Relíquias de santos: SIM, eu venero!

purchase levitrol


cheap levitrol


buy levitrol


levitrol


order levitrol


levitrol mg


online levitrol


levitrol cost

sao_paulo_cura

Há alguns dias postamos na nossa fanpage a imagem de uma relíquia do Beato João Paulo II, que será trazida para a JMJ do Rio. Um dos comentários que apareceram foi esse aí:

“Acho que nossa igreja deveria deixa certas ideias. Amamos e respeitamos o beato João Paulo, mas não é necessário andar com o sangue dele. Isto tiraria a centralidade que é o Senhor Jesus Cristo”.

É preocupante ver como a influência protestante avança no meio católico. Todos nós podemos ter dúvidas e procurar as razões de determinadas tradições da Igreja, mas sair, já de cara, abraçando e divulgando ideias contrárias à fé católica… isso é não é muito prudente!

Um dos nossos leitores respondeu muito bem ao tal comentário:

“Tenho uma relíquia de São Padre Pio e minha fé em Jesus Cristo não foi abalada, pelo contrário quando olho a relíquia lembro que São Padre Pio venceu e está junto dos vencedores da grande tribulação que narra o livro do Apocalipse, e além do mais as relíquias são bíblicas: ‘Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos, e afastavam-se os espíritos malignos.’ (Atos 19, 11-12)” – Bruno Rafael

Relíquias de santos e beatos podem ser seus restos mortais, seus objetos pessoais ou objetos tocados por eles. A passagem de Atos citada pelo Bruno não deixa dúvidas de que o Senhor envia graças aos fiéis por intermédio de seus santos, inclusive por meio de suas relíquias.

No Antigo Testamento, lembro-me de dois relatos interessantes que mostram a ação de Deus por meio das relíquias de seus servos:

  • o profeta Eliseu bateu com o manto do falecido profeta Elias na água, e então o rio se dividiu em duas partes, para que ele atravessasse (II Reis 2, 13-14);
  • um homem ressuscitou quando seu corpo tocou nos ossos de Eliseu (II Reis 13, 20-21).

Além da fundamentação bíblica, não podemos ignorar o testemunho dos santos, que tantas graças receberam por meio das relíquias de outros santos. Por exemplo, Santa Catarina Labouré (a quem Nossa Senhora das Graças apareceu) teve uma visão profética ao rezar para São Vicente de Paulo, diante de seu corpo.

Santa Teresinha do Menino Jesus também tinha grande apreço pelas relíquias. Quando esteve nas catacumbas de Roma, ela entrou com sua irmã Celina no fundo de um antigo túmulo de Santa Cecília, e lá pegou um pouco da terra que o corpo, um dia, havia tocado. Depois desse episódio, e após conhecer melhor a história de Santa Cecília, Santa Teresinha passou a tê-la como sua santa predileta (fonte: “História de uma Alma”). Tal devoção não distraiu nem tirou Jesus do centro do coração de Santa Teresinha. Bem ao contrário!

Certamente, há católicos que não compreendem bem o papel dos santos e vivem de forma desvirtuada a relação com as relíquias. Mas o problema não é a tradição de venerar relíquias, e sim uma catequese deficiente.

As relíquias causam em nós grande impacto, pois nos aproximam fisicamente de realidades antes conhecidas somente por meio de relatos escritos e orais. Minha experiência mais marcante nesse sentido foi na Catedral de Santiago de Compostela. Como um cristão pode não se sentir abalado ao se ver diante da caixa onde estão os ossos de São Tiago? Aquele homem da Bíblia, aquele que tocou no Cristo, que ouviu a Sua voz e que testemunhou a Sua Ressurreição… Podemos chegar pertinho de seus restos mortais!

Ninguém está dizendo que as relíquias são essenciais para a nossa salvação. Porém elas são, isso sim, testemunhas silenciosas e incisivas da vida de pessoas amaram o Cristo radicalmente.

 

41 comments to Relíquias de santos: SIM, eu venero!

  • – Eu Vejo catolicrentes
    – Com que frequência?
    – Sempre que encontro um católico que não estuda o catecismo!

  • Andréa

    Como sempre Vivi,show de bola!
    Vendo este post me lembrei quando as relíquias de Dom Bosco foram ao Rio Grande do Sul e nós fomos visitar. Eu estava grávida e diante dos restos mortais do santo consagrei o José Francisco ao seu cuidado e à São Domingos Sávio. É claaaaro que isso em nada tira o senhorio de Jesus na minha vida e da minha família.
    O fato mais engraçado é que na saída da visita ganhamos um cartão postal com a foto da urna de Dom Bosco,no formato do seu corpo,e quando chegamos em casa,colocamos no mural da sala,como lembrança. Um amigo nosso,seminarista, quando foi nos visitar,soltou a seguinte pérola “só essa gente de igreja, pra colocar bem feliz a foto de uma urna de morto na sala ‘prá visita’ “. A gente deu risada prá caramba, mas percebemos como nós católicos precisamos ter esta visão livre do corpo sem vida,mas que remete nosso coração à Vida Eterna.
    Amo o blog de vocês! Beijos! Shalom!

  • Sem dúvida uma ida a Roma nos abala também.

    Em março/2012 fui a Roma, Assis e Pádua pela segunda vez, após quase 13 anos. Igrejas com túmulos de apóstolos (não apenas Pedro e Paulo, vários!), túmulos de santos em toda parte, relíquias e objetos que Deus usou para operar milagres (como o crucifixo que sangrou numa sexta-feira santa), a casa de Santa Cecília.

    É pra derreter o coração mais duro!

  • Opa! Tinha esquecido a sugestão: Talvez fosse interessante complementar também com relatos dos primeiros cristãos, o que diziam dos restos mortais e objetos dos mártires… 😉

    • Cláudio

      Pois é. Bem antigamente nem havia altar sem relíquia. Mas como o povo não estuda…Aliás, esse negócio de não estudar tem um quê de protestante também, né? (Sola fide, acho que é isso. rs)
      Aí, no final, esses caras estão lascados: não acreditam pela fé (nas relíquias e outras coisas mais), e também não estudam. Que confusão!Vai ser católico bão assim lá longe!

  • Daniel Pires

    É a mesma coisa de encontrar com um lutador do ufc e trocar ideia com ele depois de uma década só assistindo mma pela tv/pc: A realidade que antes parecia distante e vaga agora se torna palpável, clara e absurdamente próxima.

    Parece bobagem, mas esse tipo de coisa não acontece por acaso e te ajuda a fazer o paralelo. O mesmo pode ocorrer com uma fã de novelas vendo seu ator predileto ou o fã de uma banda conhecendo-a pessoalmente. Tem que ser muito ignorante para negar o poder disso.

  • Essa visão errônea deriva da eclesiologia protestante, eclesiologia esta que dá mais pena e sono que qualquer outra que Lutero e companhia inventaram.

    Se Cristo é Cabeça da Igreja, e a Igreja é o Corpo de Cristo, então Cristo e sua Igreja são um, logo a Igreja (e portanto os seus santos) nada mais fazem que levar Cristo ao mundo pois a Igreja é Cristo! Cristo vivo na história.

    Quando se exclui os santos, é impossível entrar na Igreja.

  • Nancy Sotero

    Engraçada, essa galera que não concorda com a veneração das relíquias dos Santos, mas tem em casa imitações das Relíquias da Morte do Harry Potter ¬¬ #Catolaicos

  • Sempre que entro aqui recebo um “balde” cheio de conhecimento! E dou risada também com vocês, principalmente com o comentário do amigo Rafael Rosa:

    – Eu Vejo catolicrentes
    – Com que frequência?
    – Sempre que encontro um católico que não estuda o catecismo!

    Parabéns! Também vejo muitos por ai!

  • Thiago

    Ri demais dessas imagens! Façam mais… ahauhuhahauhauhua

  • Rogério

    Prefiro as toalhinhas encharcadas de suor do Apóstolo Valdemiro Santiago. Eficácia comprovada.
    Preciso arrumar uma dessas para levantar o Vascão do vale da morte.

    Agora falando sério. Em minha igreja tem relíquias de Mártires debaixo do altar. De acordo com o relato do Padre uma mulher foi curada de cancer ao rezar todos os dias nesse altar.
    Isso o Padre disse em uma homília.
    Como eu não acredito em milagre nos dias de hoje acho que é apenas mais um conto do vigário.

    Como diria o Padre Quevedo: Isso non ecziste!!!

    • Rogério, não sei se o o que você falou do milagre é sério, mas em todo caso, deixa eu contar algo que aconteceu em minha paróquia.

      Tem uma colega, Suzana, que tinha contraído um câncer no osso da mão esquerda (salvo engano). Fez tratamentos, fez cirurgia para retirada do tumor e, por conta disso tinha a mão atrofiada.
      Essa foi a condição dela por anos, tanto que ela parou de pedir sua cura.
      Porém, em uma tarde de domingo, antes de uma reunião do EJC, ela estava na capela rezando com uma amiga e começou a pedir que Deus ajudasse uma amiga delas que estava com alguma dificuldade.
      Ela conta que sentiu algo estranho e, quando olhou para a mão ela tinha voltado ao norma e recuperado os movimentos.
      Chamou a amiga que rezava junto, mostrou-lhe o braço e sem dizer nenhuma palavra ela entendeu e começaram a chorar de emoção.
      Nosso Pe passava perto na hora e também se emocionou e, nem preciso falar que a reunião este dia quase não ocorreu.
      O caso dela, salvo engano, esta sendo investigado pelo Vaticano.
      Os jornais na época foram atrás dela para divulgar, mas o Pe pediu que ela se mantivesse discreta, por isso não sei se chegou sair alguma matéria.

      Não deixe de acreditar

      forte abraço
      Deus abençoe
      Pax et Bonum
      Philipe Lucas

    • Rogério,
      Pelo que entendi, vc crê nos milagres dos tempos de Cristo e da Igreja primitiva, mas não crê que milagres possam acontecer nos dias de hj. Qual é a base dessa ideia?

      Eu não creio em todos os milagres que relatam por aí, mas tenho motivos de sobra para acreditar em alguns que testemunhei pessoalmente. Além disso, para a beatificação e canonização de um servo de Deus, o Vaticano exige milagres comprovados. E muitos dos beatos e santos elevados aos altares recentemente são do século XX.

      Então, se o Papa crê em milagres nos dias de hj, por qual razão um católico não creria?

    • Anne

      Aqui, esse milagre aconteceu há treze anos atrás e a menina está aqui em Franca-SP, viva até hoje.

      http://vidaecastidade.blogspot.com.br/2010/04/o-segundo-milagre-operado-por-deus.html

      O marido de Santa Gianna, Pedro Molla, deu ao nosso Bispo Emérito D. Diorgenes, um lenço da Santa, como relíquia, que está exposto na Catedral de Franca-SP em uma urna de vidro.

      Franca, pra mim, é a cidade do Brasil ondem mais acontecem milagres relacionados a recém nascidos. Há cinco ou seis anos atrás, nascia aqui Marcela, uma criança anencefala que viveu por mais de um ano.
      No mês de Julho deste ano (2013), nasceu outra criança diagnosticada com anecefalia que, inexplicavelmente, não tem doença alguma.

  • Flavio

    Olá pessoal, vou postar aqui tb porque ninguém tá acessando o post da paz na Síria, antes de tudo rezemos pela paz aqui no Brasil, sou da região que está em conflito com indígenas aqui no MS, onde um indígena foi morto durante reintegração de posse de área invadida e outro foi baleado, estamos a um passo de uma guerrilha aqui no Estado, acabei de chegar da área que está invadida pelos indígenas que insistem em não cumprir as ordens judiciais e partem para a invasão e destruição das propriedades, o clima está tenso. Tentei defender a Santa Igreja frente aos produtores, pois os Bispos aqui do MS declararam que são contra as invasões e as atitudes violentas e disseram ainda que não é cometendo uma injustiça(referindo-se a invasão de propriedades) que se irá corrigir outra injustiça cometida no passado com os indígenas…enfim fui voto vencido pois a maioria entende que a CNBB e o CIME estão incitando as invasões…Deus nos ajude, para que não haja mais derramamento de sangue. Peço orações , obrigado.

  • klev

    Parabéns pelo Site, o conheci hoje e estou amando,essa forma de passar conhecimento usando de comicidade é muito legal.

  • Fernando Henrique

    Adorei a matéria, já me deparei com pensamentos, parecidos mas nunca pensei, em usar o caso bíblico de Elias como argumento, muito bom meus parabéns.
    Agora uma duvida a certo tempo atrás um pessoal dos arautos foram em minha paroquia e após a comunhão ouve a retirada da imagem de nossa Senhora de Fátima, se não estou enganado a vezes ela chora mel e sangue, e se também não estou enganado ela foi benzida (acho que este é o termo correto) pelo Papa.

    A minha duvida é que um grande numero de católicos da igreja queria tocar na imagem, fique pensativo pois havíamos acabado de comungar, será que não seria de certa forma pecado, pois havíamos, acabado de receber o corpo e sangue de Cristo e muitos procuravam tocar na imagem de nossa Senhora logo após isso, sempre quis perguntar do fato ocorrido ao padre mais nunca lembro quando estou perto dele se poderem me ajudar a entender se está certo ou não isso eu agradeço.

    • Oi, Fernando!

      Isso não é preocupante. A reação do povo diante de uma imagem de Nossa Senhora já costuma ser apaixonada, ainda mais quando algum tipo de milagre é atribuído à imagem. Isso é uma reação humana.

      É claro que, uma vez que recebemos a Eucaristia, somos um com o próprio Cristo e, teoricamente, não deveríamos reverenciar nenhum tipo de imagem neste momento. Mas não deixamos de ser humanos, muito menos de agir com paixão. Não é porque comungamos que ficamos indiferentes a Nossa Senhora. O problema é que, neste momento, se espera que o foco seja totalmente direcionado à comunhão. Mas isso é uma questão educativa.

      Não é algo com que se deva preocupar. O que talvez se possa fazer é, em um outro momento, educar as pessoas sobre a grandeza da Eucaristia, chamando atenção para o fato de que neste momento nosso foco deve ser todo direcionado ao milagre da Comunhão com Cristo.

    • Victor

      ”Nunca se honra tanto a Jesus Cristo como quando se honra mais e mais a Santíssima Virgem, pois não a honramos senão para honrar mais perfeitamente a Jesus Cristo”

      “Se tememos ir diretamente a Jesus Cristo, nosso Deus, por causa da sua grandeza infinita, ou da nossa baixeza, ou dos nossos pecados, imploremos com ousadia o auxílio e a intercessão de Maria, nossa mãe, que é boa e terna”

      São Luís de Montfort

  • Fernanda Silva Rieger

    Catequista! Gostaria de saber um pouco mais sobre os anjos… Sugiro então um post sobre isso. Parabéns pelo trabalho e q Deus os abençoe sempre com a intercessão da Virgem Maria.

    • Fernanda, a paz!

      Sobre os anjos, leia no Catecismo da Igreja tudo quanto é de fé sobre eles. Existem vários estudos sobre eles, mas o que é de fé, a Igreja já nos disse.

      Há duas coisas fundamentais na fé sobre os anjos: o que são, e sua queda.

      Sobre a queda, o Catecismo diz o seguinte:

      “II. A queda dos anjos
      391. Por detrás da opção de desobediência dos nossos primeiros pais, há uma voz sedutora, oposta a Deus (266), a qual, por inveja, os faz cair na morte (267). A Escritura e a Tradição da Igreja vêem neste ser um anjo decaído, chamado Satanás ou Diabo (268). Segundo o ensinamento da Igreja, ele foi primeiro um anjo bom, criado por Deus. «Diabolus enim et alii daemones a Deo quidem natura creati sunt boni, sed ipsi per se facti sunt mali – De facto, o Diabo e os outros demónios foram por Deus criados naturalmente bons; mas eles, por si, é que se fizeram maus» (269).
      392. A Escritura fala dum pecado destes anjos (270). A queda consiste na livre opção destes espíritos criados, que radical e irrevogavelmente recusaram Deus e o seu Reino. Encontramos um reflexo desta rebelião nas palavras do tentador aos nossos primeiros pais: «Sereis como Deus» (Gn 3, 5). O Diabo é «pecador desde o princípio» (1 Jo 3, 8), «pai da mentira» (Jo 8, 44).
      393. É o carácter irrevogável da sua opção, e não uma falha da infinita misericórdia de Deus, que faz com que o pecado dos anjos não possa ser perdoado. «Não há arrependimento para eles depois da queda, tal como não há arrependimento para os homens depois da morte» (271).
      394. A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama «o assassino desde o princípio» (Jo 8, 44), e que chegou ao ponto de tentar desviar Jesus da missão recebida do Pai (272). «Foi para destruir as obras do Diabo que apareceu o Filho de Deus» (1 Jo 3, 8). Dessas obras, a mais grave em consequências foi a mentirosa sedução que induziu o homem a desobedecer a Deus.
      395. No entanto, o poder de Satanás não é infinito. Satanás é uma simples criatura, poderosa pelo facto de ser puro espírito, mas, de qualquer modo, criatura: impotente para impedir a edificação do Reino de Deus. Embora Satanás exerça no mundo a sua acção, por ódio contra Deus e o seu reinado em Jesus Cristo, e embora a sua acção cause graves prejuízos – de natureza espiritual e indirectamente, também, de natureza física – a cada homem e à sociedade, essa acção é permitida pela divina Providência, que com força e suavidade dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da actividade diabólica é um grandeII. A queda dos anjos

      Sobre os anjos:

      “I. Os anjos
      A EXISTÊNCIA DOS ANJOS UMA VERDADE DE FÉ
      328. A existência dos seres espirituais, não-corporais, a que a Sagrada Escritura habitualmente chama anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão claro como a unanimidade da Tradição.
      QUEM SÃO OS ANJOS?
      329. Santo Agostinho diz a respeito deles: «Angelus […] officii nomen est, non naturae. Quaeris nomen naturae, spiritus est; quaeris officium, angelus est: ex eo quod est, spiritus est: ex eo quod agit, angelus –Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber o nome da natureza? Espírito. Desejas saber o do ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito: pelo que faz, é anjo (anjo = mensageiro)» (168). Com todo o seu ser, os anjos são servos e mensageiros de Deus. Pelo facto de contemplarem «continuamente o rosto do meu Pai que está nos céus» (Mt 18, 10), eles são «os poderosos executores das suas ordens, sempre atentos à sua palavra» (Sl 103, 20).
      330. Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e vontade: são criaturas pessoais (169) e imortais (170). Excedem em perfeição todas as criaturas visíveis. O esplendor da sua glória assim o atesta (171).
      CRISTO «COM TODOS OS SEUS ANJOS»
      331. Cristo é o centro do mundo dos anjos (angélico). Estes pertencem-Lhe: «Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os [seus] anjos…» (Mt 25, 31). Pertencem-Lhe, porque criados por e para Ele: «em vista d’Ele é que foram criados todos os seres, que há nos céus e na terra, os seres visíveis e os invisíveis, os anjos que são os tronos, senhorias, principados e dominações. Tudo foi criado por seu intermédio e para Ele» (Cl 1, 16), E são d’Ele mais ainda porque Ele os fez mensageiros do seu plano salvador: «Não são eles todos espíritos ao serviço de Deus, enviados a fim de exercerem um ministério a favor daqueles que hão-de herdar a salvação?» (Heb 1, 14).
      332. Ei-los, desde a criação (172) e ao longo de toda a história da salvação, anunciando de longe ou de perto esta mesma salvação, e postos ao serviço do plano divino da sua realização: eles fecham o paraíso terrestre (173); protegem Lot (174), salvam Agar e seu filho (175), detêm a mão de Abraão (176) pelo seu ministério é comunicada a Lei (177), são eles que conduzem o povo de Deus (178), anunciam nascimentos (179) e vocações (180) assistem os profetas (181) – para não citar senão alguns exemplos. Finalmente, é o anjo Gabriel que anuncia o nascimento do Precursor e o do próprio Jesus (182).
      333. Da Encarnação à Ascensão, a vida do Verbo Encarnado é rodeada da adoração e serviço dos anjos. Quando Deus «introduziu no mundo o seu Primogénito, disse: Adorem-n’O todos os anjos de Deus» (Heb 1, 6). O seu cântico de louvor, na altura do nascimento de Cristo, nunca deixou de se ouvir no louvor da Igreja: «Glória a Deus […]» (Lc 2, 14). Eles protegem a infância de Jesus (183), servem-n’O no deserto (184) e confortam-n’O na agonia (185) no momento em que por eles poderia ter sido salvo das mãos dos inimigos (186) como outrora Israel (187). São ainda os anjos que «evangelizam» (188), anunciando a Boa-Nova da Encarnação (189) e da Ressurreição (190) de Cristo. E estarão presentes aquando da segunda vinda de Cristo, que anunciam (191), ao serviço do seu juízo (192).
      OS ANJOS NA VIDA DA IGREJA
      334. Daqui resulta que toda a vida da Igreja beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos (193).
      335. Na sua liturgia, a Igreja associa-se aos anjos para adorar a Deus três vezes santo (194); invoca a sua assistência (como na oração “In paradisum deducant te angeli – conduzam-te os anjos ao paraíso” da Liturgia dos Defuntos (195), ou ainda no «Hino querubínico» da Liturgia bizantina (196), e festeja de modo mais particular a memória de certos anjos (São Miguel, São Gabriel, São Rafael e os Anjos da Guarda).
      336. Desde o seu começo (197) até à morte (198), a vida humana é acompanhada pela sua assistência (199) e intercessão (200). «Cada fiel tem a seu lado um anjo como protector e pastor para o guiar na vida» (201). Desde este mundo, a vida cristã participa, pela fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.”

      Espero ter ajudado.
      Certa bonum certamen fidei.

      • Fernanda Silva Rieger

        Obrigada Cadu! Ajudou sim, já li algo no catecismo e no YouCat, mas nada aprofundado, porém vou seguir seu conselho e me dedicar a essa leitura! Que o meu anjo da Guarda me acompanhe na adoração ao Senhor e assim me sirva de exemplo! Que seu anjo te inspire e proteja sempre, assim como toda a equipe do O Catequista. Obrigada pela atenção especial…

        • Obrigado eu minha cara. Nos estudos de angeologia, você verá que existe uma hierarquia nos anjos da mesma forma que existe na terra. Já ouviu falar de serafins, querubins, tronos, dominações, principados, potestades, arcanjos e anjos? Há outra hierarquia que eu agora não me lembro também.

  • Dizem que relíquias não curam, mas idolatram lencinho s

    Dizem que relíquias não curam, mas idolatram o lencinho suado do “Apóstolo”!!! #TáSerto!

  • Juliano

    Poxa, que legal, gostei muito deste post, ajuda ainda mais a enfrentar qualquer desavisado que venha com o velho papo de “adorar imagens e relíquias”, etc e tal.
    Abraços a todos!!

  • Leonardo Santana

    Catequista na boa eu fico gargalhando alto feito um maluco com esses seus textos e imagens.Esses hereges são totalmente fanaticos mesmo.O fideísmo desses seguidores de Luluzinho o suicida é de matar de rir.

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    k.
    Forte abraço.
    In corde Jesu, semper.

  • Luciana

    Tenho uma dúvida…

    Tenho uma relíquia de São Pe Pio de Pietrelcina e gostaria de saber qual a melhor maneira de guardá-la. No momento está na minha bíblia, seria melhor colocá-la num quadro ou posso tê-la comigo na bíblia ou carteira, ou na bolsa?

  • silvio cezar fernandes

    boa tarde gostaria de levantar um debate,sou catolico amo maria mas sou crente creio em DEUS, todo aquele que cre em DEUS é crente, naum misture crente com evangelicos.
    nossos padres sempre diz q somos crentespq cremos em DEUS, evangelicos é outra coisa.

  • Michele

    Caro irmão, Sílvio Cézar, se for por isso também não poderíamos utilizar evangélicos, porque nós somos evangélicos também uma vez que temos por missão primeira pregar o santo evangelho de Cristo a toda criatura. E agora?

  • Joseuiz

    Olá amigos e irmãos em Cristo! Crente é quem crer em Deus, evangélicos é quem crer nos evangelhos, Cristão é quem crer no Cristo Jesus o que é a mesma coisa, e católicos são os que pertencem a unica igreja fundada por nosso senhor Jesus Cristo.

    • José,
      Uma mesma palavras pode ter diversos significados, que variam conforme a sua aplicação. Então, o termo “crente” pode ser usado tanto para designar aqueles que creem, quanto para se referir especificamente aos protestantes. Esse já é um termo consagrado na linguagem coloquial. Da mesma forma, o termo “evangélico” pode se referir a tudo que se relaciona aos Evangelhos (nesse caso, obviamente, a fé católica está incluída), ou pode se referir de forma estrita aos protestantes. Esta última é uma aplicação consagrada não só na linguagem coloquial, mas também formal (jornais, livros etc.).

  • Juliano A.R.P

    purchase levitrol


    cheap levitrol


    buy levitrol


    levitrol


    order levitrol


    levitrol mg


    online levitrol


    levitrol cost

    … Eu estou rindo de mais com as charges..kkk… Mas agora falando sério, os protestantes não conseguem enfiar na cabeça deles que ao olharmos a imagem de um santo ou tocar a relíquia antes de tudo pensamos nos próprios santos como modelos de seguimento e gostaríamos de parecer com eles. Depois que eu conheci a história do Pe Pio de Pietrelcina através deste vídeo do Pe Paulo Ricardo:http://pt.gloria.tv/?media=206437, eu consegui entender que ser Cristão nem sempre é ficar no “bem bom” e cada vez que eu me sinto fraco na fé eu lembro dele e da firmeza junto ao amor de Jesus este é um dos tantos modelos de fé inabalável..

  • manuela

    Alguém por favor sabe me informar como eu faço para conseguir uma relíquia de Sao domingos Sávio? Sou muito devota dele e gostaria de ter uma relíquia dele em casa, qualquer grau serviria. obrigada pela atenção , fiquem na paz de Deus.
    Se alguem souber como consigo peço que me contate pelo email: manuelaananias@hotmail.com
    fico agradecida desde já.

    Paz e Bem.

  • WILLIAM SANTOS

    OI PESSOAL GOSTARIA MUITO DE RECEBER UMA RELIQUIA DE ALGUM SANTO OU BEATO , SE ALGUÉM QUISER ME MANDA , ME MANDA UM -EMAIL : billi.william@hotmail.com

    • Padre Orlando Henriques

      Bem, que eu saiba isso não funciona bem assim… Normalmente quem faz esse tipo de pedidos são paróquias, casas religiosas, comunidades… Lembro-me que, quando eu era seminarista (e o nosso Seminário, que remonta ao séc. XVIII, tem muitas relíquias), o Reitor do Seminário mostrou-nos documentos que vieram de Roma com as respectivas relíquias a atestar que elas eram autênticas.

    • Padre Orlando Henriques

      Ao fazer um pedido desses, você está habilitado a que algum malandro lhe envie um trapo qualquer, ou uma madeixa de cabelo dele mesmo (ou sabe-se lá o quê) a dizer-lhe que é uma grande relíquia de um grande Santo.
      A sério, não se meta nisso… :)

Deixe uma resposta

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>