Publicidade
Sexta, 13 Setembro 2013 01:07

Ajoelhar diante do Papa é “adorar”?

Postado por

Durante a JMJ 2013, milhares de pessoas – católicas ou não – se comoveram com o encontro do mitológico ex-jogador de basquete Oscar Schmidt com o Papa Francisco. Isso aconteceu durante a solenidade em que o Papa abençoou as bandeiras olímpica e paralímpica dos jogos de 2016.

 “O Papa pra mim é a pessoa mais importante do planeta. Eu sou muito católico e ele é a conexão direta com Nosso Senhor. Ser convidado para estar pertinho dele já dá arrepios. Eu sequer pensei no meu tumor. Eu não sei porque as pessoas não se ajoelham quando ele passa”.

- Oscar Schmidt. Fonte: Zenit

Falou bonito, gigante!

Porém, alguns evangélicos resolveram criticá-lo, taxando-o de idólatra nas redes sociais e blogs. Segundo eles, ajoelhar diante de alguém é a mesma coisa que lhe prestar adoração.

Ô, irmãos, vocês se esqueceram de acusar o Oscar do pior pecado: ser católico! Afinal, o certo é seguir uma das centenas de seitas diferentes fundadas após a “reforma” do Lulu suicida (também conhecido como Lutero). Aham...

Os protestantes alegam que ajoelhar-se diante do Papa é anti-bíblico e que, se Francisco fosse mesmo o sucessor de Pedro, deveria ter rejeitado esse tipo de reverência, conforme está nos Atos dos Apóstolos:

“Quando Pedro estava para entrar, Cornélio saiu-lhe ao encontro, caiu a seus pés e ajoelhou-se diante dele. Mas Pedro levantou-o, dizendo: ‘Levanta-te. Eu também sou apenas um homem’.”

- Atos 10,25-26

Essa passagem prova que não podemos nos ajoelhar diante do Papa? Não! Havia um motivo especial para Pedro ter agido assim: Cornélio era um pagão recém-convertido, chefe militar romano. Podemos facilmente imaginar que vivera longos anos na idolatria, o que provavelmente incluía a adoração ao Imperador. Então, era importante deixar claro para Cornélio que, no cristianismo, não há adoração a pessoas.

Essa tendência dos pagãos a divinizar pessoas foi testemunhada na Bíblia: ao verem Paulo fazer um paralítico andar, os pagãos se empolgaram e pensaram que ele era a encarnação do deus Mercúrio e que Barnabé era Júpiter (imaginem a cena hilária). Com muito custo os dois impediram a galera de lhes oferecer um boi em sacrifício. Então, conhecendo os fatores culturais da época, percebemos que o zelo de Pedro em relação ao pagão Cornélio era justificado.

Outra passagem citada pelos protestantes para nos censurar, nesse sentido, é aquela que fala de João diante do Anjo que lhe dá as visões:

“Eu caí de joelhos para adorar o Anjo, mas ele disse-me: ‘Não! Não faças isso! Eu sou um servo como tu e como os teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus. É a Deus que deves adorar!’”

- Apocalipse 19,10

Reparem que João disse que se ajoelhou para ADORAR o anjo, o que obviamente não é admitido. Então, o problema não é ajoelhar diante de uma pessoa, mas adorá-la. Acaso quando um filho se ajoelha diante de seu pai ou de sua mãe ele está lhes adorando como deuses? E quando um homem se ajoelha diante de sua noiva para pedi-la em casamento, ele está pecando por idolatria?

 É óbvio que nem todo ajoelhar-se é adoração, assim como...

...nem todo soco é agressão (no caso de um treino de boxe);

...nem todo beijo é afeto (no caso de da traição de Judas).

O mais engraçado é que, pra muitos evangélicos, ajoelhar diante do legítimo sucessor de Pedro num póooooodi, mas fazer o mesmo diante da "Arca da Aliança" fake póoooodi. Vai entender Lulu suicida e seus luluzinhos!

Isso NÃO PÓDI, varão e varoa:

ajoelhar_papa

Isso PÓDI, varão e varoa:

arca_alianca

Podemos citar numerosas passagens na Bíblia mostrando que pessoas justas – profetas, santos homens e mulheres – ajoelharam-se diante de outras pessoas. E em nenhuma dessas passagens há a menor menção de censura por isso.

  • Gênesis 33,1-3 – Jacó se prostrou sete vezes seguidas diante de seu irmão Esaú.
  • Rute 2,10 – Rute prostrou-se diante de Booz, o dono do campo onde colhia espigas.
  • I Samuel 24,9 – Davi prostrou-se diante de Saul.
  • I Reis 1,23 – o profeta Natã prostrou-se com o rosto por terra diante do rei Davi.
  • II Reis 4,37 – agradecida por ter ressuscitado seu filho, a mulher se prostrou aos pés de Eliseu.
  • II Reis 2,14-15 – os 50 profetas se prostram diante do profeta Eliseu.

Como vemos, as acusações de idolatria dirigidas ao Oscar não têm qualquer fundamento bíblico. Quem quiser, pode se ajoelhar sim diante do Papa, mas ninguém é obrigado. O Papa bem sabe que recebe essa reverência por aquilo que representa – a doce presença de Cristo na terra – e não pela sua própria pessoa. Trata-se de um ato de veneração, e não de adoração.

Ao grande Oscar, desejamos saúde, pro corpo e pra alma!

2380 Quarta, 13 Setembro 2017 18:03

Comentários   

0 # Mário 19-08-2014 16:17
Protestantismo: CEGO GUIANDO CEGOS!!!!!!
Responder | Responder com citação | Citar
+2 # leonard 19-06-2014 12:16
Só tenho um comentário e um apontamento a fazer quanto aos seus posts. É fácil perceber seu profundo conhecimento histórico/teológico da Bíblia Sagrada e suas mensagens, mas toda vez que faz uma crítica com piadas, palavras de duplo sentido, e réplicas pejorativas se rebaixa ao nível de quem critica lhes dando força e presença. Sua capacidade de rebater argumentos infundados ajuda a fortalecer a fé católica, porém, vou te aconselhar como minha mãe sempre o faz a mim: "Quando vem uma pessoa dona da verdade tentar me convencer a contragosto de qualquer coisa, fico calada, deixo a ignorância falar porque ele acaba sendo mais ignorante que eu. O sábio cala quando um ignóbil fala, mas não me considero mais sábia que ele." se se acham sábios, donos da razão, não os julgueis, que falem com o seu silêncio e dele recebam resposta.
Responder | Responder com citação | Citar
-1 # A Catequista 19-06-2014 15:20
Leonard, obrigada por suas palavras! Bem, nós da equipe do blog pensamos neste espaço como um local onde os católicos aflitos e acuados por todos os lados pudessem desabafar, e nada melhor do que desabafar com zoação. Costumamos dizer que isso aqui é como um papo de boteco! :-) Então, além de abordar os temas teologicamente, nossos posts funcionam como um alívio cômico para o drama que os católicos vivem em seu dia a dia: são achacados na escola, na universidade e no trabalho por ateus e protestantes malas (certamente, nem todos os ateus e protestantes são malas). É isso. Gostamos de responder aos ataques alheios à nossa fé com humor e, sim, com insolência! Sobre a nossa forma de abordagem, já falamos sobre isso nestes posts: Católicos brutos também amam http://ocatequista.com.br/archives/3609 São Paulo ensina: com amor, uma voadora no baço não dói http://ocatequista.com.br/archives/10979
Responder | Responder com citação | Citar
+2 # Daniel 25-04-2014 20:13
E os soldados romanos que se ajoelharam diante de Jesus para dele zombar? Será que o estavam adorando? Tive a graça de levar o ofertório na missa de envio da jmj, junto com minha esposa e meus filhos. Fizemos questão de ajoelhar diante do santo padre e sentir sua mão sobre nossas cabeças foi maravilhoso!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Iury Sales 15-04-2014 09:20
Sou católico apostólico romano praticante mas que seja feita justiça o Lulu suicida, como disseram, não teve sua morte confirmada em suicídio, (a não ser que vcs saibam disso e haja algum artigo com isso, vou adorar le-lo) seu "diagnóstico" foi de apoplexia outro por angina pulmonar. Mas por favor, se estiver errado, me informem, vou gostar muito de ler o artigo sobre a morte dele. Iury Sales
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Gilda 15-02-2014 00:20
Os seguidores do protestantismo não entendem porque estas passagens foram arrancadas da bíblia que eles usam, coitados são uns ignorantes.São igual papagaios repetem o que falam pra eles.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Juliano A.R.P 14-11-2013 11:15
kkkk.... Reforma do "lulu"... essa eu ainda não tinha escutado!!! Boa
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Leniéverson Azeredo 17-09-2013 10:40
Bom Dia, acho que a grande questão é que o Oscar é uma pessoa famosa, de fato foi um grande jogador de basquete e tal, mas a questão é: onde está escrito que não podemos ou não se pode criticá-lo por ter falado mal de Bento XVI ou de suas práticas espiritualizadas? Todo mundo pode dizer que é católico ou muito católico, mas é muito fácil saber se a pessoa é católica convicta e fiel de fato, vamos analisar a luz dos artigos 836, 837 e 838 do catecismo da Igreja Católica. Afinal, não basta se ajoelhar para um Papa para mostrar certa catolicidade, há outras coisas em jogo. Eu sei que o foco é a questão da suposta idolatria ao Papa e, muitos protestantes ficam indignados, mas na minha opinião, não dá para discutir isso, sem fazer outros apontamentos. Quanto ao Oscar, se fosse um cidadão comum, não haveria esse politicamente correto.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Jotacê 17-09-2013 12:02
De minha parte, concordo com você no sentido de que alguns dos atos do Oscar são plenamente passíveis de críticas. O que eu pessoalmente não concordo nem concordarei - no caso dos protestantes que o acusaram de idolatria, e de alguns católicos que o acusaram de se utilizar de prática de espiritismo - é em descer o porrete sem levar em conta que devemos orar por uma pessoa que está sofrendo de uma doença grave, delicadíssima. Isso é falta de caridade.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 17-09-2013 22:19
Quanto aos protestantes chupetas que não distingue em um ato o que é adorar e o que é reverenciar alguém, estes nós deixamos para lá, pois já demos nossas opiniões, quanto ao Oscar buscar práticas nada cristãs para curar-se de sua doença, é claro que devemos ter compaixão dele, pois diante de uma doença que poderá levá-lo para sepultura, não só ele como qualquer um, que comete esta besteira, tudo isto por causa do medo da morte e do sofrimento, mas devemos perguntar, porque ele fez isto?, por medo?, por falta de fé?, por falta de orientação religiosa, de alguém que dissesse que isto é pecado contra o 1º mandamento?. Se fosse só ele que cometesse tais atos, mas alguém se lembra do jogador de futebol que também teve um encontro com o Beato Papa João Paulo II e anos depois foi flagrado em um motel com travestis, pois é, pessoas públicas deveriam ter o dobro de responsabilidade quando tem encontros e bênçãos com pessoas religiosas como o Papa, pois eles nos servem de exemplos a serem seguidos, querem para o bem querem para o mau, e aí se alguém que viu o Oscar recebendo uma bênção do Papa e depois foi fazer uma operação espírita, poderão indagar: "se o Oscar que recebeu a bênção do Papa e foi se submeter a uma operação espírita e a Igreja não disse nada, então nós também podemos, pois a Igreja não somente disse nada como também aprova", e se dissermos para este pessoal que não pode, aí são capazes de acusar a Igreja faz acepção de pessoas, só porque o Oscar foi um grande atleta um dos maiores cestinhas do basquete brasileiro, ele pode receber a bênção do Papa e ir submeter a uma operação espírita, mas como nós somos um zé ninguém, aí não pode, isto tudo para demonstrar quanta confusão poderá surgir na cabeça de todo mundo. E se vocês pensam que é somente o Oscar que faz isto, de dizer que é católico e segue algo como o espiritismo, estejam muito enganado, isto infelizmente é uma prática corrente entre os quase 64% de católicos brasileiros. Vou contar um exemplo que ocorre na minha própria família, minha madrinha de batismo, neste ano no dia 02/02 data esta que para nós católicos é a festa da Apresentação do Senhor no templo, e também festa de Nossa Senhora da Luz e dos Navegantes, o pessoal do candomblé festeja também nesta data Iemanjá, pois bem, nesta data minha madrinha estava nos visitando aqui em casa, e quando passou no jornal nacional da globo os festejos de Iemanjá, minha madrinha alegremente disse que tinha esquecido que aquele dia era o dia da madrinha dela, Iemanjá. Quase que engasgo com o pedaço de pão que estava mastigando em minha boca, eu não estava acreditando no que estava ouvindo, logo minha madrinha que alguns meses atrás quando visitamos Aparecida do Norte ela ajudou a levar a imagem de Nossa Senhora Aparecida para o altar no final da missa, acreditar em um "divindade" adorada por seguidores de outra religião, me deixou tão indignado que fui até rude com minha madrinha explicando que não tem nada haver iemanjá com Nossa Senhora e que não devemos de modo algum seguir algo que esta frontalmente contra nossa fé, este relato trago aqui para demonstrar o quando nosso povo católico esta afundado na ignorância religiosa, vivem em devocionismo de todo tipo mas não sabem de nada do que cremos, por isto, é urgente que nós que sabemos um pouco de nossa fé, passemos a orientar melhor os nossos irmãos, para que casos como o do Oscar, da minha madrinha e de tantos católicos não sejam tão corriqueiros, e que aja mais católicos dando um verdadeiro testemunho de fé .
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Maria Juliana 16-09-2013 18:57
Aproveito o espaço para deixar uma sugestão de post. Hoje na aula de Sociologia o professor expôs um texto e um filme que abordavam a física quântica e que ela estaria em acordo com a filosofia mística oriental. Como sempre, alguns ataques a Igreja surgiram dizendo que ela é a responsável pela visão dualista do mundo em que o espírito existe sem o corpo e que o primeiro é bom e o segundo é mau. Segundo o texto, essa visão de mundo estaria ultrapassada e a ciência estaria mostrando que a verdade está muito próxima das religiões orientais, pois esta assume uma visão de mundo onde tudo esta conectado, tudo é energia, tudo se renova incessantemente. Eu não vejo a Igreja como contraria a essas ideias, para mim não contradizem em nada a nossa doutrina. O que acham de um post sobre isso? Sei que é um tema confuso, mas gostaria de falar sobre ele. Alguma sugestão de leitura? Obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 16-09-2013 22:03
Maria Juliana, não liga para este pessoal que ataca a nossa Igreja, veja a bobagem que eles falaram, que a Igreja prega um dualismo, o que vale é o espírito, o corpo e a matéria não servem para nada, isto perante a Igreja Católica é tão falso quanto uma nota de R$ 200,00. Quem pregava um dualismo entre corpo x alma, matéria x espírito eram os gnósticos, a Igreja Católica sempre ensinou que tanto o mundo espiritual como o material, tanto o corpo quanto a alma são obras de DEUS, tanto que nós cremos na ressurreição e na renovação de todas as coisas, é porque cremos, que tanto este corpo material, que irá para a sepultura, mas que na ressurreição do último dia este mesmo corpo será transformado, será revestido por um corpo espiritual e glorioso = ao de CRISTO. Contraponto a isto são sim os espíritas e até os seguidores das religiões orientais que se opõe nesta dicotomia de corpo x alma, matéria x espírito, demonstrando haver em cada uma delas um pouco do gnosticismo, haja vista como na doutrina espírita por exemplo, o corpo é somente um invólucro da alma, do espírito, para que alguém pague por um carma de vidas passadas, mas ao deixar este corpo, este corpo se desmancha, apodrece, volta ao pó, enquanto a alma transmigra-se a outro corpo. E assim eles desdenham a matéria, alegando que ela só serve para purificar a alma, veja que entre uma doutrina (a espírita, budista, hinduísta) são totalmente contrárias a doutrina cristã católica. Também concordo que o pessoa aqui do Catequista, deveria (se já não fizeram) fazer um post sobre este assunto, fica aqui uma sugestão para a galera estudar.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # alessandro 15-09-2013 23:07
Parabéns a esse site, por mostrar o tesouro de nossa fé, e desmascarar tais lobos em pele de cordeiro, como essas seitas que macaqueiam a santissima palavra de Jesus. É fácil interpretar as sagradas escrituras do meu jeito, renegar, e zombar duma tradição tão riquíssima, para mim é o cumulo do orgulho. Isto mesmo mostra a verdade, posta mais coisas e desmascara essa teia de mentira que as seitas evangélicas, agora há alguns que estão distorcendo horrivelmente os pais da igreja, e usando isso contra nossa santa religião, uma verdadeira bandidagem a maneira que distorcem os fatos e promovem a mentira. Agradeço-vos por defender nossa igreja. louvor a deus.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # paula 15-09-2013 11:28
Digo assim não é um julgamento seria uma constatacão para nosso aprendizado e nossa reflexão sobre se a gente não faz algo parecido. Paz e Bem.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # paula 15-09-2013 11:19
Boa Vivi! Entendi que não é o foco desse post mas tá super valendo essa bola que a galera tá levantando: coerência, fidelidade povo de Deus! Eita que tem é gente ligada numa salada de fruta! Acho o Oscar um fofo , do bem rezo por ele mas lembrando: entendam isso não é um julgamento mas recorrendo a cirurgia espírita ele tá pecando . Desculpa, pronto falei. Qualquer coisa Vivi corrija afinal A Catequista é ela. Bj
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Pimenta Neto 14-09-2013 19:45
Caro 'sou de Cristo', em primeiro lugar você deve estudar Gramática pois seu Português é muito ruim. Em segundo lugar, gostaria de acrescentar ao que escreveu o amigo Sidnei que evangélica é a Santa Igreja Católica, as outras são protestantes. E que eles não examinam as sagradas escrituras e sim uma cópia desfalcada da Bíblia Católica. Por isso proferem tantas asneiras teológicas.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Jotacê 14-09-2013 23:14
Prezado Pimenta, eu creio que o português desse desgarrado aí é tão horrível que o apelido dele não é sequer "sou de Cristo", e sim "Sol de Cristo". É o que eu deduzo, depois de ler "univerçal", "nel-catolicos", "inrrustido" e "pençamento", dentre outras pérolas. Atacam os outros irmãos, ofendem a Virgem Maria e ainda violentam a Língua Portuguesa.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Maria madalena 13-09-2013 23:29
Muito boa a publicação,estudo profundo da Bíblia!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # sou de Cristo 13-09-2013 22:10
Fernanda Silva Rieger/rsrsrsrs q pençamento podre este se ajoelhar perante uma noiva ou um noivo e pedir o casamento, e nao para pedir perdão de pecado ou reverenciar alguem como santo .obrigado!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Fernanda Silva Rieger 14-09-2013 00:31
Sim vc está certo, é muito digno alguém se ajoelhar diante de um santo como sinal de respeito e tal ou para pedir perdão de coração. Não estava desqualificando isso. Desculpe se entendeu mal.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # sou de Cristo 13-09-2013 22:02
sou evangelico e protestante quero que vcs saibam que a igreja univerçal do reino de deus ,nao sao evangelicos protestantes ,eles sao nel-catolicos tipo carismaticos, inrrustido oporisso da adoraçao da suposta arca.obrido pela atençao
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 14-09-2013 15:34
A igreja universal é neo-católica tipo carismática porcaria nenhuma, não vem aqui querer jogar esta porcaria para nosso lado que esta coisa esta no lado de vocês, eles seguem somente as escrituras, a tem como única regra de fé e seguindo o live exame tanto amado por vocês, eles tiram das Sagradas Escrituras o que eles querem como todos vocês fazem, portanto ela é evangélica sim, quer vocês outros evangélicos queira ou não então vê se vai aporrinhar a outros que nós aqui já estamos bem vacinados de retóricas vazias para enganar os outros. Aqui você não vai enganar a ninguém.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Jotacê 14-09-2013 23:02
Sidnei, segura o meu "like"! Essa crentaiada é assim: falam mal uns dos outros, querendo provar que a "igreja" (bote aspas nisso!) que frequentam é mais cristã, ungida e gostosona do que a do outro "ermão". No entanto, quando é para atacar a Igreja Católica, juntam-se os lobos em pele de carneiro Pedir Maiscedo, Silas Malacheia, R. R. $oare$, "Apóstro" Vai-dormiro e companhia limitada se unem como cafajestes. Farsantes!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Fernanda Silva Rieger 13-09-2013 20:30
Foi ótima essa colocação: E quando um homem se ajoelha diante de sua noiva para pedi-la em casamento, ele está pecando por idolatria? kkkk com certeza quem ouvisse isso como resposta ia no mínimo ficar bem abalado.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 13-09-2013 14:08
Quanto aos protestantes que nos enchem o caso dizendo que é idolatria se ajoelhar diante de um homem ou uma mulher ou da imagens que os representam, eles que vão se catar, há inúmeros exemplos na Bíblia como bem demonstraram no post, só que a paranoia desta gente é tão grande que um dia ouvi de uma evangélica que o simples levar flores na sepultura de alguém no cemitério já era idolatria, e não é por nada que tem seitas como as testemunhas de jeová que não celebram o aniversário de ninguém porque se trata de homenagear pessoas, e homenagear pessoas tende a idolatria haja vista que só os pagãos realizavam tais festejos.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Perpetua 13-09-2013 12:37
Muito bom os esclarecimentos dados,pena que as pessoas de modo geral não estudam a bíblia,prefere respostas prontas de quem só conhece superficialmente ou porque os outros dizem ou entendem de forma errônea.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Jotacê 13-09-2013 12:20
Sobre os protestantes adorando a Arca, duas dúvidas: 1) Até onde eu sei, essa não é a verdadeira Arca da Aliança. Segundo informações, ela foi encontrada pelo arqueólogo americano Henry Walton Jones Jr. nos anos 1940, e se encontra de posse do governo dos EUA, em um enorme depósito de localização desconhecida. 2) Cara, como eles conseguem se movimentar tão rápido? Encheram a falsa Arca de notas de cem, e isso eles estão tão elétricos?
Responder | Responder com citação | Citar
0 # André 13-09-2013 16:06
Henry Walton Jones Jr. hahahaha, muito boa!!!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Marjory Oliveira Pereira 13-09-2013 12:16
Ontem mesmo, eu estava dando uma olhada nesse assunto e encontrei no face informações sobre este tópico. Olhaí o link: https://pt-br.facebook.com/permalink.php?story_fbid=458324604243238&id=298547506887616 Inclusive a passagem de Pedro estava colacionada desta forma: E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés O ADOROU. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. (At 10:25-26) Só não sei afirmar de qual versão da Bíblia foi retirada... Pastoral, Ave Maria ou de Jerusalém. Parabéns pelo trabalho! Paz e bem!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Carmen Lucia Koppe 13-09-2013 12:04
Como eu gosto dos post que vocês colocam, gostei da imagem dos protestantes adorando a Arca da Aliança, porque nos criticam tanto? Será que os incomodamos tanto assim? Coitados, como gostariam de ser como nós, a inveja dóoooi. Graças a Igreja de Cristo temos um Papa para venerar. Ele é Cristo na terra.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Joao Henrique 13-09-2013 11:49
Me amarrei no post... e no gif dos protestantes. Gostei! :)
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Andréa 13-09-2013 11:48
Concordo com você Jotacê. Não podemos (e não temos o mínimo direito) de condenar o Oscar e já promulgar seu juízo particular, afinal de contas, que tem certeza de sua ida para o Céu? Aquela passagem em que Cristo diz "a quem muito é dado, muito lhe será cobrado" cabe muito a nós. Lembremos que o conceito de "muito católico" dele não é o mesmo que o nosso, mas sim embasado na ignorância sobre o que é a fé católica de verdade. Então rezemos por sua saúde e que Deus lhe dê a graça de enxergar melhor nossa amada Igreja e ter uma verdadeira conversão. Shalom!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Jotacê 13-09-2013 12:12
Obrigado, Andréa. Olha, há algum tempo atrás ouvi um programa do Pe. Paulo Ricardo, no qual, de forma muito bem humorada, ele afirmava que o Sacramento que mais salva almas no mundo é o 8º Sacramento. "Mas como, Padre? Os Sacramentos não são apenas sete?" Sim. Mas existe o "Sacramento da Santa Ignorância", onde o sujeito, com total boa fé e desconhecimento, pratica um ato que não é do agrado de Deus - mas Ele "deixa passar", por assim dizer, pois sabe o que se passa nos corações e mentes dos homens, e vê que o ato cometido não foi no intuito de pecar ou ofender. Todos os dias eu devo agradecer a Deus por ter praticado um quaquilhão de vezes essa paciência comigo. Pois, na boa, eu mesmo já teria me fulminado com um raio há um bom tempo. :D
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Luciana 13-09-2013 11:34
Só não entendi a declaração do Oscar em dizer-se "muito católico" se já declarou ser adepto de "tratamentos espirituais".
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 13-09-2013 12:01
Luciana, Realmente é uma grande incoerência. Mas o foco da discussão aqui não é a fidelidade do Oscar à doutrina católica, mas sim a legitimidade de seu ato de se ajoelhar diante do Papa.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # João 13-09-2013 11:33
É muito fácil dizer "sou muito católico". Mas dizer não quer dizer ser. E não basta dizer pra ser. Tem dia que eu acordo dizendo que sou muito magro. Isso é verdade? Não. Mas eu posso dizer o quanto quiser. Infelizmente é assim. E espero que ele encontre verdadeiramente o Senhor.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Jotacê 13-09-2013 11:10
Pois é. Eu compreendo a atitude do Oscar em buscar uma "cirurgia espiritual" e ainda assim se considerar "muito católico". Por anos e anos a fio eu também considerei absolutamente normal comungar na Missa e depois receber um "passe" em algum centro kardecista. Hoje, já consciente dos erros que cometi, peço perdão a Deus por essas atitudes. Só um ponto: tomemos cuidado de não repetir os erros dos crentes, só que de forma diferente: a crentaiada o acusou de idolatria; não vamos nós acusá-lo de "prática de bruxaria" sem praticar a caridade da oração. Antes de tudo, oremos pelo "Mão Santa", que se trata de um grande sujeito: ótimo marido, ótimo pai, patriota legítimo e o maior cestinha que já vi jogar na minha vida. Que ele vença essa doença terrível, e tenha a saúde prontamente restabelecida.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 13-09-2013 09:15
A única notícia triste que recebi com relação aos Oscar, é que ele parece que se dirigirá aos espíritas para fazer alguma operação espírita para se livrar deste tumor que ele tem na cabeça, espero que esta notícia não seja verdade. Se ele for católico de verdade, que ele tenha fé em DEUS que siga o que os médicos receitam, e se mesmo assim não adiantar, que se entregue nas mãos de DEUS e se for sua hora, que se coloque em CRISTO pois a hora chega para todo mundo, quer queira quer não, mas partir para estas "operações" espíritas, se fosse eu prefiro morrer na paz do Senhor do que partir para certas práticas para apenas viver mais alguns anos e perder a eternidade no inferno. Oremos muito pelo Oscar e por várias pessoas que estão nesta mesma situação, que encontrem a cura, ou a paz em DEUS neste momento de sofrimento e dor, e que encerrem suas vidas terrenas na paz do SENHOR, mas que fique longe destas práticas abominadas pelo SENHOR deste o A.T.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 13-09-2013 10:36
Sidnei, Pelo visto, o Oscar não é um católico lá muito ortodoxo. Isso dá pra concluir pelo comentário ácido (e injusto) que fez sobre Bento XVI e também por essa questão do espiritismo. Segundo o site abaixo, ele já se submeteu a algumas "cirurgias espirituais": http://www.conexaojornalismo.com.br/video/oscar-schmidt-conta-como-foi-a-luta-para-vencer-o-tumor-cerebral-84-14356 Mas o foco da discussão aqui não é a fidelidade do Oscar à doutrina católica, e sim a legitimidade de seu ato de se ajoelhar diante do Papa.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Leilah 18-09-2013 16:53
Querida, Vocês me fizeram lembrar de uma belíssima foto que tenho de Don Gius ajoelhado diante de JP II, com afetuosos olhos cheios de veneração. Não há a menor dúvida de que para Giussani, o centro radical de sua vida era o Senhor Jesus. E aquele gesto venerante dele, diante do papa deixa isso ainda mais claro: Só Cristo é o salvador e o centro de tudo! A foto está na terceira reportagem desse link: http://www.30giorni.it/in_breve_id_numero_600_id_arg_32152_l6.htm . A compreensão do mistério da igreja de Cristo, como sendo aquele realidade que continua e presentifica entre nós o próprio Cristo, especialmente através do ministério ordenado, explica o gesto de Gius. E isso é um conceito bíblico de PALAVRA de DEUS: O verbo feito carne está entre nós! A bíblia será letra morta se não for para nós a memória escrita de uma realidade que é viva AQUI E AGORA: "Quem vos ouve a mim mesmo é que ouve!" Disse Cristo acerca da igreja e particularmente acerca do ministério ordenado. E isso explica o olhar afetuoso de Gius nessa foto, ajoelhado diante do santo padre. De aguda inteligência e rigorosa racionalidade, Giussani bem sabia que todo ser humano é frágil e limitado e não era o humano que ele venerava em Joao Paulo II, mas era o fato de como o DIVINO habita a fragilidade humana desse instrumento que é a igreja, TESOURO EM VASOS DE BARRO! Não era o barro que estava encantando o olhar de Giussani, mas o tesouro que ele continha e que assim valorizava e dava mérito ao barro.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 18-09-2013 16:54
Exatamente, Leilah!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 13-09-2013 11:02
Sobre o comentário ácido ao Papa emérito Bento XVI nem estava sabendo, e como agora já demonstrado que realmente ele se submeteu a cirurgias espiritas, ele se ajoelhar diante do Papa Francisco não adiantará de nada se no restante ele não for fiel a Cristo e sua Igreja. Deveria com este gesto de se ajoelhar diante do Papa, tomar consciência de seus erros, se arrepender e pedir desculpas pelos comentários ácidos ao nosso Papa emérito e ao mesmo tempo reafirmar sua fé católica afastando destes tratamentos nada convencionais e muito menos espirituais, pois o verdadeiro tratamento espiritual de um católico é crer em DEUS e na sua Divina Providência, e não sair atrás de curas e cirurgias espirituais vindas de qualquer canto obscuro para se curar de algo. A fé em DEUS e a confiança na medicina que também tem sua origem em DEUS, é que poderá trazer a cura ou o alivio a doença que não só os Oscar tem, mas que todo e qualquer pessoa que se diz católica deverá seguir.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 15-09-2013 20:04
Isto não é uma julgamento, mas, uma dolorosa constatação como descreveu a Paulo lá em baixo, eu sei que não devemos julgar a ninguém, mesmo porque somos todos pecadores, e se fosse para alencar os pecados deste que aqui escreve, eles seriam muitos maiores que o do Oscar, mas, não fui eu que recebi benção do Papa e não fui que declarei publicamente católico, e depois recorri a uma cirurgia espirita, contrariando totalmente a fé que eu professo. Também tento compreender a a atitude do Oscar que diante da morte todo ser humano se sente fragilizado a tal ponto de recorrer até a praticas e situações que são contra sua própria fé e natureza, no entanto, o cristianismo vem nos ensinar a renegar tudo, tomar cada um a sua cruz e seguir a JESUS, quer na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, nos sofrimentos e por ai em diante, acredito que faltou alguém orientar o Oscar a ser mais lucido com sua fé, pois não adiante vir a público dizer ser um coisa e depois diante deste próprio público, ir atrás de algo totalmente diferente daquilo que se diz seguir. Não o julgo, mas que sua atitude e notória e não deve ser seguida por nenhum católico, isto deve ser dito, porque se não, haverão católicos que dirão: "olhem o Oscar, recebeu a benção do Papa, se diz católico, e foi a uma operação espirita, e a Igreja não disse nada, então a Igreja aprova, então se ele pode, eu também posso", e lá vai ma multidão de católicos engrossar a fila destes espertalhões "médicos" espiritas, buscar a cura de suas doenças aonde não se deve. Deixemos, sim o julgamento do Oscar para DEUS, mas que faz parte de nossa parte orientar, chamar a atenção de todos que esta não é uma atitude e exemplo a ser seguido por ninguém, isto deverá ser.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Pe. Glauco Landim 13-09-2013 11:50
Pessoal, vamos deixar este julgamento para Deus?
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Lucas Farias 13-09-2013 12:46
Como disse o Pe. Glauco, deixemos o julgamento para Deus. A própria liturgia de hoje nos remete a isso. Mas como forma de informação sobre a ligação com o Espiritismo, o próprio Oscar afirmou em entrevista ao Esporte Espetacular domingos atrás.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Jotacê 13-09-2013 12:15
Padre, aceite meu humilde "like"!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Gêneto eugenio 13-09-2013 10:12
Junto-me a você em oração;não se pode acreditar no que a mídia escreve logo de cara, mas vamos rezar para que isso não se confirme afinal ele mesmo declarou "Eu sou muito católico"(Oscar). Paz e bem.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 13-09-2013 10:26
Gêneto, A fonte que colocamos é uma agência católica (Zenit), e está tudo gravado em vídeo. Pena que o Oscar deixou bem claro que não gostava de Bento XVI, e interpretou muito mal a sua renúncia. Mas o vídeo está neste link: http://www.espn.com.br/video/353239_oscar-schmidt-revela-o-que-disse-para-o-papa-e-afirma-primeiro-argentino-humilde-que-eu-vi-na-vida
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Gêneto eugenio 16-09-2013 11:04
Obrigado pelo link... Se intensificarão minhas orações para que o ato legítimo de se ajoelhar diante do Papa faça brotar uma verdadeira conversão em seu coração. Paz e bem.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Leonardo Santana 13-09-2013 01:50
Esses hereges não tem jeito mesmo, sempre arrumando um jeito de tentar caluniar e difamar a Igreja de Cristo.Eles são tão canalhas que usam a Bíblia escrita por católicos e compilada pela Santa Mãe Igreja Católica para ataca- lá.Na verdade eles não usam a Bíblia Santa da Igreja de Cristo e sim a "bibra" mutilada e de sentido adulterado pelos filhos do pai da mentira. Vou se arrependerem e voltarem para a Santa e verdadeira Mãe Igreja Católica. In Corde Jesu, semper!!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Jotacê 13-09-2013 01:41
Na boa, eu posso ser taxado de fundamentalista, mas... Que RAÇA DE VÍBORAS são boa parte dos crentes! Nem se dignam em lembrar que o grande Oscar está lutando bravamente contra um câncer delicadíssimo, e o encontro com o Papa foi uma forma de reafirmar sua fé. Mas, nãããããooooo... O importante é apontar o dedo engordurado e chamar qualquer um que não lhes agrade (ou seja, qualquer um que não pertença à seita maldita de Lutero) de idólatra. Conforme julgam, serão julgados.
Responder | Responder com citação | Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidade
Publicidade