Catelivros – Deus é Vermelho

deus_e_vermelho_china_comunista_livro

E aí meu povo!

Não, esse livro não é uma antologia da presença divina nas fileiras revolucionárias, feita por algum comunista maluco que se acha cristão. Muito pelo contrário. O título completo do livro é Deus é Vermelho: A história secreta de como o cristianismo sobreviveu e floresceu na China Comunista. Seu autor é agnóstico, mas se mostrou de uma visão e sensibilidade ímpares para relatar como vivem e viveram os cristãos chineses sob esse sistema de governo diabólico.

Um pouco do autor. Liao Yiwu é jornalista, músico e poeta. Um dia, viu-se interessado em pesquisar a sobrevivência dos cristãos naquele que é, provavelmente, o ambiente mais inóspito para nós no mundo inteiro: a China. Já o era antes dos comunas de Mao, depois ficou muito, muito pior. Liao chegou a ser preso pelos psicopatas do Partido Comunista chinês; hoje vive na Alemanha, onde conseguiu asilo político antes que cortassem a sua cabeça para salvar a revolução.

tortura_cristaos_china

Cristã sendo torturada pela polícia chinesa, em 2001

Aviso: cenas muitos fortes. É um livro extremamente emocional. Só tendo sangue de barata para não se emocionar com a história de pessoas que, no mínimo, são muito heroicas. É também um livro que leva à reflexão daquilo que eu costumo chamar de nosso “grau de cristandade”: alguns de nossos irmãos chineses apresentados no livro têm um nível absurdo para os nossos padrões ocidentais modernos. A palavra de Deus para eles não é uma “figura de retórica” nem algo que possa ser considerado uma “alegoria”. Como os romanos nos tempos de Diocleciano, eles encararam (e ainda encaram) as cruzes e o cadafalso, os leões e o machado, com a coragem a a resignação de quem sabe que Deus os espera.

Tente não se comover com a história da irmã Zhang, uma freira que, na época da entrevista, já era centenária. Ou com o Episcopal Liao, um ateu descrente que tornou-se cristão protestante, tendo uma história de vida que leva qualquer um às lágrimas, tamanha sua confiança em Nosso Senhor Jesus Cristo. Oremos por todos os nossos irmãos.

Deus é vermelho é o tipo de livro que te dá a consciência do quanto somos pequenos, enquanto há gigantes caminhado sobre a terra. Do outro lado do mundo, agora mesmo, há irmãos nossos sofrendo não somente uma perseguição ideológica, meus caros: querem obliterá-los, destruir suas vidas físicas. Mas claro, antes, como manda a boa cartilha da estratégia das tesouras, destroem suas carreiras e suas perspectivas sociais. A narrativas das humilhações pelas quais padres e pastores têm que passar publicamente me fizeram sentir como um grandisissímo… merdão. E ainda há uma tentativa ridícula, um arremedo de religião estatal criada pelo governo maldito da China – uma versão de sonho para os “católicos marxistas” do mundo todo – à qual muitos padres estão aderindo… uma vergonha.

Há um médico, hoje exilado nos EUA, chamado Dr. Sun, que pode dar aula de como ser cristão. Antes com uma carreira de prestígio, abriu mão de tudo, porque pediram a ele para abjurar. Sua resposta foi que, muito mais do que aquilo que o partido poderia lhe proporcionar, Deus pode salvar sua alma. Expulso e humilhado, perdeu tudo, até família e… bom chega de spoiller, a história do Dr. Sun merece ser lida.

Deus é Vermelho é uma pequena jóia, indispensável a todo cristão sério. Serve também como aviso: PAREM DE VOTAR EM PARTIDO COMUNISTA!!!! Para começar, nomeie esses indivíduos pelo aquilo que são: COMUNISTAS!!!! Parem de votar em políticos de esquerda porque são “gênti boa”. Caso contrário, em vez de ler as atrocidades que esses pseudo-humanos são capazes de fazer com cristãos do outro lado do mundo, vocês e eu vamos observa in loco toda a maldade que esses infelizes burguesinhos, filhinhos do papai afeminados e intelectuais de m…, influenciados por Marx, Lenin, Stalin, Mao, Hitler e Mussolini, são capazes de espelhar pelo nosso país.

*****

Livro: Deus é Vermelho: a história secreta de como o cristianismo sobreviveu e floresceu na China comunista. Autor: Liao Yiwu. Editora: Mundo Cristão. 229 páginas. Custa em média R$ 24,00.

Se você deseja saber mais sobre a terrível situação dos cristãos na China, acesse o artigo “Polícia chinesa fotografa tortura de cristãos“, do blog Mídia Sem Máscara.

9 comments to Catelivros – Deus é Vermelho

  • Thiago Henrique Batista

    Serve para uma boa reflexão, este post, se realmente levamos a sério nossa crença, nossa fé cristã. Muitas vezes temos vergonha, timidez de nos declararmos cristãos, declarar que seguimos uma fé revelada pelo próprio Deus. Negando ou até mesmo omitindo nosso credo, estamos enganando, não a Deus mas sim, a nós mesmos.
    Enganar-se não é viver a verdade. Não viver a verdade é viver na mentira longe de Cristo que é simples e pura verdade, caminho e vida!

  • Esse post, serve de exemplo para nossa fé torna-se matura. Aqui no Brasil, “terra da Santa Cruz” já não é fácil ser testemunha da Verdade, imagine só, nos países extremamente intolerantes,que tem o chão marcado por sangues inocentes.
    De onde vem tanta força pra suportar tais torturas?

  • Francisco

    Infelizmente, Jani, daqueles que acham países Socialistas, como Cuba e China, um paraíso.Só quando eles forem para lá, saberão o que é realmente o que é o Socialismo, na prática.
    Se bem, que para esse pessoal daqui metido a Che Guevara,que Marx falava que o pessoal da América Latina nem era gente.

  • JR

    Muito interessante esse livro! Não sabia que existia, mas sabia que havia perseguições aos cristãos na China. Será que na livraria Saraiva tem?

  • Comunas = 50 milhões de mortos. Na China as coisas sempre foram difíceis pq o governo é totalmente contra toda opinião avessa ao que o Partido prega, os comunas sao assassinos e um dia, aqueles que sofreram nas mãos deles, terão sua justiça perante o mundo.

  • Tato Diego

    Fala Paulo.

    Nossa acho que quem ler esse livro nunca mais votaria em qualquer partido relacionado a qualquer pensamento comunista e como o mundo está querendo fazer exatamente isso com os cristãos e todas que são contra esses regimes.

    Mas vi que você sitou um “cara” que não conheço muito chamado Mussolini.

    Estava lendo um noticia sobre o VATICANO ter umas casas em Londres (que não vejo mal nenhum nisso) mas sabe como é a mídia.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1218976-vaticano-e-dono-oculto-de-imoveis-caros-em-londres.shtml

    Mas um Marxista disse assim:

    “O Vaticano foi criado por um tratado entre Mussolini e o Papa Pio XI”.

    Queria saber se pode me indicar um livro que fale sobre o assunto, claro que seja um biografia autorizada e não aquele monte de falacia de SANTIAGO CAMACHO.

    Obrigado

    A paz contigo!

  • Assis

    Tche, adorei o post, mas Hitler e Mussolini embora sejam anti-cristãos eram de governos de extrema direita, tanto que no inicio da ditadura de Hitler países como a inglaterra e frança não quiseram interferir na Alemanha porque consideravam que Hitler ia ajudar a conter o avanço da união soviética que já era marxista!

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>