigada por trazer aqui essa informação interessante, Lucas!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Marcelo José dos Anjos 18-02-2014 11:16
Não deve ser retirado MEEEEESMO. Mas sabe o que é mais triste do que ver toda essa confusão causada por gente desinformada? É perceber que onde moro não tem nenhuma Missa com estes cantos em latim nem nada do tipo. Deve ser muito lindo.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Bruno Cruz 18-02-2014 18:13
Marcelo, aqui em Arapongas tem Missa Tridentina em Latim todo mês lá na paróquia Santa Rita.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Marcelo José dos Anjos 18-02-2014 18:17
Que? E você não fala nada! Hehehehe. E quando vai ter a próxima?
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Bruno Cruz 18-02-2014 18:46
Você nunca perguntou xD É todo segundo sábado do mês, às 16h. A próxima vai ser dia 8 de março.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Marcelo José dos Anjos 18-02-2014 18:52
Hahahahahahaha. Tem toda razão. Agora eu não posso dizer que não sabia. Estarei lá sem dúvida! E não tenho palavras para agradecer. Hehehehe.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Edilson 18-02-2014 17:46
Concordo, Marcelo. Nem as orações básicas em latim (Pai Nosso, Ave Maria) nos ensinam. Isso porque o CVII diz que o latim deve ser promovido...
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Marcelo José dos Anjos 18-02-2014 18:03
Latim é tão bonito! Eu gostaria de aprender. E sabe o que eu fiz? Scannei uma apostila xerocada de um amigo meu que esteve dois anos no seminário. Só que não sei onde salvei os arquivos. Hehehehe. Mas dá pra aprender alguma coisa sim. Só que o mais interessante seria aprender e utilizar na Santa Missa. Seria lindo.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Christiane 18-02-2014 18:32
Marcelo, olha o que eu achei no blog Tu Es Petrus: Se você está interessado em estudar Latim, contacte-me em As aulas podem ser dadas presencialmente ou por skype. Também ensino os seguintes idiomas: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, grego (bíblico) e hebraico (bíblico). Estes dois últimos apenas estão disponíveis no modo presencial. Acesse: http://colloquiumoficinadeidiomas.blogspot.com.br/
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Filipe 18-02-2014 11:09
Qual é o nome do Hino?
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sávio Breno 18-02-2014 12:00
O hino é o precônio pascal ou "Exsultet", cantado no início da celebração da Solene Vigília Pascal. O trecho em questão é o finzinho do hino, que diz: "Flammas eius lucifer matutinus inveniat: Ille, inquam, lucifer, qui nescit occasum: Christus Filius tuus, qui, regressus ab inferis, humano generi serenus illuxit, et tecum vivit et regnat in saecula saeculorum." Traduzindo mais ou menos seria: "Que o luzeiro (lúcifer) matinal possa encontrá-lo ainda ardendo (refere-se aqui ao Círio Pascal), ele, luminar (lúcifer) que não tem ocaso: Cristo, vosso Filho, que retornando dos infernos (infernoS, no plural, é a tal "mansão dos mortos" que nós falamos no credo), brilha sereno para todo o gênero humano, e convosco vive e reina pelos séculos dos séculos"
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Gêneto eugenio 18-02-2014 16:06
O trecho selecionado por eles no vídeo começa exatamente citando o pecado de adão "O certe necessárium Adae peccátum," muito providencial a meu ver pois ilustra o que sabem fazer com maestria, não entender contexto algum de nada, ficam sempre a margem da Verdade.No vídeo postam já uma frase para ir direto ao que interessa(a eles) e não veem a beleza de 10 minutos de pura poesia(versão original). Rezemos para que um dia saiam da cegueira e preguiça e busquem com toda a energia ver a Luz..."Huius ígitur sanctificátio noctis fugat scélera, culpas lavat:et reddit innocéntiam lapsis , et maestis laetítiam,ódia, concórdiam parat..."
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Marcelo José dos Anjos 18-02-2014 10:44
Mas hein? Dessa eu não sabia. Realmente é estranho chamar Jesus de lúcifer, mas se o significado é este, então não é errado. Mas que é estranho é estranho. E convenhamos: com tantas outras formas de se referir ao Senhor, não há necessidade de nós começarmos a usar lúcifer agora que sabemos da verdade, não é?
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Nelson 06-05-2016 15:10
Também não precisamos chamar o diabo de lúcifer.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Lauri 11-05-2016 10:41
Concordo com Nelson, se alguém não deve ser chamado de Lúcifer esse alguém seria o demônio. O significado de Lúcifer é puro e excelso demais para chamarmos o capeta por esse nome. Ah! E esse salmo é lindo. Bjs
Responder | Responder com citação | Citar
0 # alves 18-02-2014 11:57
em apo 22,16 Jesus e comparado a estrela da manha.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 18-02-2014 10:53
Marcelo, Esse hino é recitado na Igreja há séculos, ano após ano, sem interrupção, e nem por isso nós vemos o povo chamando Jesus de lúcifer. Essa rejeição ao termo é muito justa, já que, com o tempo, a palavra passou a ser associada ao demo. Mas que fique claro: quando o hino surgiu, não havia ainda a associação do termo "lúcifer" ao capeta. Por isso, não era nada estranho, era belo. Depois é que passou a ser estranho, mas nem por isso deve ser retirado da liturgia.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Christiane 18-02-2014 10:03
Excelente artigo! Além de elucidar uma dúvida para quem não entende tchongas de latim, me fez morrer de rir com o tom do texto e com a ilustração final, parabéns, como sempre!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sdnei 18-02-2014 09:30
Até mesmo a passagem de Isaías 14 quando se menciona Lúcifer nem é do tinhoso que se fala aí, mas, se não me engano, do Rei da Babilônia, portanto, nem aí cabe falar do coisa ruim. Os protestantes chupetas com suas interpretações estúpidas que vão catar coquinho que eu estou farto das balelas destes caras, e ainda tem estúpido que vão atrás deles, o cambada de gente sem noção.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Rodrigo 18-02-2014 02:41
Cada coisa que protestante fala... O Catequista poderia criar uma série chamada "TOP Protestantiçe (Ôh Ghröriáàs !!)", onde estivesse várias bizarrices protestantes.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # edileusa pereira dos 19-06-2017 17:28
Esse tipo de ensinamento é ridículo! me desculpem,mas chamar Jesus de Lúcifer nos dias de hoje, sabendo do tom pejorativo que essa palavra traz é no mínimo irresponsável.

Eu sempre soube que Lúcifer se traduzido significa anjo de luz.Todavia após a queda desse anjo, essa palavra soa desagradável aos nossos ouvidos. Então é uma afronta cantar essa música e ainda atribuir esse nome ao meu Deus.! E para os desavisados, Jesus não é anjo de Luz, ELE é DEUS. ELE não é portador da luz, ele é a própria LUZ.
Responder | Responder com citação | Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidade
Publicidade