Catecast 05 – Sede Vacante

Extraaaaaa Extraaaaa, Povo Católicooooooo!  Bento XVI anunciou a sua renúncia e pegou todo mundo com as calças na mão, bem no meio do carnaval!  Por isso, nossa equipe se reuniu e gravou esse Catecast Extra colocando os devidos pingos nos “is” e detonando a boataria espalhada na imprensa.

sede vacante

Neste Catecast: Alexandre (O Catequista), Viviane (A Catequista), Paulo Ricardo (O Historiador), Ricardo (O Designer) e o convidado especial David Conceição (Blog Apostolado Tradição em foco com Roma), falam sobre o susto de ver o Papa Bento XVI renunciar ao papado e desmentem à centenas de boatos que imediatamente tomaram conta da imprensa, lembrando que o Espírito Santo sempre conduzirá a Igreja no caminho de Cristo.

Clique no player abaixo para ouvir ou no link para fazer o download!

[display_podcast]

FEED PARA iTunes

Para assinar o CATECAST no iTunes, utilize o seguinte endereço: http://ocatequista.com.br/?feed=catecast

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS POR EMAIL!

Para falar conosco envie email para catecast@ocatequista.com.br

LINKS COMENTADOS NO CATECAST

44 comments to Catecast 05 – Sede Vacante

  • Bruno Linhares

    O cara da CNPq deve ter confundido “infabilidade” com “instabilidade.

  • Natália Oliveira

    Muito curtinho,queria mais =(,gostei muito do catecast,agora que já se passaram algumas horas desde o baque inicial me sinto um pouco mais calma, mas pegou muito de surpresa, imagine, eu estava no cemitério(aproveitando que não tem quase ninguém na cidade)e meu irmão liga dizendo que o Papa renunciou.

    • Oi, Natália!
      Na verdade, gravamos este Catecast no susto. A nossa equipe estava toda reunida, pronta pra gravar um Catecast de outro tema, quando nos veio esta bomba.
      Então, aproveitamos e gravamos este mini-podcast, pois assim daria tempo pra gente editar hoje mesmo e colocar logo no ar. Se fosse mais longo, a gente demoraria um pouco mais para publicar, pois a edição é trabalhosa.

  • Renan

    muito bons comentarios e explicaçoes , mas terminar falando putaquepariu e etc. perdeu todo credito naquilo que falaram.

    • Oi Renan! Obrigado por ter ouvido e gostado. Fazemos sempre o nosso melhor, dentro da nossa proposta de “conversa de boteco”. É assim que somos. Até porque, credibilidade tem a ver com a verdade e não com a forma de falar.

      Abraços!!!

  • Victor Picanço

    Muito bom, gente.

    Agora, outra coisa: vocês não poderiam postar algumas orientações sobre como viver devidamente a quaresma de forma a se preparar melhor para a páscoa?

  • + Pax tecum. Em geral concordo com o que vocês expõem, mas talvez devido ao susto e a falta de informações a respeito, uma vez que até sobre Gregório XII algumas informações já parecem ter se perdido e também talvez devido à necessidade (vejo pelo meu caso) de uma postagem rápida, acredito que este catecast ficou um tanto aquém. Acho que os comentários que vão nessa linha de que Bento XVI não aguentou o tranco, ou que o Papa abdicou por não estar aguentando as perseguições não vão de encontro com a personalidade do Sumo Pontífice. De fato, como exposto por vocês mesmos posteriormente, e pelo David em seu site (o qual usei como uma das fontes e já peço desculpa pela referência bibliográfica mal feita) – excelente postagem dele por sinal – o Papa tomou uma decisão que era seu direito e, apesar de ninguém ter se arriscado a dizer isso, acredito eu iluminada pelo Espírito Santo (mas isso é opinião pessoal, nada a ver com o exercício de sua infalibilidade que só ocorre em Declarações de Fé e Moral em nome da Igreja [anteriormente chamadas ex cathedra pelo local de onde elas eram pronunciadas em relação às demais declarações papais]). Quanto às baboseiras da mídia mundana… ah! Não são nem dignas de comentário! Quem dá algum crédito às redes midiáticas não tem um raciocínio mais avantajado que amebas e o Genezinho Zureta Boff, vulto Leonardo (pois seu estado de excomunhão lhe tira o direito ao nome de congregação)… ahhhh! Ele devia caridosamente se matar e fazer um bem ao mundo! Já que tem se esforçado tanto pra ir pro inferno e estar tão determinado a isso e tão avesso à conversão, até mesmo diante da conversão do irmão (???)(espero eu, apesar de ficar esperto com qualquer coisa que se refira a qualquer espécie de “Boff” [sem nenhuma referência ao gayzismo, tá?]) poderia nos poupar de suas tolices egocêntricas.

    Que Nossa Senhora de Lourdes possa guiar os passos de nosso querido Papa Bento XVI, sob o título de Papa Emérito ou Bispo Emérito de Roma a partir de 28 de fevereiro. Certos de que Nosso Senhor Jesus Cristo continuará guiando sua Igreja e de que o Espírito Santo elegerá o novo Sumo Pontífice para guiar a Barca de Pedro e Esposa do Altíssimo, sem rugas nem manchas. Que o mesmo Espírito guie vocês e seu trabalho pastoral e um grande abraço ao amigo David Conceição, com o qual perdi algum contato depois que deletei meu facebook. Peço que entre em contato comigo para podermos firmar uma parceria entre nossos apostolados.

    Sempre em Cristo, com Maria e abaixo de Pedro. Para a maior glória de Deus.

  • Correção: O Papa é infalível em questões de FÉ E MORAL QUANDO FALA EM NOME DA IGREJA! E não só em matéria de Fé como foi dito.

    Por exemplo o Papa Beno IX, eleito papa por questões políticas e, que mesmo enquanto Papa levou uma vida desregrada e imoral, tendo inclusive tomado decisões administrativas no mínimo duvidosas, JAMAIS FALOU EM NOME DA IGREJA CONTRA A FÉ OU À MORAL DA MESMA. O Liber Pontificalis o nomeia como “dedecu Petri Sede” (desgraça da Sé de Pedro), tendo ele sido deposto do pontificado, pra se ter noção do nível da pessoa. Todavia a história o referencia como Papa Ortodoxo em matéria de Fé e Moral.

    Temos diversos outros exemplos que podem ser lidos em latim do Liber Pontificalis ou em inglês no livro do teólogo americano Pe. McBrian “The Popes”, com diferenças em alguns dados. E todos estes exemplos nos mostram somente a única verdade… verdade esta que foi um dos motivos de conversão da prelazia de ex-anglicanos:

    Ubi Petrus, ibi Ecclesia. Ubi Ecclesia, ibi Christus!

    (Onde está Pedro, está a Igreja. E onde está a Igreja, aí está Cristo!)

    Em outras palavras: o Espírito Santo guia a Igreja. Ou Cristo conduz seu Corpo Místico, a Igreja.

  • Edson Alves

    Fato curioso é que a imprensa brasileira é composta por especialistas de tudo, ou por um “Pedro Bial” que é especialista em tudo. Os caras entrevistaram Frei Betinho, Leozinho B., entre outros do mesmo gabarito. É lamentável ver que esses caras não entendem nada de catolicismo, nada de economia – sou economista e a Globo News fala alguns absurdos econômicos só ouvi lá -, nada de p… nenhuma! Desculpem o desabafo!

  • Al.

    ÊEEEEEE David Conceição. Vou ouvir!

  • Andre

    O Terra pediu pra Leonardo Boff fazer um apanhado do papado de BXVI (com 20000 padres no Brasil compreendo perfeitamente a necessidade de chamar esse iscumungadu pra abrir a boca –‘) e o cara brilhantemente soltou essa perola: “privilegiou os ricos, com certeza nao sera um Papa que entrara na historia”… depois dessa tenho receio de ler mais qualquer coisa sobre o tema em voga em veiculos midiaticos laicistas…

  • Sidnei

    Não sei se alguém acompanhou as reportagens de TV sobre a renúncia do Papa, porém, quem acompanhou, depois de ouvir tantas bobagens, tantas besteiras, gostaria de saber qual a TV que mais foi tendenciosa a este respeito:
    a) Rede Globo
    b) Rede Bandeirantes
    c) Rede Record
    d) SBT

  • Felipe

    Só por curiosidade, cês já viram as Profecias de São Malaquias sobre os Papas?

    • Felipe, conhecemos estas profecias, sim.
      Copiei e vou colar aqui a resposta que o Paulo Ricardo deu a outro leitor, em outro post, há alguns meses:
      “As profecias de São Malaquias não têm credibilidade e a Santa Igreja não corrobora.”

  • André

    Nesse ponto discordo em genero, numero e grau do padre paulo… embora haja sim o risco da profecia ter sido modificada seculos dps por um falsario, ha tbm a probabilidade de o texto realmente ter a autoria de Malaquias…. vejo isso como o caso do santo sudario ou aparicoes particulares, acredita quem quer… no caso especifico dessa profecia, eu sinceramente deposito bastante confianca! Bento XVI foi o penultimo papa e apos o pontificado do proximo a igreja e o mundo acabarao e Cristo retornara, pq nao posso acreditar, ainda mais na conjuntura atual de crise generalizada (moral, ambiental, politica…) em que a humanidade vive? Quando se profetiza coisa boa e politicamente correta ai eh mto mais facil td mundo querer acreditar… =/

  • Lucas Henrique

    Bom Dia a todos ! 🙂 Gosto muito de “O Catequista” e gostaria muito que vocês pudessem esclarecer o que os protestantes estão postando por aí a respeito de Apocalipse, A Besta e o Papa … Como um comentário que eu li no facebook outro dia: “”Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.
    E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.
    E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.
    Apocalipse 17:9-11″ ( Sem desrespeito mais a biblia está ae para nos mostrar a verdade e abrir os nossos olhos espirituais , Jesus está cada vez mais perto pq só Deus o pai sabe a hora certa! )” E logo após publicou uma imagem desde o Papa Pio XI até Bento XVI…

    Gostaría que vocês me ajudassem com isso !

    A Paz de Cristo e o Amor de Maria 🙂

    • Lucas, a paz!

      Pessoas que chegam ao absurdo de interpretar as Escrituras a torto e a direito, sempre puxando como algo fantástico (no sentido de fábula) fazem essas loucuras. Vou postar agora a refutação.

      1) Mande ele ser humilde e parar de interpretar a Bíblia que a Igreja que ele diz ser a Babilônia, copilou; manda ele não usar a Bíblia que carrega debaixo do braço, porque essa Bíblia é produto dessa Babilônia! Ora, se essa Igreja é a Babilônia, como ele pode usar algo que veio da Babilônia?

      2) Mostre os Concílios que copilaram o Cânon das Escrituras (o Paulo Ricardo pode dar os nomes certinhos), prove a ele que antes da Bíblia já tínhamos 3 séculos de Igreja; e se por acaso essa Igreja se perdeu, como muitos deles afirmam, pergunte a ele como eles podem aceitar a Bíblia que diz que Jesus disse aos Doze: “Eis que estou convosco todos os dias até os confins do mundo!”, ou “Quem vos ouve, a mim ouve.” ou “As portas do inferno jamais prevalecerão.”

      3) Se o cara não se tocar, apenas aceite essa cegueira e reze por ele.

      Ahh e veja o vídeo em que o Padre Paulo responde essas heresias no programa “Escola da Fé” da Comunidade Canção Nova; o blog já falou dele num post:

      http://ocatequista.com.br/?p=427

  • Victor Picanço

    Eu aceito que a Igreja se “abra ao mundo moderno” se, p. ex., a medicina também se “abrir” e deixar de discriminar os diabéticos: liberem o açúcar!

  • Carolina

    Também gostaria de ajuda com o que o Lucas Henrique publicou .. a resposta do Cadu não me esclareceu muita coisa.. pq o texto existe, está lá, qual seria a interpretação correta então? To confusa! :/

    • Carol, a paz!

      A interpretação correta do texto é exatamente aquela que Padre Paulo responde no vídeo: a Besta do Apocalipse é Nero Augusto.

      Para esclarecer melhor: quem escreveu o Apocalipse foi São João em Patmos, no final de sua vida, lá no ano 100 d.C; quem matava cristãos nessa época? Quem perseguia a Igreja Católica, a Igreja de Cristo na época? Era obviamente o Império Romano, e o Imperador que na época era Nero Augusto, sim aquele Nero que só não foi pior que Dioclesiano (recomendo os posts aqui do blog da série “Os Papas ” pra você dar uma olhada no tamanho do problema).

      Veja o vídeo do padre Paulo que ele melhor que eu te explica.

    • Lucas e Carolina,

      Este é o tipo de coisa tão tosca, tão sem pé nem cabeça, que, sinceramente, nem vale a pena refutar.
      É algo do mesmo nível que alguém chegar pra mim e dizer; “Vi tua mãe espancando a Rihanna no supermercado”.
      O que eu poderia responder? Ah, ta… Fala aqui com a minha mão!

      Pelo que entendi, esta historinha nasceu entre os adventistas, e é bom notar que nem todos os adventistas levam tal coisa a sério.

      Amigos, entendam uma coisa: há limites para a idiotice. Há idiotices que valem a nossa atenção e resposta.
      Outras, merecem apenas o nosso desprezo. Então, este é o caso aqui.

  • Fabio Matias

    Olá Catequistas.

    Estou lendo em alguns sites que a renuncia do papa tem como objetivo de acabar com a Instituição do papado ou então transformar o papado em uma especie de república secular, ou seja com limite de tempo no cargo.
    Qual a opinião de vcs?

    • Oi, Fábio!
      Como a renúncia do Papa poderia ter o objetivo de acabar com o papado, se esta é uma possibilidade prevista no Direito Canônico?
      Acaso quando um rei abdica em favor de seu herdeiro, mais jovem e mais capaz de governar o reino com vigor, a monarquia fica ameaçada?

      O Papa Bento XVI, que é de certa forma um monarca, renunciou em favor de um papa com mais saúde e vigor. Assim como ocorreu ao longo dos séculos, inúmeras vezes, em tantas monarquias.

      O fato é que a renúncia de um Papa é um evento raríssimo, e há séculos não se via algo assim. Daí toda especulação e bafafá.
      Mas, se a imprensa não sugar este caso até o último talo, se não inventar causos e conspirações, vai viver de que? É a hora de ganhar a atenção do público com oportunismo e sensacionalismo.

      Quanto ao Papa passar a ter um limite de tempo no cargo, talvez isso possível no futuro, mas acho pouquíssimo provável. Afinal, os católicos sempre tiveram clara a ideia de que o Papa é eleito pela vontade de Deus, e é Deus quem deve determinar quanto tempo ele deve permanecer no cargo. Se um Papa resolve renunciar, isso é entre ele e Deus, é uma decisão legítima. Mas nenhuma pressão “de fora”, seja de pessoa ou de lei, pode interferir nisso.

  • Fabio Matias

    Catequista.

    obrigado pela informação.

  • Carolina

    Obrigada Cadu, foi de grande ajuda! Tenho uma pequena crítica que espero que não seja levada a mal .. A Catequista (não sei seu nome, perdão), você pode não acreditar em algo que esteja sendo falado a respeito de um texto bíblico, mas se não tem argumentos para explicar, não cabe coisas como “isso é muito tosco” ou “idiotice tem limite”. Explique então porque é tosco, porque não não faz sentido.. sua resposta foi muito vazia baseada no que vc crê e ponto. Vale a pena refutar SIM! Deus nos deixou a palavra para interpretamos e nos guiarmos a partir dela, precisamos entender o que nela está escrito.. fiquei preocupada com as interpretações de revelação 17 que andei lendo na internet, de verdade e não achei “TOSCO”. Não me leve a mal, espero que seja uma crítica construtiva! E Cadu, mais uma vez, muito obrigada!

    • Carolina,
      Entendo a sua crítica.
      O meu problema não é falta de argumentos para explicar… às vezes peco por falta de paciência mesmo (mea culpa).
      A minha falta de paciência não é com a sua pergunta, entenda bem, mas sim com essa asneira imensa nascida da boca dos adventistas.
      Os católicos se veem obrigados a viver rebatendo as tosquices – sim é tosquice – que protestantes, com suas interpretações delirantes da Bíblia, vivem a inventar.
      Acho que tá mais do que na hora da gente mandar esse povo pastar, e não dar trela pras asneiras que eles inventam.

      Afinal, em vez de nos dedicarmos a aprofundar o conhecimento sobre a nossa doutrina e a história da Igreja, gastamos o nosso tempo em rebater essas infâmias.

      Mas, flexibilizo a minha posição, vamos lá… Afinal, recebemos muitas mensagens de outros leitores, via Facebook e email, com dúvidas em relação a esse ponto.
      Bem, já que o povo, insiste…

      Em 1o lugar, para dar crédito a essa teoria dos sete papas, temos, antes, que admitir que a Igreja Católica é a PROSTITUTA DO APOCALIPSE. Segundo os adventistas, é ela que está assentada sobre Roma, a cidade das sete colinas. Então que fique claro: a tal teoria dos sete papas está fundamentada sobre esta ideia anterior. Se não admitimos que a Igreja Católica é a prostituta do Apocalipse, não tem como sustentar a teoria dos sete papas.

      Na Bíblia, o Apóstolo João chama a Igreja – que só pode ser a fundada por Jesus, e não por qualquer maluco protestante – de ESPOSA DE CRISTO. Aliás, a última frase da Bíblia, no Apocalipse é: “o Espírito e a Esposa dizem: Vem senhor Jesus!”. Agora pensem o quanto Jesus deve estar contente com esses gênios que andam chamando a Sua Esposa de prostituta.

      Devemos lembrar que Jesus prometeu que as portas do Inferno jamais prevaleceriam sobre a Sua Igreja. Ora, admitir que a Igreja fundada por Ele e sustentada pelos Apóstolos – ou seja, a Igreja Católica – é a prostituta do Apocalipse é admitir que o inferno prevaleceu sobre a Igreja, a ponto de arrancá-la inteiramente das mãos de Seu Esposo, tornando-a prostituta.

      Os protestantantes se aproveitam que o Apocalipse foi redigido com um código muito complicado (complicado para os dias de hoje, não para os cristãos da época), e despejam toda a bosta criativa que eles têm na mente na interpretação dessas passagens. É assim que eles fazem para caluniar Nossa Senhora também, por exemplo.

      Ok… Se a Igreja Católica não é a prostituta do Apocalipse, quem é?
      Bem, agora eu é que peço um pouco da paciência de vocês. Em breve, publicaremos algo aqui bem legal (olha a pretensão, rs), sobre estes pontos do Apocalipse. Aguardem!

    • Ah, Carolina,
      Meu nome é Viviane. Já apresentamos a equipe do blog neste post aqui:
      http://ocatequista.com.br/?p=2503

  • Gustavo

    Pra melhorar toda a situação, ontem na faculdade ouvi um “profexô” debochar em alto e bom som da infabilidade papal, a chamando de ilógica. Sobrou até pro vinho da comunhão! (Dizendo que só o sacerdote beber é um controle sobre os fiéis).

  • Vou tentar ser bastante simples na minha opinião sobre a manipulação das passagens bíblicas, iniciando com uma comparação, onde colocarei dois exemplos.
    Primeiro exemplo: Imaginemos que eu, o Cadu, a Viviane e o Alexandre, sejamos engenheiros químicos e, como somos amigos e colegas de turma, resolvemos criar uma empresa que venda agua sanitária, cloro e outros líquidos químicos para uso doméstico. A empresa consegue vingar e num determinado momento, um de nós, temos acessos de ciúmes, invejas e resolve pular fora do negócio, logo em seguida, fundando uma nova empresa com o mesmo ramo de atividade. Então, para conseguir uma boa carta de clientes, ao invés de ir pela via do talento e da boa gestão, o cismático resolve fazer uma campanha publicitária dizendo que o produto do concorrente não é essa ‘bola toda’ e que usa um composto químico que é cancerígeno.
    Segundo exemplo, ontem foi aniversário de 33 anos do PT, onde aproveitaram para ‘comemorar’ os 10 anos do partido no poder (eca, né?). Na cerimônia, o Partido fez uma série de discursos em que foi desconsiderado os avanços econômicos da gestão FHC (leia-se do PSDB) e colocando que as conquistas sociais foram executadas pelo PT e não pelo PSDB. Tudo para se perpetuar no poder.

    Não é necessário explicar mais sobre isso. Sim, ok!
    Usando esses dois exemplos, podemos entender que, as igrejas protestantes e seitas, costumam manipular a bíblia para fazer, exatamente a mesma coisa para tramar contra a Igreja Católica. Dizem que a Igreja de Cristo – fundada por Cristo -, pasmem não é de Cristo, que é a besta do apocalipse; foi fundada por Constantino; é idólatra; mariólatra; etc.É verdade que tanto na forma de escrever, quanto na forma de falar, usam uma oratória persuasiva. Tanto que as dúvidas, a partir do texto de Apocalipse 17, 9-11, mostra o poder que as doutrinas embusteiras é muito grande. É impressionante isso. Quanto ao texto, em questão, vou transcrever a nota de rodapé da Bíblia Ave-Maria sobre os versículos 9 e 11:
    “Versículo 9 – Penetrante: porque a explicação permanece prudentemente alegórica, a alusão às sete colinas de Roma pagã é evidente. Menos clara é a alusão aos imperadores romanos. Não é possível identificá-los com certeza. Parece que uma série de imperadores tenha sido reduzida artificialmente ao número sete. O imperador que ainda existia seria Domiciano (ou Vespasiano, segundo outros).
    Versículo 11 – Este versículo enigmático parece significar que a Fera duraria mais que uma série de imperadores. Quanto aos cristão, porém, ele guardaria o seu caráter bestial e perseguidor, sendo um verdadeiro Nero”.

    Estudando a passagem, também a partir de uma outra tradução católica, a Bíblia de Jerusalém, não há nenhuma prova de que a Roma idólatra, descrita na passagem seja expressamente a Igreja Católica. Eles, principalemente, os adventistas – no campo do entendimento sobre a besta do apocalipse – contam um conto e aumentam um ponto sem pé e sem cabeça.

    • Leni, o problema aqui não é difícil de compreender, é só difícil de engolir o fato de existir gente assim tão sem pé nem cabeça: a Sola Scriptura de Lutero + a livre interpretação de Calvino + uma boa dose de teorias da conspiração e falácias históricas, resultam nesse tipo de maluquice.

      Já falamos e refutamos nesse post esse ataque de esquizofrenia e não vale a pena voltar nele usando o raciocínio de Santo Tomás: “Contra factos non argumentos est”.

  • Rose

    Gente estou estarrecida com uma noticia que anda rolando na internet de que o Papa Bento XVI renunciou porque é gay…
    Só Deus!!

    • Rose,
      Não dê trela para essas coisas. Certos ativistas gays têm o costume de dizer que todos os que combatem a sua ideologia são gays enrustidos. É patético, não temos que dar bola para isso, nem vale a pena comentar algo assim.
      Quem plantou esse boato foi justamente um ativista gay que se diz católico, e é blogueiro. Ele, com sua mente podre, não crê que haja amizade entre dois homens. Então, na cabeça imunda dele, se dois caras convivem e partilham uma afeição sincera e mútua, necessariamente tá rolando sexo.

      Aí ele veio com uma história totalmente infundada de que Bento XVI e Dom Georg Gaenswein têm uma “relação estranha”. É… amizade pura entre dois homens parece ser inconcebível para certas bibas com fogo no rabo.

      Não dê trela para isso, Rose. Ignore esta nojeira.

  • Rose

    Obrigada Vivi!! pode deixar que não dou trela. Infelizmente há muitos comentários maldosos. Mas somos a Igreja de Cristo, era de se esperar estes ataques…prefiro ficar aqui no blog aprendendo com vcs. Que Deus nos abençoe! Paz e Bem!

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>