Giordano Bruno – mártir ou mala-sem-alça?

destaque_giordano

“Matar um herege é introduzir na terra um crime inexpiável”, dizia São João Crisóstomo (séc. IV). E São Bernardo, ao saber que alguns hereges de Colônia haviam sido queimados na fogueira, exclamou que “A fé é uma obra de persuasão, não se impõe!”, e sabiamente afirmou que era absurdo fazer “falsos mártires” daquela maneira […]

Coelhinho católico, o que trazes pra mim? Uma reflexão sobre a entrevista do Papa

Está aberta a temporada de caça aos coelhos! Tretas malignas surgiram após a última entrevista do Papa Francisco à imprensa, no voo de retorno da viagem às Filipinas. Na edição dessa terça-feira (19/01) do Jornal Nacional, a vaticanista Ilze Scamparani relatou que o Papa pediu que os católicos não se reproduzissem como coelhos, e que a família […]

Lutero e Charlie Hebdo: muita coisa em comum

cartunista_destaque

Nesses tempos de discussão sobre o respeito às crenças religiosas alheias, convém mais do que nunca trazer à tona uma faceta de Martinho Lutero que pouca gente conhece: o de gravurista que não tinha limites para a baixaria.

Bem diferente do que muita gente pensa, não foi por meio da distribuição de bíblias que […]

Papa Francisco: “se ofender a minha mãe, pode esperar um murro”

Nesta quinta-feira (15), a bordo do avião que o levava às Filipinas, o Papa Francisco afirmou exatamente o que defendemos aqui, em nosso último post: não, não há justificativa para matar em nome de Deus, e sim, há limites para a liberdade de expressão. O Papa se referia especialmente a piadas infames envolvendo religiões.

[…]

A intolerância dos terroristas e a intolerância dos humoristas blasfemos

Os telejornais estão dando grande destaque ao ataque ocorrido na última quarta-feira em Paris, em que terroristas mataram 12 pessoas no escritório da revista Charlie Hebdo, deixando outras quatro gravemente feridas. A reação da sociedade está em geral está sendo desastrosamente equivocada. Não tem bonzinho nessa história! São quatro níveis de joselitagem:

Joselitos nível júnior […]

Assassinato da liturgia católica: o Pai-Nosso modificado

O Pai-Nosso é a oração perfeita: eis um pensamento unânime entre todos os cristãos. Quem teria a empáfia de propor alterações em uma oração composta pelo próprio Deus Encarnado? Ninguém… A não ser algumas centenas de padres pelo Brasil afora!

Já virou modinha em diversas igrejas a substituição, na Missa, da oração do Pai […]

Monge Zoeiro do Século V – Uma lição de como tratar hereges

Estudando a história das heresias que abalaram a cristandade em seus primeiros séculos, vemos que os hereges deixaram atrás de si não somente um rastro de intrigas, divisões e conflitos; eles também nos legaram episódios cômicos impagáveis! Hoje nós contamos a vocês um desses deliciosos causos, protagonizado pelo monge oriental zoeiro do século V.

Em […]

Mapa astral, Tarô, Búzios… I say NO, NO, NO!

bola_destaque

Ano Novo, vida nova e… velhas ilusões. Especialmente na época de virada do ano, as pessoas acorrem a cartomantes, astrólogos, médiuns e outros supostos videntes do futuro. O que motiva essa busca? A fé? Não, justamente o contrário: a FALTA DE FÉ. Por não confiarem nos desígnios e na Providência de Deus, muitos – até […]