Publicidade

Terça, 16 Julho 2013 09:35

Ideias de jerico no “Cerco de Jericó”

Postado por

burro

Em diversas paróquias pelo Brasil afora, virou modinha promover o “Cerco de Jericó”: sete dias e sete noites em que os fiéis se reúnem na Igreja para orar, ouvir pregações e adorar o Santíssimo Sacramento.

A inspiração vem do capítulo 6 do livro de Josué, que fala do episódio em que o povo de Israel orou seis dias e sete noites em torno das muralhas das intransponíveis de Jericó. No sétimo dia, deram voltas em torno da cidade com a Arca da Aliança; ao toque das trombetas e diante dos gritos dos israelitas, a muralha veio abaixo, e eles puderam continuar seguindo rumo à Terra Prometida.

Foi São João Paulo II quem inaugurou essa devoção. A ideia do “Cerco de Jericó” repaginado é derrubar “a muralha dos males espirituais” que prejudicam os cristãos: os pecados, a inveja, os vícios etc. Até aí, tudo bem. O triste é que, em vez de um Cerco de Jericó, o que se vê em nossos templos são verdadeiros CIRCOS de jericos.

O povo entra na igreja, e o circo tá armado: muralha cenográfica diante do altar e sacrário ambulante em forma de Arca da Aliança. Às vezes, tem até fiel fantasiado de israelita que toca shofar (tipo um berrante) pra muralha cair. Ô grória!

As paróquias com mais verba capricham no espetáculo. A igreja fica toda escurinha para favorecer os efeitos com canhão de luz e laser. E tasca fumaça de gelo seco, chuva de papel prata e fogos de artifício. Ô bença!

Vejam o vídeo abaixo e gritem comeeeeego! GRITA comunidade, clama que Zizuiz vai derrubá esses tijolo endemuniado de isopô!!!

Qual a diferença entre a Cruz de Cristo e um porrete? Pro padre do vídeo abaixo, parece que não há nenhuma... E ele ataca o isopor com tamanha força que a cruz se quebra. Basta ver o primeiro minuto).

É de doer o coração. Estão expondo o Senhor ao ridículo. Apresentam o Santíssimo ao povo como quem mostra uma mulher barbada ou um anão malabarista perneta no picadeiro. Isso não é catolicismo, é palhaçada protestante da pior qualidade. Essa é mais uma brilhante criação das...

...ORGANIZAÇÕES NEOPENTECOSTAIS TABAJARA!

Os católicos estão imitando as seitas mais toscas, dos crentes que se amarram em brincar de ser povo do Antigo Testamento. Daqui a pouco algum padre vai promover o “clamor de Jonas”. É só encomendar uma baleia gigante, mandar o pessoal entrar lá dentro e clamar por libertação. Tá repreendido!

Bispo MACEDO e o peixe de Jonas. Mutcho lindjo! Bispo MACEDO e o peixe de Jonas. Mutcho lindjo!

Que os crentes façam essas coisas, é até compreensível. Sem Tradição Apostólica, sem santos, sem Eucaristia... O culto deles é tão pobre de sentido que precisam inventar coisas mirabolantes e apelar pra emoção barata. Mas nós, aderindo a essas coisas esdrúxulas, mostramos que ignoramos a maravilha da Boa Nova. O que pode ser mais tocante do que saber que podemos nos alimentar com o Corpo de Cristo, o Pão do Céu?

Mas, se é pra brincar de povo do Antigo Testamento, vamos fazer isso direito. Listo algumas sugestões...

  • Que tal voltamos a fazer sacrifícios de animais sobre ao altar? Será e-mo-ço-nan-te a reação das criancinhas quando elas verem o cordeirinho fofinho ter o pescoço degolado pelo sacerdote.
  • As leis do Ocidente não permitem o apedrejamento de pecadores, mas podemos recorrer a um ritual simbólico, tacando pedras de isopor em nossos irmãos vacilões. Será muito educativo!
  • Abaixo a carne de porco e os frutos do mar. Tire de vez da sua vida o bacon e o pastel de camarão. Tá amarrado!
  • Todos os homens deverão cortar o prepúcio. E não reclama, porque hoje em dia tem anestesia.

Agora, sem brincadeira... Acho até que o moderno “Cerco de Jericó” pode ser espiritualmente frutífero, se realizado de forma reverente e modesta. O problema é que o pessoal abusa, é muita falta de noção! Junto com a muralha de isopor, a gritaria e os “defeitos especiais”, derruba-se a Sagrada Liturgia.

Entendo que existam padres e leigos ansiosos por manifestar seus "dons" de cenografia, artes cênicas e pirotecnia... Mas, por misericórdia: reservem esses showzinhos e teatros para as festas no exterior da Igreja ou no salão paroquial. Não esculhambem mais o santo templo e a Santa Missa! Ou então, assumam-se logo como evangélicos, e vão promover essas bizarrices em outras bandas. Isso aqui é a Igreja Católica, mermão!!!

Depois de tantas cenas tristes, é preciso um consolo. Admirem, então, essa ilustração de Santa Teresinha do Menino Jesus, ainda criança, jogando pétalas de flores ao Santíssimo Sacramento, na procissão de Corpus Christi. Quanta singeleza e doçura! Os santos nos mostram como Jesus merece ser adorado.

santa_teresinha_2

27273 Sábado, 17 Junho 2017 13:24

Comentários   

-2 # Ines 01-11-2017 01:16
eh povo!

Vão ler a Biblia! Deus nunca pediu nada disso pra nós. Livro de Josué no capitulo 1 versiculo 8 diz "Não se aparte da tua boca o livro desta Lei;antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, prudentemente te conduzirás ''. Que Deus abencoe a todos!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Luiz R. S. Sarcinell 13-07-2017 13:22
como faço para me inscrever nas orações do cerco de jericó?
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Elisabeth 19-06-2017 16:08
Outro dia estava no ônibus e vi um cartaz na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha,aqui em São Paulo capital,que dizia o seguinte:
Precisa de uma benção?
Quer alcançar uma graça?
Venha participar conosco dos sete mergulhos de Naãma. Traga sua família. Aí colicaram os horários e os dias. Eu achei muito estranho,parecia coisa de protestante,nunca tinha ouvido falar desses mergulhis na Santa Madre Igreja. Eu nem me animei a ir.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Elton 18-06-2017 17:37
Eu nem assisti os vídeos. Li a matéria e senti vergonha e compaixão por esses "jericos". Dá vontade de reparar essa ofensa a Jesus. Por que não fazer o simples, como fez a Santa Teresinha do Menino Jesus na foto final?
Responder | Responder com citação | Citar
-1 # Arthur Carvalho 02-11-2016 20:57
Tipo aqui na paróquia, é assim, no domingo (abertura), fazem uma muralha, e deixam no lado direito do altar, essa muralha fica em branco, para que cada pessoa possa ir lá e escrever o que ela quer derrubar diante dessa muralha. Atrás da muralha é colocado o trono, um genuflexório e uma imagem de Nossa Senhora das Graças (a padroeira da paróquia), tem missa de manhã e a noite, e durante todas as missas é proposto um tema, tem o tema central e cada dia tem um tema, no final dos sete dias e sete noites, a missa é do lado de fora de igreja, no pátio, e o padre faz as seis voltas do lado de fora, quando chega a hora da sétima volta, ele pede para que todos fiquem em silêncio e dá uma volta na igreja toda, quando chega na porta da paróquia, ele para, e faz uma meditação, nisso a Pastoral do Apoio, vai dentro da igreja e tira a muralha de perto do altar e coloca do lado de dentro da porta. Então o padre o padre pede para que todos marchemos, batendo o pé no chão, e fala no microfone: "A VITÓRIA É NOSSA!", nisso abre a porta da igreja e ele passa em cima da muralha com o Santíssimo, nisso todos passam atrás do Santíssimo, nunca na frente, quando chega no altar da igreja, faz um pequeno louvor e ele dá a benção do Santíssimo.
Responder | Responder com citação | Citar
-7 # Mauri Meira 07-07-2016 18:08
O Cerco de Jericó é uma excelente forma de evangelização e dé avivamento da fé. Parabéns a todas as igrejas que fazem.
Responder | Responder com citação | Citar
+13 # Rose 18-06-2017 13:44
Cerco sim, circo não.
Responder | Responder com citação | Citar
+12 # Daniele 12-06-2016 18:11
Amei o texto, essas aberrações litúrgicas me assustam bastante! Não consigo entender como tem pessoas que ainda não entendem que Cristo veio nos mostrar a simplicidade e o amor ao próximo através do serviço, Ele lavou os pés, tá aí o exemplo. Piora mais quando quem está acima do altar quer aparecer mais que o Cristo Eucarístico, quando o correto é "que Ele apareceça e eu me domina.
Responder | Responder com citação | Citar
-11 # josemar 11-06-2016 23:28
e a fumaça de satanas na igreja essa rcc e uma infiltraçao dentro da igreja
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Jr 03-11-2015 00:57
Ideia de Jerico na Arq Rio https://www.facebook.com/santanaparoquia/photos/pcb.777652539011634/777652179011670/?type=3&theater https://www.facebook.com/eric.guimaraes.7/videos/948468231893110/
Responder | Responder com citação | Citar
+7 # bruno 07-06-2015 14:18
uma pena que o modernismo e o relativismo estão tão presente na cabeça de alguns padres e fiéis e pra piorar ainda cantam músicas protestantes diante do santíssimo e nas santas missas. Queria entender pq a cnbb não faz nada contra isso
Responder | Responder com citação | Citar
+3 # Pedro 25-05-2015 19:19
Meu Deus! Não sabia que chegava a tanto! A quantidade de erros litúrgicos nesses vídeos, os desrespeitos! No primeiro vídeo o padre ergue o ostensório sem o véu umeral, no segundo uma mulher começa a pisar isopor na igreja! Tirando o fato de estarem usando casula fora da missa! O que estão ensinando nos seminários hoje em dia? Ainda reclamam e dizem que seguir o Missal é tradicionalismo e blá, blá, blá... Misericórdia!
Responder | Responder com citação | Citar
+4 # Roberto Gouveia 16-04-2015 17:15
Irmãos, me encontro assustado demais com tudo isso que vi, chegou a hora de nossos bispos tomarem uma providência, porque se continuar, é dai pra pior. Triste tudo isso.
Responder | Responder com citação | Citar
+3 # A Catequista 07-02-2015 18:23
Pra descontrair... Vejam um grupo de evangélicos fazendo a derrubada das muralhas com dancinha girocóptero: https://www.facebook.com/video.php?v=421037978053237
Responder | Responder com citação | Citar
-2 # Kaline Alckmin 07-02-2015 21:05
O reteté? É uma manifestação, não sei do quê, porque não estudei nada do caso, mas reparem que as pessoas não saem do lugar, nem ficam tontas depois de parar com o rodopio!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 07-02-2015 18:28
Coisa de maluco. Mas se bobear, os Bispos, o Vaticano não ficar de olho, vai ter catolicrente querendo fazer a mesma coisa dentro dos templo católicos, estes cercos de jerico já é uma amostra disto.
Responder | Responder com citação | Citar
-6 # Álvaro Teixeira 07-02-2015 12:48
Todos sabemos que isso é em grande parte culpa da RCC, braço declaradamente pentecostal da Santa Igreja. Só não vê quem não quer. Na tradição não há esse tipo de coisa ridícula, por definição.
Responder | Responder com citação | Citar
+8 # SOLANGE 06-02-2015 22:43
SOU CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA E CARISMÁTICA, GRAÇAS A DEUS!MAS DISCORDO INTEIRAMENTE DE ESTRATÉGIAS PARA CHAMAR O POVO, OU ELEVAR A FÉ!!!!!!NÃO PRECISAMOS DISSO...OS VERDADEIROS CARISMÁTICOS ABOMINAM ESTE TIPO DE COISA! QUEREMOS ADORAR AO SENHOR, QUEREMOS SIM CURAS E LIBERTAÇÕES....VERDADEIRAS E NÃO TEATRO!!!!!E AS EQUIPES DE MÚSICA ENTÃO.... QUE ARREBENTAM COM NOSSOS OUVIDOS!!!!!!!!!ACORDEMOS... RENOVAÇÃO CARISMÁTICA NÃO É ISSO!!!!!!!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Kaline Alckmin 06-02-2015 14:16
Parece que esse povo não conhece suas raízes açorianas. Festa do Divino e Terno de Reis são tão teatrais quanto o Cerco de Jericó, que é caçoado aqui, e nem por isso ridicularizados, pelo contrário. Talvez daqui uns 500 anos tenham mais respeito. Já dizia o poeta que cultura não é relativa quanto ao espaço de tempo, mas sim quanto ao espaço de humanidade em uma mente.
Responder | Responder com citação | Citar
+5 # Giselle Lizarda 18-06-2017 13:32
A diferença é que essas festas que você citou são realizadas fora da igreja (termplo), na rua, nas casas, e sem a "participação" do Santíssimo.
Tem toda a diferença!
Responder | Responder com citação | Citar
+3 # Elizete Zanellatto 06-02-2015 13:11
Aqui nunca vi esse tipo de encenação! As pessoas fazem o cerco sim, mas sem fantasias, apenas a oração!
Responder | Responder com citação | Citar
+6 # Vivian 06-02-2015 12:27
Matéria muito boa criticando o que é auto-criticável, se essa palavra existe, o neopentecostalismo. Mas achei desnecessária a chacota com os protestantes, afinal nem todos compactuam com essa palhaçada que ocorre na Universal e derivadas. Nem todos os protestantes têm fé sem sentido ou não têm tradições. Temos sim, nossa tradição é a mesma que a dos católicos, algumas praticas apenas são diferentes, mas o Cristo é o mesmo, ora! Assim como nem todos os católicos são bem informados sobre o "papel" dos santos. Generalizou demais isso ae. Eu mesma, protestante, leio Santo Agostinho e acho uma das melhores leituras possíveis sobre cristianismo.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Eduardo 06-02-2015 10:07
na minha paróquia ano passado, nós fizemos o primeiro cerco de jericó. Tinhamos um muro sim, mas ele não ficava na frente do Altar e sim de lado. A Missa aconteceu como o manda igreja através dos ritos, as Missas demoraram mais que o habitual. No momento da adoração o padre usou todos os paramentos e seguiu com os objetos litúrgicos. Não tinhamos a tenda (acho que esse é o nome) quando se caminha com Jesus em procissão, até mesmo pelo tamanho da igreja e pela quantidade de pessias. Estou descrevendo tudo isso, pra saber se está correto. Eu faço parte de um grupo de oração e ficamos responsáveis em organizar o cerco de jericó e por causa disso quero saber se tem alguma coisa errada. Esse show pirotécnico não fazemos e que o nosso desejo é de não desobedecer a amada igreja. Desde já agradeço a publicação, pois vocês nos deixaram em atenção pra não comertemos esses erros. Deus os abençoe abundantemente! A todos um dia feliz.
Responder | Responder com citação | Citar
+5 # vanessa 06-02-2015 08:23
O meu Grupo de Oração faz o cerco de jericó todos os meses da forma mais modesta dentro da capela em adoração a Jesus sacramentado, os frutos são, muitas pessoas curadas, que passam a amar a vida de oração pelo que vivem nos 7 dias.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Clara Hermínia 05-02-2015 22:00
Na verdade, não diria que aconteceu um "abuso Litúrgico", e sim uma "ignorância Litúrgica": "porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, excluir-te-ei de meu sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos. Quanto mais se multiplicaram, mais pecaram contra mim, transformaram em infâmia o que era a sua glória." Oséias 4:6-7 O que falta para nós católicos é entender que não basta só "aceitar a Jesus", é preciso "ser discípulo" e ninguém é aquilo que não conhece, nós precisamos conhecer mais de Liturgia, Comunhão, Adoração, Fé e tomar muito cuidado, para não acabar-mos errando por ignorância. Parabéns ao "O Catequista" pela matéria, que o Espírito Santo o conduza e abençoe!
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # rita de cassia f de souza 05-02-2015 21:47
Que pena que muitos fieis estao preocupados com numero e nao com qualidade. Fazem qualquer coisa para atrair um grande numero de fies.Sera que esta correto???Onde fica jesus que sempre pregou a simplicidade???Estamos fugindo do caminho e isso é perigoso.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Antonio 05-02-2015 20:03
A cruz processional é caríssima, que era aquilo, fora a postura daqueles ministros. Deus é tão simples...
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Rogério Nantes 05-02-2015 19:06
Concordo com o post, mas poderia sugerir remodelar o titulo... pois o foco é a palhaçada com sagrado e não a devoção realizada em si. correto ?
Responder | Responder com citação | Citar
+3 # A Catequista 05-02-2015 22:18
O título passa exatamente a mensagem que queremos passar: que tem gente inserindo ideias toscas no Cerco de Jericó. Quem não se limitar a ler o título entenderá que não estamos criticando a devoção do Cerco.
Responder | Responder com citação | Citar
+3 # Vinícius Ghietti 05-02-2015 17:52
Existem realmente abusos o que é triste, só quero deixar claro que a origem do cerco não se resume na passagem bíblica. ORIGEM DO CERCO DE JERICÓ Tudo começou na Polônia, quando para obter uma vitória certa, alguns piedosos poloneses organizaram em seu país aquilo a que chamaram de Cerco de Jericó. O Santo Padre devia ir à Polônia a 8 de maio de 1979, para o 91º aniversário do martírio de santo Estanislau, Bispo de Cracóvia. Em fins de novembro de 1978, 7 (sete) semanas depois do Conclave que havia eleito João Paulo II, a Rainha Vitoriosa do Santo Rosário, Maria Santíssima deu uma mensagem precisa a uma alma privilegiada da Polônia, onde dizia: "Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora, um Congresso do Rosário: 7 dias e 6 noites de rosários consecutivos, diante do Santíssimo Sacramento exposto". O Cerco de Jericó consiste num incessante "assalto" de rosários, durante 7 dias e 6 noites, rezados diante do SANTÍSSIMO SACRAMENTO exposto. Por que o Cerco de Jericó? No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o rio Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. Ora, a cidade de Jericó era uma fortaleza inexpugnável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas. Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante 6 dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No 7º dia deram 7 voltas. Durante a 7ª volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus as muralhas de Jericó caíram... No dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro de 1978), Anatol Kazczuck, daí em diante promotor desses Cercos, apresentou a ordem da Rainha do Céu a Monsenhor Kraszewski, bispo auxiliar da Comissão Mariana do Episcopado. Ele respondeu: ‘É bom rezar diante do Santíssimo Sacramento exposto; é bom rezar o terço pelo Papa; é bom rezar em Jasna Gora. Podeis fazê-lo.’ Anatol apresentou também a mensagem de Nossa Senhora a Monsenhor Stefano Barata, bispo de Czastochowa e presidente da Comissão Mariana do Episcopado. Ele alegrou-se com o projeto, mas aconselhou-os a não darem o nome ‘congresso’, para maior facilidade na sua organização. Como esse ‘assalto’ de rosários devia durar sete dias, e, tal como em Jericó, tinha-se certeza da vitória, deu-se-lhe o nome de Cerco de Jericó. O Padre diretor de Jasna Gora aprovou o projeto, mas não queria que se realizasse em maio por causa dos preparativos da visita do Santo Padre. Dizia ele: ‘seria melhor em abril’. ‘Mas a Rainha do Céu deu ordens para que se organizassem esses rosários permanentes na primeira semana de maio’, respondeu o Sr. Anatol. O Padre aceitou, recomendando-lhe que fossem evitadas perturbações. A Santíssima Virgem sabia bem que o Cerco de Jericó em maio não iria perturbar a visita do Papa, porque ele não viria. E, logo a seguir, as autoridades recusaram o visto de entrada no país ao Santo Padre, como tinham feito a Paulo VI em 1966. Consternação geral em toda a Polônia! O Papa não poderia visitar a sua Pátria. Foi, então, com redobrado fervor que se organizou o ‘assalto’ de rosários. E, no dia 7 de maio, ao mesmo tempo que terminava o Cerco, caíram ‘as muralhas de Jericó’. Um comunicado oficial anunciava que o Santo Padre visitaria a Polônia de 2 a 10 de junho. Sabe-se como o povo polonês viveu esses nove dias com o Papa, o ‘seu’ Santo Padre, numa alegria indescritível! No dia 10 de junho, João Paulo II terminava a sua peregrinação, consagrando, com todo o Episcopado polonês, a nação polaca ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria, diante de um milhão e quinhentos mil fiéis reunidos em Blonic Kraskokic. Foi a apoteose! Depois dessa estrondosa vitória, a Santíssima Virgem ordenou que se organizassem Cercos de Jericó todas as vezes que o Papa João Paulo II saísse em viagem apostólica. ‘O Rosário tem um poder de exorcismo’, dizem os nossos amigos da Polônia, ‘ele torna o demônio impotente’. Por ocasião do atentado contra o Papa, em 13 de maio de 1981, os poloneses lançaram de novo um formidável ‘assalto’ de rosários e obtiveram o seu inesperado restabelecimento. Mais uma vez, as muralhas de ódio de satanás se abatiam diante do poder da Ave-Maria. Em várias partes do mundo estão sendo realizados agora os Cercos de Jericó. A 2 de fevereiro de 1986, aquela mesma alma privilegiada recebia outra mensagem da Rainha Vitoriosa do Santíssimo Rosário: ‘Ide ao Canadá, aos Estados Unidos, à Inglaterra e à Alemanha para salvar o que ainda pode ser salvo’. Nossa Senhora não pede, mas ordena que se organizem os rosários permanentes e os Cercos de Jericó, se quizermos ter a certeza da Vitória”.
Responder | Responder com citação | Citar
-1 # Thalys Porto 05-02-2015 16:25
Esse primeiro vídeo faz parte do show Jesus Pop Star?
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # A Catequista 05-02-2015 22:14
Não faz não, mas as cenas devem ter sido inspiradas no musical, eu acho. Boa lembrança a sua, é igualzinho.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Michele 05-02-2015 16:12
kkk tive que rir, vocês estão com a razão, ta ridículo mesmo.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # João Michels 05-02-2015 12:28
Apesar de um pouco afastado da Igreja, a amo profundamente e tenho orgulho de ser consciente assim como vocês. Parabéns pelo excelente trabalho.
Responder | Responder com citação | Citar
-1 # Edvaldo José Ferreira 05-02-2015 12:18
Os chamados Cercos de Jericó, quando celebrados de forma reverente e de acordo com a liturgia, são importantes momentos em que a comunidade paroquial tem a possibilidade de redescobrir as riquezas e da verdadeira e devota piedade eucarística. O problema começa quando alguns padres, influenciados pelo protestantismo neopentecostal, procuram transformar o culto eucarístico em um espetáculo teatral, e da pior qualidade.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Ernanes Junior 05-02-2015 11:16
Paz e bem irmãos do "O Catequista", gostaria de saber além da oração do Santo terço, há algum problema de se incluir a pregação da palavra como um salmo na adoração, e se a resposta for sim ela pode ser feita com o Santissimo exposto ou não?
Responder | Responder com citação | Citar
+2 # Guilherme 07-09-2014 23:28
Como realizar o Cerco de Jericó de forma correta? Simples, rezando o terço diante do Santíssimo Sacramento. E o que mais? Nada. REDEMPTIONIS SACRAMENTUM [137.] A exposição da Santíssima Eucaristia seja feita sempre como se prescreve nos livros litúrgicos.[235] Além disso, não se exclua a reza do rosário, admirável «em sua simplicidade e em sua profundidade»,diante da eucarística encerrada no sacrário ou do santíssimo Sacramento exposto. Sem dúvida, especialmente quando se fez a exposição, evidencie-se o caráter, nesta oração, de contemplação dos mistérios da vida de Cristo Redentor e dos desígnios salvíficos do Pai onipotente, sobretudo utilizando leituras tiradas da sagrada Escritura. Sem dúvida, o santíssimo Sacramento nunca deve permanecer exposto sem suficiente vigilância, nem sequer por um tempo muito breve. Portanto, faça-se de tal forma que, em momentos determinados, sempre estejam presentes alguns fiéis, ao menos por turno. MANE NOBISCUM DOMINE(Carta Apostólica) 18b-Que a adoração eucarística fora da Missa se torne, durante este ano, um compromisso especial para as diversas comunidades religiosas e paroquiais. Permaneçamos longamente prostrados diante de Jesus presente na Eucaristia, reparando com a nossa fé e o nosso amor as negligências, esquecimentos e até ultrajes que o nosso Salvador Se vê obrigado a suportar em tantas partes do mundo. Aprofundemos na adoração a nossa contemplação pessoal e comunitária, servindo-nos também de subsídios de oração baseados sempre na Palavra de Deus e na experiência de tantos místicos antigos e recentes. O próprio Rosário, visto no seu sentido profundo, bíblico e cristocêntrico, que recomendei na carta apostólica Rosarium Virginis Mariæ, poderá ser um caminho particularmente adaptado para a contemplação eucarística, actuada em companhia e na escola de Maria
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Egberto 03-08-2014 00:33
Acredito que as igrejas daqui do Nordeste conservem mais a tradição litúrgica, pois nas igrejas que já frequentei e frequento nunca vi essas palhaçadas.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Leonardo 02-08-2014 15:07
Originalmente não era o cerco de jericó, 6 dias e 7 noites da reza do Santo rosário 24 horas por dia sem parar? Tenho um livro muito antigo aqui que diz isso e diz também que surgiu na polonia perto da data de posse do São João Paulo II. Também diz algo sobre Maria ter botado a mão aí no meio. Mas nada de analogias, a boa e velha oração do Terço! (Jesus caminha sobre as águas porque vai caminhar sobre os seus problemas... bah)
Responder | Responder com citação | Citar
+2 # A Catequista 02-08-2014 23:52
Sim, Leonardo, é isso mesmo. Mas parece que acharam que só rezar o rosário era chato, e fizeram do cerco esse circo...
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Uilsedir Pessanha Campos 04-07-2014 10:22
Nestes dias está se realizando em minha Paróquia de São José em Bom Jesus do Itabapoana RJ um destes "cercos". Como católico participo da Santa Missa e da Bênção do Santíssimo. Quando começam "as voltas" retiro-me pois não aceito ver o Santíssimo ser tocado por qualquer um. Afinal, para que existem os padres? No último dia, quando a "coreografia" excede os limites do tolerável, sequer vou à Igreja. Ainda bem que contamos em nossa Diocese de Campos com as Igrejas dos nossos irmãos tradicionalistas que celebram a liturgia como a Igreja sempre celebrou.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Wesley Miranda 07-03-2014 18:48
Só gostaria que alguém me respondesse uma coisa... Por favor... Vamos concordar que é engraçado, me dá risadas e me deixa um pouco "estranhado" ao ver isso. Mas essa maluquice consta na tradição?
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # A Catequista 07-03-2014 19:07
Não, não consta. O Cerco de Jericó, dizem, foi proposto pela 1a vez por João Paulo II, como sete dias de oração diante do Santíssimo, tudo muito sóbrio. Mas não tinha nada dessas palhaçadas de muro cenográfico e uscambáu.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Larissa 26-01-2014 17:47
Eu to espantada com o padre quebrando aquela "muretinha" com a cruz,gente que coisa terrível os ministros pulando como se estivessem num show de rock com o Santíssimo exposto! Misericórdia.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Pe Valdecir 06-11-2013 11:49
Obrigado pelas postagens. Estarei realizando o Primeiro Cerco de Jericó na Paróquia, já ouvi falar muito, mas não tinha conhecimento do que acontecia num cerco de Jericó, a primeira preocupação que tive, realmente, foi esta: não fazer do Cerco um Circo. Achei um absurdo o que vi em todos os vídeos. Certamente são pessoas que não sabem o que fazem. Que pena, isto apenas denigre a imagem da Igreja, do Cerco e de pessoas integras que organizam. Grato pelos alertas (vídeos), embora deprimente, mas que nos ensinam que tudo não deve ser entendido como teatro.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # A Catequista 06-11-2013 12:19
Agradecemos seu comentário, Pe, Valdecir! E desejamos que o Cerco de Jericó em sua paróquia seja muito santo e frutífero.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Tariza Campos 23-10-2013 15:18
A paz! Participo da RCC há alguns anos e nas formações somos orientados a conhecer nossa igreja, conhecer a palavra e evitar excessos, exageros e situações semelhantes a essas. Deus nos olha com caridade, com bondade e com misericórdia; assim também podemos olhar para os outros semelhantes a nós. Não nos condenem pelo que alguns fazem ou pensam, li os comentários e era como se ouvisse: Crucifica-o! Não crucifiquem ninguém, orientem, eduquem, sejam luz como Jesus é luz!
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # A Catequista 23-10-2013 16:16
A Paz, Tariza! Os membros da RCC foram os primeiros que me acolheram dentro da Igreja. Tenho grande afeição pela RCC, e muita gratidão. Não continuei na RCC por que Deus quis que, justamente na hora do grupo jovem da RCC da minha paróquia, eu tivesse que estudar, e parei de frequentar o grupo. Como qualquer movimento eclesial, entretanto, a RCC não é perfeita. Alguns aspectos podem estar sujeitos a críticas. Mas isso não invalida a grande importância desse carisma para o bem das almas. O grande problema é que muita gente vaidosa - em especial certos padres - usa a RCC como trampolim para se tornarem celebridades católicas. E aí, em vez de promoverem a liturgia católica, que é cheia de elegância, simplicidade e moderação, eles fazem um circo. Fazem show de entretenimento, porque assim acreditam que atrairão e cativarão as massas. Pra que? Pra evangelizar? Não! Pra satisfazer suas vaidades. Aí, já não é nem mais RCC - porque a RCC é católica, é apoiada pelos papas -, mas é movimento pentecostal, protestante mesmo, invadindo e maculando a Santa Igreja com suas palhaçadas. Imitam os protestantes nas piores coisas, nos "ritos" mais ridículos e descabidos. É quem sofre são as almas dos menos instruídos. Esses não merecem ser crucificados, mas bem que mereciam um bom puxão de orelha de seus bispos, para que parem de esculhambar a liturgia católica.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Alberto 19-08-2013 00:51
Amados irmãos a paz de Jesus e o Amor de Maria! Concordo que não devemos fazer da santa liturgia da Missa um espetáculo. Como é dito para nós em Oséias o meu povo padece de conhecimento, pensemos e rezemos nesta palavra :D
Responder | Responder com citação | Citar
0 # katia 05-08-2013 11:29
Bom dia,ao ver este post parecia que eu estava no cerco da minha paróquia...é lamentável....2 fatos do cerco daqui:no ano retrasado no momento da comunhão "acidentalmente" uma mulher ao comungar derrubou o Sangue de Jesus em cima do Padre,pois que ele estava dando a comunhão,e consequentemente o Sangue tbém caiu no chão.E no ano passado Jesus Eucarístico tbém caiu das mãos de um ministro.Dois fatos que nos levam a pensar,pq?..ou para que? Nesta mesma próquia acontecem toda quinta feira a "missa do Santíssimo"....lindaaa....mas no final quando o padre passeia com Jesus no ostensório...é de lei: as pessoas TEMMM que cair....se não cair,ahhh a graça não aconteceu...infelizmente,muitos pensam assim....vou tbem nesta missa pela eucaristia,por JESUS...mas o teatro acontece pq o padre permite....e detalhe: muitas vz aconteceu do padre não poder realizar a tal missa e virem outros padres...O padre desce para dar uma rápida passeada com JESUS e detalhe: NINGUÉM CAI!!!!....pq será??????? Enfim,BANALIZARAM A SANTA MISSA!!! Pe.Pio fala bem isso: JESUS FALOU A ELE COM TRISTEZA,MINHA CASA SE TORNOU CASA DE ENTRETENIMENTO.... Para atrair fiéis eles permitem TUDOOO.... Esta é a Igreja Católica no nosso Brasil!
Responder | Responder com citação | Citar
+2 # Marjory Pereira 05-09-2013 14:57
Sobre essa estória de cair no chão pelo ação do Espírito Santo, tenho uma de "ESCOLASCAR": o Bispo da minha diocese, Dom Armando, foi convidado a participar de um evento da RCC. Ele chegou sem ser notado pelos presentes que já estavam no ápice do louvor, orando em línguas e caindo no chão. O Bispo em pessoa se dirigiu a cada um e mandou a pessoa se levantar!Nem preciso dizer com que cara o povo se levantou. Paz e Bem!
Responder | Responder com citação | Citar
+2 # Amo Minha Igreja 04-08-2013 02:04
Olá, senhor "ooooooocatequista"! Vejo o quanto a sua critica vã não leva ninguém a crescer na fé, mas na discórdia, fofoca, e julgar o outro pelo erro, e sem falar da perca de tempo no ficar procurando tudo isso para sempre ficar apontando o erro. Procure ajudar a Igreja em coisas que levam as pessoas ao encontro com Jesus Cristo, a quem provavelmente você e tantas pessoas que te apoiam conhecem apenas por papel ou palavras. Enquanto você está preso a documentos nossa Igreja vai se perdendo por falta de pessoas que vivam autenticamente a fé. Para de ficar procurando intrigas e causando elas dentro da sua própria Igreja. Procure publicar matérias que vão ajudar as pessoas a não serem preconceituosas, arrogantes, racistas e nem cristãos fossilizados.
Responder | Responder com citação | Citar
-1 # A Catequista 04-08-2013 12:54
rebeldia
Responder | Responder com citação | Citar
0 # João Nunes 24-07-2013 13:40
Sinceramente indignado com o protestantismo dentro da ICAR que tanto amo. Outro dia fui num batizado e o padre distribuiu a hóstia (que era naquele formato que aparece no filme Paixão de Cristo do Mel Gibson: um pão ázimo de cor escurecida) segundo o costume protestante, onde todos ficaram com o pão na mão e cearam de uma só vez. Existem ordens da Igreja quanto a essa prática?
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Karla Cristina 29-07-2013 09:21
João, índico a leitura do documento Redemptionis Sacramentum, principalmente o capítulo quarto, sobre a Sagrada Comunhão. http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccdds/documents/rc_con_ccdds_doc_20040423_redemptionis-sacramentum_po.html
Responder | Responder com citação | Citar
0 # emival 17-07-2013 06:36
Infelizmente a busca do oba oba por parte de muitos, aliada à falta de critério,de zêlo, respeito ao sagrado tem produzido abusos em todos os âmbitos em minha igreja. Que pena, minha religião tão rica de valores ter tantos administradores tão mal formados em relação aos mesmos. Santa Maria mãe de Deus, intercedei pelos vossos filhos prediletos. Oséias, 4,6.´´ porque meu povo se perde por falta de conhecimento;``
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Marcelo Rocha 16-07-2013 23:10
O verdadeiro Cerco de Jericó é algo de profunda comunhão com a Igreja de 2000 anos. Rezamos rosários, louvamos ao Senhor, lemos os Saltério, adoramos e nos entregamos a Ele. Rezamos pelo Papa, pelos bispos, pelas vocações sacerdotais e religiosas, pela JMJ, por famílias Santas, por leigos honestos e comprometidos com a vida e o evangelho, contra o aborto, pela cura, salvação e libertação dos presentes, pela Igreja, etc. Agora, toda essa parafernália é algo que não nos pertence. É uma pena que esse modo de fazer o cerco tem acontecido diante do Senhor. Mas, louvado seja Deus por esse post.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # MaFê 16-07-2013 22:44
É impressão minha ou as trombetas do primeiro vídeo estão tocando o tema de introdução dos filmes da 20th Century Fox? Cada vez mais, eu sou, como diria uma amiga minha, da "Congregação Anti-Palmas pra Jesus". Nossa Tradição é tão bonita... Não precisa estragar com muros de isopor...
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # MANOEL 16-07-2013 22:26
Amados de Deus, quero relatar que na minha paróquia se realiza o cerco de jericó que tem origem na polônia.São 7 dias e 7 noites em adoração ao santissimo sacramento com a reza do terço de nossa senhora.Nada de invenção.Nada de bizarrice.Nada de ofensas ao coração de Jesus.Nada de enfeites.Vamos ficar em oração pela nossa igreja.JESUS,EU CONFIO EM VÓS.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Fernanda Silva Rieger 16-07-2013 22:16
Realmente traz bons frutos! Já participei aqui na minha paróquia umas 3 vezes e é muito bom!!! Mas fica tranquila catequista aqui é tudo certinho viu! Nada desses abusos de liturgia, e é muito bom mesmo estar em adoração diante de Jesus sacramentado
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Claudia Maria 16-07-2013 22:15
Parabéns pelo post! Eu sou fã de vocês. São por essas e outras que a Igreja brasileira fica conhecida internacionalmente pelas liturgias "de palhaços",ou pelas palhaçadas liturgias. Olhem isso que saiu no blog de um padre nos EUA comentando as Missas durante a novena de N. Sra. Aparecida no Santuário de Aparecida. http://wdtprs.com/blog/2013/07/when-clowns-attack/ Está na hora de nossos bispos agirem e colocarem ordem nisso! Um abraço a todos da equipe do OCatequista.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Alci Santos Vivas Amado 16-07-2013 20:33
Gente acontece tantas coisas em nossas vidas, e a pior delas é a nossa língua. Jesus sacramentado é Jesus, Vivo, onde ele envia seus discípulos a amarem aos seus inimigos e levar essa boa nova ao mundo inteiro. Quanto aos videos não vi nada que Jesus condenasse. Mas mesmo se houver ele implora ao Pai: 'Meu pai eles não sabem o que fazem perdoa-os" Quanto ao Sr. Edir Macedo fui certa ocasião no maracanã. Lá sim, embora não houvesse cenas como as dos videos, mas o que vi foi explorar o povo. Tinha até arco ires, quanto mais pagassem para passar debaixo dele, mas os pecados seria perdoados. Depois veio sacos recolhendo, alianças, cordões, óculos e dinheiro. Foi uma limpeza total
Responder | Responder com citação | Citar
+2 # A Catequista 16-07-2013 21:35
Alci, O que a Igreja Católica condena, Jesus também condena. Afinal, o Espírito Santo é quem guia a Igreja. Leia o comentário que fizemos neste post como resposta para o Reinaldo. Dou a você a mesma dica que dei a ele: estude a Carta Encíclica Ecclesia Eucaristia, de João Paulo II. Não é possível ler essa carta e continuar achando esse tipo de abuso litúrgico tolerável. Então, você até pode não ter visto nada de mau, mas o que interessa é o que a Igreja acha, e não o que nós achamos. Pense nas missas de todos os papas em todos os tempos e lugares, e me diga se já foi feito uma palhaçada similar à mostrada nesses vídeos. Me diga se eles cercaram o Santíssimo de teatrinhos, fogos de artifício, explosão de chuva de prata, luz laser e fumaça de gelo seco.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Johnny 16-07-2013 18:03
Que tristeza senti ao ver esses vídeos. Que falta de Respeito com Jesus Sacramentado. Vergonha alheia desses catocrentes.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Gêneto eugenio 16-07-2013 15:55
Sinto no coração uma tristeza... . . . Não tive coragem de ver nenhum vídeo... Pude perceber através das palavras de quem viu, o erro. Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Lucas 23:34
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Meire 16-07-2013 15:43
Não sei porque esse povo não vai de vez para as igrejas protestantes. Realmente é de doer o coração. Pessoal, desculpe sair do tema desse post,mas gostaria de saber uma coisa: na paroquia que estou frequentando (casei e mudei de bairro) o Padre fez a Homilia sentado. É certo isso??
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 16-07-2013 15:05
Ainda sobre a posição da Igreja a esse respeito... Acho importante colar aqui um comentário que o amigo Carlos, da Galicia, fez em um post anterior: "Vocês comentam as coisas parecendo protestantes, ou seja, tem que ter num documento. Gente, precisamos ter em mente que há uma tradição de 2000 anos, que claro que existem algumas adaptações, mas é preciso que o essencial esteja no centro de tudo. A Missa é o santo sacrificio do calvario, porém de forma incruenta como ensina a Santa Igreja, explica-nos o catecismo. Se tivermos isso em mente certamente deixaríamos de cometer na Missa tantos abusos liturgicos, tanta desobediência à Igreja..."
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Arthur Santana 16-07-2013 15:02
Na minha Paróquia é realizado todo mês o Cerco de Jericó, com Adoração 24h por dia, tem até um grupo (Guardiões do Santíssimo Sacramento) que se responsabilizam para que em momento algum o Santíssimo Sacramento deixe de ser adorado...
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Regimario 16-07-2013 14:09
E quando a gente pensa que a neopentecostalização da Missa e da Liturgia não podia ficar pior do que está... Chamar essa gente de jumenta é ofensa ao pobre bicho!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Elvis Souza 16-07-2013 13:58
Ahh! O quanto esperei por este post. Mais uma vez sou grato aos melhores Catequistas do Brasil. Esplêndido! Magnífico! Por um bom tempo indaguei "Qual seria a forma acertada de se fazer um Cerco de Jericó?". Aqui em minha paróquia, esses momentos ganhavam uma certa ''atenção'' por parte dos membros ativos, em especial o padre. Chegado a hora de organizar, era sempre um corre pra cá, corre pra lá! Visando os menores detalhes. O triste, e ponto negativo, era a quantidade de enfeites, bancas reviradas, mesa-altar deslocado, etc. Sem contar os cantos mais ''carismáticos'' possíveis. Outro detalhe, se dava na divisão dos grupos para os 7 dias. Cada grupo tinha o seu horário para realizar o seu momento diante de Jesus Eucarístico, o que ''subjetivamente'' possibilitava as mais variadas formas de expressão abusivas ou não (o BOM era que o padre não permitia "oração em línguas", Ô grória!). Apesar disso, quem sempre dava as coordenadas era o padre local. Mas, por outro lado, havia uma certa reverência e respeito em ''alguns'' momentos, cito: Durante a Santa Missa, e só. Resumidamente o Cerco de Jericó aqui era, e ainda é, cheio de nuances. Precisa haver uma conscientização e formação no aspecto litúrgico e no sentido espiritual, visto que, sem dúvida, é um grande contributo para o alimento da nossa vida cristã. Mais uma vez Parabéns pelo post. Com júbilo em Cristo! Abração!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Reinaldo 16-07-2013 13:39
Poderiam deixar ai no site qual é a posição da Santa Sé sobre o assunto Cerco de Jerícó e sobre esses vídeos que estão neste site (sobre os exageros ?) Melhor ouvir a posição da igreja sobre o assunto assim, seremos melhor orientados.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # A Catequista 16-07-2013 14:15
Reinaldo, Até onde sei, o Cerco de Jericó é uma devoção extra-oficial. Não conheço nenhum documento de Papas, Cardeais ou bispos citando o Cerco de Jericó (se algum leitor souber de algo, por favor, nos envie!). Como dissemos no post, essa ideia nasceu entre os protestantes, e nós a copiamos. Não há mal em fazer uma adaptação do Cerco, de acordo com o espírito católico e sem avacalhar a liturgia. Mas fazendo exatamente como os neopentecostais fazem, não dá. O absurdo da coisa está evidente por si, e não há necessidade de documentos. Mas se você quer ler um documento que prove que o que estamos falando aqui não se trata de uma opinião pessoal, mas de algo inerente ao Magistério da Igreja, basta ler a Carta Encíclica Ecclesia Eucaristia, de João Paulo II: http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_20030417_eccl-de-euch_po.html Nesse documento, o beato JP II fala sobre o sentido profundo da Missa e da Eucaristia. Ele deixa bem claro que a Missa é um "banquete sacrificial, assinalado com o sangue derramado no Gólgota.”. Então, diante do altar, que assume o lugar do Gólgota, fazemos a memória de que Jesus sofreu muito por amor a nós. Pense, então amigo: se é assim como o Papa diz, tem cabimento essa algazarra, essa folia de show de axé diante da Santa Eucaristia e do santo altar? Destaco mais um trecho desse documento: 13. Em virtude da sua íntima relação com o sacrifício do Gólgota, a Eucaristia é sacrifício em sentido próprio, e não apenas em sentido genérico como se se tratasse simplesmente da oferta de Cristo aos fiéis para seu alimento espiritual. Com efeito, o dom do seu amor e da sua obediência até ao extremo de dar a vida (cf. Jo 10,17-18) é em primeiro lugar um dom a seu Pai. (...) Ao entregar à Igreja o seu sacrifício, Cristo quis também assumir o sacrifício espiritual da Igreja, chamada por sua vez a oferecer-se a si própria juntamente com o sacrifício de Cristo. Assim no-lo ensina o Concílio Vaticano II: « Pela participação no sacrifício eucarístico de Cristo, fonte e centro de toda a vida cristã, [os fiéis] oferecem a Deus a vítima divina e a si mesmos juntamente com ela ».(19)
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Thiago Oliveira 09-11-2017 02:38
Sugiro que se leia o histórico do "Cerco de Jericó" original, levantada pelo Prof. Felipe Aquino (https://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2012/09/05/voce-sabe-como-surgiu-o-cerco-de-jerico/). Embora eu não seja membro da RCC, e prefira seguir uma linha de pensamentos e atitudes mais condizentes com os documentos pontifícios, não posso deixar de admitir que a RCC é um movimento autêntico nascido de uma necessidade da Igreja e referendada pelos Papas pós-conciliares. Contudo, concordo que se deva dizer que o nome certo é "Cerco de Jericó", durante o qual se reza o Rosário diante do Santíssimo Sacramento exposto ou no Sacrário; e não "circo de jerico", no qual se utiliza do Santíssimo Sacramento com espetáculos ridículos e palhaçadas histéricas!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Rafael Rosa 13-05-2015 14:35
Na verdade essa idéia nasceu na Igreja católica, na Polônia comunista, vinculada ao papa JP II! #chupaessamanga Tudo começou na Polônia, quando para obter uma vitória certa, alguns piedosos poloneses organizaram em seu país aquilo a que chamaram de Cerco de Jericó. O Santo Padre devia ir à Polônia a 8 de maio de 1979, para o 91º aniversário do martírio de santo Estanislau, Bispo de Cracóvia. Em fins de novembro de 1978, 7 (sete) semanas depois do Conclave que havia eleito João Paulo II, a Rainha Vitoriosa do Santo Rosário, Maria Santíssima deu uma mensagem precisa a uma alma privilegiada da Polônia, onde dizia: "Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora, um Congresso do Rosário: 7 dias e 6 noites de rosários consecutivos, diante do Santíssimo Sacramento exposto". No dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro de 1978), Anatol Kazczuck, daí em diante promotor desses Cercos, apresentou a ordem da Rainha do Céu a Monsenhor Kraszewski, bispo auxiliar da Comissão Mariana do Episcopado. Ele respondeu: ‘É bom rezar diante do Santíssimo Sacramento exposto; é bom rezar o terço pelo Papa; é bom rezar em Jasna Gora. Podeis fazê-lo.’ Anatol apresentou também a mensagem de Nossa Senhora a Monsenhor Stefano Barata, bispo de Czastochowa e presidente da Comissão Mariana do Episcopado. Ele alegrou-se com o projeto, mas aconselhou-os a não darem o nome ‘congresso’, para maior facilidade na sua organização. Como esse ‘assalto’ de rosários devia durar sete dias, e, tal como em Jericó, tinha-se certeza da vitória, deu-se-lhe o nome de Cerco de Jericó. O Padre diretor de Jasna Gora aprovou o projeto, mas não queria que se realizasse em maio por causa dos preparativos da visita do Santo Padre. Dizia ele: ‘seria melhor em abril’. ‘Mas a Rainha do Céu deu ordens para que se organizassem esses rosários permanentes na primeira semana de maio’, respondeu o Sr. Anatol. O Padre aceitou, recomendando-lhe que fossem evitadas perturbações. A Santíssima Virgem sabia bem que o Cerco de Jericó em maio não iria perturbar a visita do Papa, porque ele não viria. E, logo a seguir, as autoridades recusaram o visto de entrada no país ao Santo Padre, como tinham feito a Paulo VI em 1966. Consternação geral em toda a Polônia! O Papa não poderia visitar a sua Pátria. Foi, então, com redobrado fervor que se organizou o ‘assalto’ de rosários. E, no dia 7 de maio, ao mesmo tempo que terminava o Cerco, caíram ‘as muralhas de Jericó’. Um comunicado oficial anunciava que o Santo Padre visitaria a Polônia de 2 a 10 de junho. Sabe-se como o povo polonês viveu esses nove dias com o Papa, o ‘seu’ Santo Padre, numa alegria indescritível! No dia 10 de junho, João Paulo II terminava a sua peregrinação, consagrando, com todo o Episcopado polonês, a nação polaca ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria, diante de um milhão e quinhentos mil fiéis reunidos em Blonic Kraskokic. Foi a apoteose! Fonte: http://www.rccbrasil.org.br/artigo.php?artigo=697
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Ana 16-07-2013 13:27
o pior é que isso tem acontecido nas missas e adorações com shows, gritaria e lágrimas. Fora o povo que se joga no chão quando toca o santíssimo. O padre passa pelos fieis exorcizando impondo as mãos empurrando-as sobre as cabeças e ai daquele que não se jogar no chão... ele empurra a cabeça com mais força e ainda diz que tá dominado... triste triste
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Marta 05-02-2015 17:58
Ontem no catecismo para adultos a atividade do dia era Adoração ao Santíssimo, mas fiquei triste porque o catequista (que supostamente deveria ensinar o catecismo da Igreja Católica) levou um cara com um violão que passou a adoração inteira tocando. Não houve praticamente um minuto sequer de silêncio. Pra completar, o catequista ficou declamando os 10 mandamentos e as situações em que os quebrávamos, cantando o Kyrie Eleison do Shalom (www.youtube.com/watch?v=Oy-Aj-bvKtY) entre um mandamento e outro. Não teve oração, não teve aquelas músicas mais tradicionais de adoração, foi mais um batecum. Será que eu devo escrever ao pároco para orientar melhor o catequista?
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 05-02-2015 22:16
Sim, eu acho que você deve escrever ao pároco.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Cristiano Estolano 16-07-2013 19:21
Ana, Você tocou em um ponto interessante: NÃO SE DEVE TOCAR NO OSTENSÓRIO, nem esfregá-lo como se fosse a lâmpada mágica de Alladin! Quando isso ocorre (muitas vezes em adorações pela TV) eu fecho os olhos, viro pro outro lado, pois me tira do sério! Prefiro não olhar a perder todo o sentido do momento! A quem considera isso exagero, lembro o seguinte versículo: "O zelo de tua casa me consome" (Jo 2,17 - Sl 68,10)
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # FELIPE TEIDER 16-07-2013 13:20
Ata Obrigadoo Catequista!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Lucas Rodrigues 16-07-2013 12:29
Olha, realmente fico muito triste com essa situação, profanação, desrespeito ao S.Sacramento, "quebraram a cruz meu!!!!!" idiotice de primeira, os ministros dançando e pulando, o padre ajudando a algazarra, isso é o Brasil, queria tanto que o Santo Padre distribuísse excomunhões para essa gentalha, eu fico triste, aqui na paróquia São João Batista no litoral norte de sampa também ocorre certos "erros" litúrgicos, acontece, mas são leves e as vezes imperceptíveis, mas essa aberração ai diante do Santíssimo, poupe-me! Heresia pouca é bobagem...
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Paulo Ricardo Costa Pinto 16-07-2013 12:54
Amo minha Paróquia por isso: não tem Missa Tridentina, mas ainda não vi muitas coisas absurdas na liturgia. Bom, nunca vi nenhuma.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 16-07-2013 12:12
Se acontecesse isto durante uma missa, sem pestanejar, eu corro da Igreja. Que mania os católicos tem de imitar os evangélicos, até canções deles se tem mania de cantar dentro de nossas igrejas, até parece que não temos canções lindíssimas e ótimos autores, precisa ir buscar nas igrejas evangélicas?, quando há uma canção que eu sei que é de origem protestante, eu não canto, posso ser até intolerante, chato, o que quiserem, mas tenho meu orgulho (não um dos sete pecados capitais, mas o de acreditar que também temos canções e autores bons e ate melhores que os protestantes), de ser católico e de nós católicos promover o que temos de melhor na nossa Igreja. Coisas como estas, como de cantar canções protestantes na nossa Igreja e de fazer estas palhaçadas como estes circo de jerico, só rende comentário de protestantes o qual eu mesmo vi em um programa na RIT no Vejam Só, o qual os pastores comentavam entre si, que nós católicos sempre fomos contra os protestantes, mas hoje até cantamos as canções deles, só que isto não é ruim, porque por estas canções o povo católico vai começar a crer em Jesus e quem sabe virar evangélico, ou seja, ainda temo que escutar isto, é brincadeira?!. Só espero que nesta JMJ não tenha estas palhaçadas, porque se tiver, será uma mega circo e não um mega evento.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Meire 16-07-2013 16:08
Concordo com vc Sidnei...aquela Valadão comentou sobre o Pe Marcelo cantar a musica dela e ainda "profetizou" a queda da Igreja Católica. Tenha dó...tbm não curto. Vc ficou sabendo do tal do flash mob que vai rolar no dia 28 na JMJ?? É serio isso??
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 16-07-2013 18:01
Não sei de nada sobre isto Meire, a não ser que o pessoal aqui do Catequista saibas sobre isto, porque eu não estou sabendo de nada.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Lucas Farias 17-07-2013 10:43
Sobre o Flash Mob, segue o link falando sobre. Só espero que não seja durante a Santa Missa. http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/2920/jmj-rio2013-desafia-jovens-a-fazerem-o-maior-flash-mob-do-mundo-em-guaratiba
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Paulo Ricardo Costa Pinto 16-07-2013 12:50
Concordo contigo Sidnei. Só uma ressalva eu te faço, a Igreja imitadora de crentes é fruto do Bananistão, (seria uma... Banana?)e vem daqui esse coisa de apoderar-se da tradição gospel do Mississipi. Minha postura com relação a JMJ, atualmente, é a seguinte: me importo com a Santa Igreja e com o Papa, vou rezar para que tudo dê certo. Controlarei meus demônios interiores e vou colaborar com o que concordo e acho justo, jogando pela ladeira da memória todas as coisas que não me interessam relativas ao evento. Palhaçadas haverão, com certeza, mas muita coisa boa também, é só não ficar no picadeiro dos palhaços.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Daniel Armenio 16-07-2013 12:00
Show hein... e essa semana (no sábado) acabou de começar o Cerco aqui na minha Paróquia... Vou participar (não, não farei teatro nem nada, só irei) pela primeira vez... Só espero que não aconteça nada desse tipo de coisa, e se acontecer, alguém vai ouvir.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Cadu Sindona 16-07-2013 11:47
O melhor a se fazer é parar de achar que o "eu" precisa reinventar a Igreja, se todos assim fizessem, teríamos uma Igreja numa situação bem menos crítica.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Rafael Nascimento 16-07-2013 11:44
Estou horrorizado com tamanha idiotice. Nunca vi tanta bizarrice litúrgica na minha vida. Isso é um Circo de muito baixo nível. Que bando de jumentos! Cadê adoração? cadê contrição? Cadê conversão? Já vi muita profanação litúrgica e achava que não me escandalizaria com nada. Mas esses circos de jerico ai conseguiram me tirar do sério.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # J. Williams Felix 16-07-2013 11:38
Isso só mostrar que algumas de nossas igrejas/paróquias estão se "protestanizando". Toda essa algazarra diante do Sacrário como foi comentado no post só ofende a Cristo. São atos de diversão ao invés de adoração!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Rafael 16-07-2013 11:36
Só pra finalizar: a melhor adoração que já fiz não contava nem com luz elétrica para acontecer...
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Ruan 16-07-2013 11:32
Post melhor impossível; aqui na cidade não cheguei a ver algum cerco ou circo de Jérico, mas se a palhaçada que fizeram chegasse aqui eu me revoltava!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Rafael 16-07-2013 11:29
"E a cruz se quebra". PERFEITA analogia - literal, no caso - ao que sinto ao ver essas imagens. Tá aí o resultado disso tudo: promessas e mais promessas de ver tudo resolvido - como o discurso das protestantes - acho que a cruz fica de lado, acaba se quebrando...
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Gabriel 16-07-2013 11:20
O primeiro vídeo, meus caros, é na minha Arquidiocese. Na capital, inclusive, pertinho do senhor Arcebispo. Depois, quando digo que isso tudo virou mais circo do que ~cerco~, aí eu sou o intolerante, que não tem Jesus no coração, que tem que entender que "o que importa é o coração". O pior é ver que as autoridades que têm o poder pra acabar com esta palhaçada não fazem nada. E pobres dos padres e leigos que queiram fazer alguma coisa... aí sim é que começa a perseguição. Não sou contra a RCC, nem contra o cerco. O que abomino é essa verdadeira profanação da Santa Missa. Pax!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # FELIPE TEIDER 16-07-2013 11:10
Voces poderiam citar um exemplo em vídeo, de um cerco de Jericó ''correto'? - Se possível?
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 16-07-2013 13:11
Felipe, Em vídeo eu só encontrei bizarrices, infelizmente. Mas um leitor, o Rafael Nascimento, enviou pra gente o link com o álbum de fotos do Cerco de Jericó que aconteceu na paróquia dele neste ano. Paróquia de São Bento, Itapecerica - MG. Está tudo parecendo muito digno e bonito: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.550494098334284.1073741830.217762741607423&type=3
Responder | Responder com citação | Citar
0 # victor 16-07-2013 10:45
Excelente post
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Ítalo 16-07-2013 10:31
Pode realmente dar frutos um Cerco de Jericó, quando se adora Jesus Eucarístico, e não fazendo palhaçada. Deviam voltar atrás e fazer uma adoração de reparação...
Responder | Responder com citação | Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


Publicidade
Publicidade