O Papa Francisco e as mulheres

mulheres_papa_francisco

Eu queria muito entender por que os nossos amigos, em especial aqueles que consideramos razoavelmente inteligentes e instruídos, simplesmente sofrem uma pane mental quando o assunto é Igreja Católica. Eles emburrecem automaticamente, e saem por aí repercutindo qualquer ataque que lançam contra a nossa fé, ainda que não haja qualquer fonte confiável para isso.

A última que andam espalhando pelas redes sociais e blogs é que, em seu tempo de Cardeal, o Papa Francisco teria dito que “as mulheres são naturalmente ineptas para exercer cargos políticos” e que “as Escrituras dizem que a mulher sempre é o apoio do homem pensador, porém nada mais do que isso”.

Acontece que essa declaração jamais saiu da boca do Cardeal Bergoglio. O blogueiro Elentir, do blog Contando Estrelas, fuçou pela web e descobriu que essas palavras foram atribuídas ao cardeal Bergoglio há 6 anos por um usuário do site Yahoo Respostas, cujo pseudônimo era “Bumper Crop”. O sujeito dizia que sua fonte era a agência argentina Télam, onde não há qualquer registro de tais informações.

No dia 13 de março, uma organização ateia mexicana difundiu no Facebook a falsa notícia, e assim a imagem do Papa junto às supostas declarações foi compartilhada milhares de vezes. Pagou mico quem quis sapatear sobre a nossa fé se pautando sobre essa patetada.

mao_bostaMico maior ainda pagou o jornal costa-riquenho El Pais, que “repercutiu o boato da Internet sem procurar comprová-lo, saltando a mais elementar ética jornalística e limitando-se a dizer que se tratava de ‘um cabo atribuído à agência estatal argentina de notícias, Télam’, que circulava pela Internet” (fonte: ACIprensa).

É incrível ver quanta gente busca atacar a nossa Igreja com a primeira pedra com a qual tropeçam pelo caminho. Só que, não raro, a pedra não passa de um montinho de bosta, e quem fica sujo é quem atira.

5 comments to O Papa Francisco e as mulheres

  • Nath

    São muitas pessoas que estao compartilhando boatos, só para atingir a igreja. Essas pessoas não são católicas e muito menos tem uma religião. Temos sim que rezar pelo nosso Papa…sinto que ele será muito bom para nós e ele é uma pessoa boa sim. Por ele demonstrar tanta simplicidade em tudo que faz, as pessoas estranham pois nao estão acostumadas a ver isso no dia a dia. Espero que ele seja um exemplo a todos, assim como Jesus.
    Obs: A foto está nojenta mesmo…ughhh! hahaha

  • Marisa

    Vc deveriam instituir um troféu: o troféu “Cala a boca, Magda”! O q vai ter de candidato nao esta no gibi… E tanta besteira q eu tenho ouvido nos últimos dias na imprensa… Pelo menos ia dar para rir um pouco..

  • Débora Porto

    Olá!
    É a primeira vez que comento algo no blog, mas tenho lido seguidamente os posts por achá-los ótimos!
    Sobre essa fala atribuída ao então Cardeal Bergoglio, tenho algo pra contar: um amigo meu, que há muito não vejo, mas que o tenho nos meus contatos do Facebook, é um crítico ferrenho da Igreja, mesmo já tendo participado ativamente. Hoje ele, segundo ele mesmo, vê as coisas muito mais claras e tem pena de nós, ‘alienados’ que acreditamos ainda na Igreja…
    Pois bem, ele postou uma imagem do Papa Francisco com esse trecho que fala das mulheres e tal… isso depois de muitos outros bla-bla-blás sobre a Igreja.
    E logo em seguida, um amigo dele comentou dizendo que aquela frase (obviamente) não era do Papa e que teria sido retirada do roteiro da novela ‘Que rei sou eu?’, de uma fala do personagem ‘Ravengar’ e que por acaso ele estaria com o roteiro nas mãos.
    Meu amigo, desde então, não tem se manifestado mais… hehehe
    Não sei se isso se confirma. Procurei na internet algo que pudesse confirmar a informação, mas não encontrei. Se acharem, postem aí!
    De qualquer forma nosso amado Papa tem mostrado quem é e a quê veio… com isso, o silêncio desse meu amigo acusador já é uma resposta.
    Abração!

  • Arlindo

    Nós católicos deveríamos já ter aprendido que o Mundo Moderno é nosso inimigo.Numa guerra os soldados não se informam sobre a próxima batalha pelos adversários,mas por seus superiores.Além do mais ,devemos ser espertos como as serpentes,ora mesmo se o papa cometer o maior dos erros devemos saber que ele é um instrumento do espirito Santo e até seus erros servem para iluminar os caminhos da Igreja.Além do mais ,é um papa existiram centenas antes dele e o papado atual deve ser entendido em consonância com os papados anteriores

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>