Missa inculturada ou Missa avacalhada? (II)

Dando continuidade ao post de ontem, vamos comentar alguns dos ritos avacalhados mais escandalosos. Esse tipo de perversão é um atentado à nossa fé, pois fere e vulgariza aquilo que o católico tem de mais sagrado e precioso: a Santa Missa.

MISSA PIMBA NA GORDUCHINHA

No ano passado, um padre holandês realizou uma “missa laranja” antes do último jogo da Copa do Mundo de Futebol para dar uma forcinha espiritual à seleção de seu país. O celebrante usou uma túnica laranja e decorou toda a Igreja – inclusive os paramentos do altar – com a mesma cor.

missa_laranja_holanda_trave

Não, você não está vendo coisas: as linhas na foto acima são as redes de uma trave. Afinal, se é pra esculhambar, tem que fazer direito! Descreve o site da BBC: “O padre chegou a simular um jogo de futebol dentro da igreja e, atuando como goleiro, pegou um pênalti cobrado por um fiel”. (1)

Resultado: o Santo Sacrifício do Altar foi desrespeitado, a Holanda perdeu o jogo e o padre foi suspenso pelo bispo local. Lembrando que naquele país o uso da maconha é liberado. Será que o padre…? Deixa pra lá.

MISSA O QUIOCÊ FOI FAZÊ NO MATO MARIA CHIQUINHA

Seguuuuuuuuura, cristão! Segura o Senhor Jesus, pra Ele não fugir do templo, de tanto desgosto…

Estão na moda as missas sertanejas, com padre usando chapéu de cowboy e cantando músicas típicas. Os sacerdotes mais talentosos – ou mais sem noção – arriscam até umas dedilhadas no violão.

missa_sertaneja_padre_alessandro_campos

Desde quando chapéu com abas virou paramento litúrgico? Parece um detalhe bobo, mas não é: o sacerdote está ali para representar Jesus Cristo, e não para dar entretenimento às suas fãs. Não é ele quem escolhe o que vestir, é a Igreja que determina, conforme o tempo litúrgico ou a celebração. A falta de apreço aos seus símbolos religiosos – em especial os paramentos e objetos da missa – é a uma dos sinais da decadência espiritual de uma comunidade.

E se o padre é no fundo um músico frustrado, que invista na sua carreira artística durante as festas de quermesse, as reuniões de grupos jovens e atividades afins. Mas pegar o violão e bancar o Sérgio Reis no meio da santa missa é um tanto demais, não?

Não há, ó gente, ó não… padres como esses sem noção! Não há, não há…

MISSA CHIMARRÃO

ofertorio_missa_gaucha

Ofertório em uma missa inculturada gaúcha.

As chamadas missas gaúchas, ou missas crioulas, ocorrem sobretudo durante a Semana Farroupilha, evento que homenageia os combatentes dessa famosa revolução.

Nessas missas, é comum que o simbolismo do rito romano seja ferido por paramentos sacerdotais nada ortodoxos (lenço no pescoço, por exemplo) e pela inserção de objetos nada litúrgicos, como cuia de chimarrão, erva-mate e rodas de carruagem. As orações são também bastante modificadas, pra ficar tudo beeeeem gauchesco.

E se fosse criada uma missa inculturada carioca? Se os gaúchos apresentam botas, chaleira e costela de churrasco no ofertório, nós aqui no Rio colocaríamos diante do altar uma prancha de surf, um CD de funk, uma fantasia de carnaval e uma foto da Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema! Também poderíamos inserir nossas gírias nas orações, que tal? Demorô!!!

baile_missa_gaucha

Não, não é um baile. É uma missa avacalhada gaúcha em Foz do Iguaçú-PR.

E, para falar da missa gaúcha, ninguém melhor do que um gaúcho de fato. Vejamos o que diz Rafael Vitola Brodbeck, do site Veritatis Splendor (grifos meus):

“A pretexto de gauchismo, desde os anos 70, se promove (…) essa empulhação travestida de tradição. (…)

“A tal “Missa Crioula” dos CTGs [Centros de Tradições Gaúchos] é de uma falta de respeito que nunca vi em lugar nenhum! (…) O rito do MTG [Movimento Tradicionalista Gaúcho] é ilícito (ainda que a Missa seja válida), suas cerimônias não são coerentes com o rito romano, e sua celebração é totalmente artificial, pois partem do pressuposto de que o verdadeiro gauchismo é fazer tudo “de um modo gaúcho”: ora, isso é artificial, é um gauchismo fictício, industrializado. (…)

“Não se confunda, outrossim, a Missa Crioula do MTG (…) com a belíssima Misa Criolla, de Ariel Ramirez, composição sacra com ritmos da pampa (…), toda em espanhol, para os textos do Ordinário (Kyrie, Gloria etc.), sem alterar a letra e sem palhaçadas. (…)

“Creiam-me, meus caros, sou gaúcho e cultuador de nossa riquíssima tradição. Ando no dia-a-dia de bombacha, asso meu churrasco, vou a campo a cavalo. Mas cada coisa na sua hora. Como bem disse, tradição por tradição, a Missa crioula de tradicional não tem nada. É uma caricatura, um arremedo, e ouso dizer um deboche da verdadeira cultura gaúcha.”

missa_gaucha_altar

O altar onde se renova o Santo Sacrifício é estilizado em forma de carroça. QUE LINDJO!

MISSA ZUMBI DOS PALMARES

Essa é a missa preferida dos hereges da Teologia da Libertação.

Tem atabaque e birimbau? Tem, sim sinhô! Tem pipoca e cocada? Tem, sim sinhô! Tem padre caracterizado como pai de santo do Paraguai? Tem, sim sinhô! Nos dias mais animados, rola até um teatrinho e uma ginga de capoeira…

missa_africa_vs_missa_afroMais uma vez, parte-se de uma caricatura: é como se os negros tivessem chegado ontem da África, e assim necessitassem de uma liturgia especialmente adaptada para que o anúncio do Evangelho se torne viável.

O que será que João Paulo II achava disso? Com a palavra, o eterno papitcho (grifos meus), falando aos bispos do Regional Sul I, em 2003:

“Certamente, não é possível descurar aqui a consideração da cultura afro-brasileira (…). Trata-se da delicada questão de aculturação, especialmente nos ritos litúrgicos, no vocabulário, a nas expressões musicais e corporais típicas da cultura afro-brasileira. (…)

“É evidente, porém, que se estaria distanciando da finalidade específica da evangelização, acentuar um destes elementos formadores da cultura brasileira, isolá-lo deste processo interativo tão enriquecedor, de modo quase a se tornar necessária a criação de uma nova liturgia própria para as pessoas de cor. Seria incomprensível dar ao rito litúrgico uma apresentação externa e uma estruturação – nas vestes, na linguagem, no canto, nas cerimônias e objetos litúrgicos – baseada nos assim chamados cultos afro-brasileiros, sem a rigorosa aplicação de um discernimento sério e profundo acerca da sua compatibilidade com a Verdade revelada por Jesus Cristo. (2)

Que fique bem claro: a ideia daqueles que promovem as missas afro NÃO É convidar os não-católicos à conversão; é, sim, incentivar os feiticeiros, idólatras e macumbeiros a conciliar sem problemas a fé cristã e o culto aos Orixás. Duvida? Então veja essa declaração lamentável de Dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba:

“Acreditamos cada vez mais fortemente que é possível o negro ser discípulo de Cristo e viver na Igreja sem deixar de ser negro, sem renunciar a sua cultura, sem ter de abandonar a religião dos Orixás.” (3)

Entendeu agora? Esses caras acham que um negro que renuncia à crença nos Orixás é “menos negro”, pois sofre um prejuízo cultural ao renegar a fé de seus “ancestrais”. Definitivamente, padres sincretistas têm pipoca no lugar do cérebro, só pode! Padre Paulo Ricardo não exagera quando diz que eles são TRAIDORES do cristianismo:

“Além do evidente abuso litúrgico que significam essas missas inculturadas (…), nós temos um grande erro moral, uma grande traição do cristianismo. (…) A evangelização supõe a conversão. Isso quer dizer que, onde quer que o cristianismo vá, ele irá necessariamente transformar as culturas, ele irá fazer necessariamente com que as mentalidade mudem. (…)

“E assim todos os povos podem mudar, todas as culturas podem ser convertidas, todas as culturas – que têm algo de bom, mas também têm muita coisa de ruim – podem ser transformadas (…). Mas, você agora canonizar as culturas pagãs e dizer que elas são lindas, e assim apostatar a fé, deixando nosso senhor Jesus Cristo de lado, isso é simplesmente a traição do cristianismo.” (4)

AVISO: o vídeo a seguir contém cenas fortes. Não é recomendado para católicos fiéis com problemas cardíacos e gestantes. Tirem as crianças da sala!!!

Trata-se de uma missa afro realizada na Paróquia São José, no bairro Parque Guaraní, em São Paulo, em 2007. As cenas que aparecem a partir dos 3:45 min. são especialmente chocantes: um casal sacoleja loucamente diante do altar, ao som de “Pérola Negra”, de Daniela Mercury! De fato, uma pérola do sacrilégio nacional.

Outra característica estapafúrdia dessas missas afro é a veneração ao líder quilombola Zumbi dos Palmares. O homi é tratado como um verdadeiro santo, um “mártir da causa negra”. Mais preocupados em rebolar nas missas do que em estudar história, esses padres ignoram – ou fingem ignorar – que seu grande heroi tinha escravos. É o que constata o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil:

“Zumbi (…) mandava capturar escravos de fazendas vizinhas para que eles trabalhassem forçados no Quilombo dos Palmares. Também sequestrava mulheres, raras nas primeiras décadas do Brasil, e executava aqueles que quisessem fugir do quilombo”. (5)

Assassino, senhor de escravos, sequestrador de mulheres… Que belo exemplo para os cristãos! Viva Zumbi dos Palmares, explorador de escravos negros mais amado do braziu-ziu-ziu!

*****

Que Nosso Senhor Jesus Cristo ilumine os bispos do Brasil, para que sejam fiéis ao Papa e para que cumpram o seu papel de combater sem hesitação estas atrocidades, verdadeiros deboches à nossa fé católica. Os promotores das missas avacalhadas podem ser até bem-intencionados, mas, de boa intenção, o terreiro da Mãe Nonoca tá cheio.

*****

Agradeço ao Bruno Cezar Psico por ter me sugerido a leitura do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil.

*****

NOTAS:

(1) Site da BBC. Padre holandês é suspenso após fazer missa ‘laranja’ pela seleção. 16/07/2010

(2) Site do Vaticano. Discurso do Papa João Paulo II aos bispos do Regional Sul I do Brasil em visita “Ad Limina Apostolorum”. 23/01/2003

(3) PIRES, Dom José Maria. O Deus da vida nas comunidades afro-americanas e caribenhas. In: ATABAQUE – Cultura Negra e Teologia/ASETT – Associação Ecumênica de Teólogos do Terceiro Mundo. Teologia Afro-Americana. II Consulta Ecumênica de Teologia e Culturas Afro-Americana e Caribenha. São Paulo: Paulus, 1997. p.31.

(4) Site do Padre Paulo Ricardo. Vídeo A Resposta Católica: “Missas Inculturadas”. 13/07/2011

(5) Narloch, Leandro. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. São Paulo, Leya: 2011. p. 83

55 comments to Missa inculturada ou Missa avacalhada? (II)

  • Deus Pai Senhor da Vida, tende pieade de nós! Deus Filho redentor do mundo, tende piedade de nós! Espírito Santo de Deus, tende piedade de nós! Santa Mãe de Deus rogai por nós! Todos os santos e anjos do céu, rogai por nós!

    Estou estupetafo, é como se eu tivesse levado um soco bem no meio do queixo, como isso é possível?!?! Cultura é uma coisa, sacrilégio é outra bem diferente!

    Nas Igrejas Católicas Orientais, de Rito próprio, existe a aprovação da Santa Sé e grandes elementos culturais que estão de acordo com o Direito Canônico, mas agora a Igreja vai ter q ter 100 mil ritos só pq existe 100 mil etnias? Aonde vamos parar?!

    Só uma coisa é realmente triste, a declaração do Arcebispo… Tenho ctza que ele não falou com a intenção de falar um absurdo, mas realmente é mto serio oq ele falou.

  • Léo Moreira

    Será que nossos Bispos morreram todos? Credo! Nossos morenos brasileiros têm mais cultura negra que os “negões” da África. Olha, esse que vos fala é neto de negro e carrega na pele, história e alma, a negritude nagô. Bom, amenizados é claro.
    O que estão fazendo com o Meu Senhor?! Será que não sobrou ninguém ali com bom senso? A Igreja vive da Eucaristia, a Santa Liturgia é a Alma da Igreja, sua respiração, olha o que estamos fazendo. No Brasil temos a pretensão de inventarmos a roda.
    Lex orandi lex credendi, um só rebanho, um só Pastor, uma só fé, esqueceram-se disso. A apostasia na Igreja começou pela desfiguração da Liturgia e será vencida começando pela restauração dela. Viva Bento XVI e a reforma da reforma Litúrgica.

    • Léo,

      Não, não seja tão pessimista, temos sim grandes bispos, muito vivos!
      Há poucos meses, o bispo da diocese de Foz do Iguaçu-PR, Dom Dirceu Vegini, proibiu a realização da tal missa gaúcha (ou crioula).

      Em 2004, Dom Nei Paulo Moretto, estão bispo da diocese de Caxias do Sul-RS (hoje emérito), proibiu os padres de celebrarem a santa missa sobre um cavalo. Sim, isso acontecia!

      E, no caso do padre holandês, o bispo local providenciou o seu afastamento, para que vivenciasse um período de reflexão.

      Esses são exemplos que nos animam. Mas, de fato, alguns bispos precisam de uma sacodidela do Papa, para cumprirem apropriadamente a sua missão de pastores e defensores da fé católica.

  • Graças a Deus, nunca tive o desprazer de assistir a uma Missa desse tipo na minha paróquia. Porém, já tive o desprazer de ver vários grupos de canto fazerem cada coisa… Este ano, na Quinta-feira Santa, não tinha um grupo de canto, mas sim um cantor de brega com o seu teclado. Ó Senhor, faltei chorar de tristeza naquela Missa, sério mesmo :( . Sou totalmente contra qualquer agitação exagerada na Missa, me considero católico bem tradicional. Se o cara quiser dançar, rebolar ou sei lá mais o que, em louvor a Deus… Que o faça, MENOS, EM HIPÓTESE ALGUMA, na Santa Missa. Além desses (mal) exemplos aqui, há também um vídeo inapropriado para católicos tradicionais cardíacos, pois é absurdo demais. O vídeo é de um tal Padre Pinto, celebrando uma Missa de orixás, na Bahia… Esse vídeo é de chorar de raiva :(

  • Paulo Ricardo

    Queria deixar umas impressões,

    Primeiro, como ex-espírita houstaingiano-kardecista sei que num centro espírita de respeito, apesar da fama de tolerantes que os espíritas têm (pela “doutrina” deles precisam ser), esse povo aí teria sido expulso a pontapés, aliás, a primeira menção de “baianidade nagô”, iam levar um belo do chute no R#$#%#%¨%$.

    Por que falei isso? Porque até religiões menores prezam sua identidade, e estamos jogando a nossa no lixo. Não estamos falando do plágio positivista de menos de 200 anos que é o espiritismo, mas da Igreja Católica Apostólica Romana que tem mais de 2000!

    Deixem esses fulanos se espalharem e teremos qualquer padreco idiota de Muzambinho se arvorando em dizer o que a Santa Sé deve ou não deve fazer. Quem assiste essa missa assim como seu celebrante é HEREGE. Tá excomungado automaticamente, o povo tem que pedir, pelo bem de sua alma imortal, que esses indivíduos sejam removidos. No final das contas, eu aqui achando que a missa do Padre Juca fosse esquisita (Alexandre e Vivi sabem do que estou falando).

    • Paulo, excelente observação.

      Jesus disse que somos o “sal da Terra” e, se este sal perder o sabor, não servirá mais pra nada, a não ser para ser “pisoteado pelos homens”.
      E o nosso “sabor” está em tudo aquilo que define a nossa identidade: a nossa santa doutrina, as obras de caridade, a Liturgia, os símbolos sagrados, a fidelidade ao Papa.
      Sem isso, nomos mesmo um monte de pó sem valor.

      E esse pessoal que denunciamos aqui já perdei o sabor há tempos, e está levando outros a perder isso tb.
      Muitos católicos não prezam a sua identidade pq acreditam nesse papinho politicamente correto de “tanto faz uma religião como outra, todas têm o mesmo valor”.
      Ora, Cristo pregava coisa bem diferente. Isso é heresia gravíssima.

      Então, como pensam que todas as religiôes têm o mesmo valor, qual o problema de sincretizar a missa?

      Quanto a essa tentativa de deixar a missa “descolada” pra atrair fieis a qualquer custo, com show sertanejo, teatro ou sei lá mais o que, estamos copiando os neo-pentecostais, especialistas nestas palhaçadas. Tem até uma Igreja com altar em forma de prancha de surf, o que me faz lembrar o tal altar em forma de carroça da missa avacalhada gaúcha…

      Quanto à sua experiência como kardecista, tenho tb um caso similar para contar. Cresci em uma família umbandista, e pratiquei esta religião até os 15 anos, quando tive a imensa graça de me converter e deixar a idolatria para trás. Porém, lá no terreiro, nunca vi desbunde similar ao que esses padres sacrílegos estão promovendo.

      Graças a Deus, eles são minoria. As portas do inferno não prevalecerão contra a Santa Igreja Católica!

  • Paulo isso é msmo uma heresia. Não só heresia mas uma apostasia cismática q mais parece os lobos no meio dos cordeiros. Desta vez, quem sabe as anetemizaçoes não possam funcionar? É hora da autoridade das Chaves mostrar sua força.

    Os bispos das dioceses em q ocorrem essas bruxarias, pra nao dizer outra coisa, precisam com urgencia recorrer a Santa Sé pra tomar uma providencia.

  • Paulo Ricardo

    Excomungados eles já estão automaticamente Cadu. Acho que aqui o caso é mais de recorrer “ao braço secular”, entenda-se CHAMAR A POLÍCIA para colocar esses indivíduos porta a fora. Nesse caso, o papel do bispo é pegar o telefone e ligar para 190.

  • Thammys .

    Estou perplexa com tudo que acabo de ler, ver…Por que não manter o padrão da missa que ela sempre foi? Todos esses absurdos postados aqui é um forte desrespeito em todos aspectos cristãos. Vamos rezar, orar, AGIR para que algo seja feito imediatamente.

  • Mais um texto perfeito!
    Nada a acrescentar.
    O assunto é sério, deve ser observado e resgatado pelo menos o decoro da Santa Missa.

    Mas que eu morri de rir com o

    “Seguuuuuuuuura, cristão! Segura o Senhor Jesus, pra Ele não fugir do templo, de tanto desgosto…”

    hahahahhaa… muito bom!

    @Filonescio

  • Nao da pra simplesmente termos a Missa de forma ordinária em latim. A Missa Tridentina é belíssima, mas os tempos sao outros, a Reforma Litúrgica da Sacrossantum Concilium é a nossa alegria.

    A inculturação não é algo errado que não devemos discutir, é preciso sim q Liturgia seja direcionada aos diversos povos, para q eles a entendam e a amem da melhor maneira possível; o q vimos aqui nao é inculturaçao, é o desrespeito à Sacralidade do Sacrifício Pascal de Cristo, nada tem a ver com inculturação.

    Finalizo aqui com as palvras dele:

    “A Igreja nao pode só mais pedir obediência ao mundo, a Igreja tem que andar com o mundo.” Palavras do Beato João Paulo II, quando era Arcebispo da Cracóvia, durante a 2ª sessão do Concílio Vaticano II.

    • Fernando

      Irmão concordo quando tu dizes que a Missa Tridentina é belíssima. Discordo quando dizes que a Reforma é a nossa alegria. Talvez a tua. E dos padrecos da TL…

      Inculturação é algo errado, SIM. Vale a pena ler o que pensava a esse respeito São Pio : http://www.santotomas.com.br/?p=242

      Finalizo com as palavras Dele:

      “Ide e evangelizai”
      Veja, irmão, é uma ordem, não um pedido. E é bem direta: evangelizai. Não é dialogai ou ecumenizai ou inculturai.

      Fraterno abraço. Deus te ilumine.

  • Parabéns pelo excelente post. Fiz um elogio a este e ao de ontem no meu blog e também uma sugestão para que vcs abram uma seção fixa em O Catequista para esse tema. Não vão faltar colaborações dos leitores e assuntos sobre avacalhacões litúrgicas.

    Gostaria de comentar um post que escrevi sobre avacalhações nos cânticos da Missa:
    http://missaaosdomingos.blogspot.com/2011/12/concorrentes-ao-grammy-liturgico_17.html

    Abraços
    Fidelis

  • Ricardo

    Pessoal, nossos irmãos evangélicos (apenas os invejosos, diga-se de passagem), ateus e todos os que ficam querendo avacalhar com a imagem de nossa Igreja, etc, devem estar morrendo de rir com este post, e dizendo: “- Olha aí, o que “nós” sempre falamos, que a igreja católica está com os dias contados, he, he, he… que bagunça.”
    Só espero que eles também leiam nossos comentários, que saibam e entendam que esta grande palhaçada que fazem com nossa Religião não é proveniente de Católicos conscientes, verdadeiros. Mas fruto do excesso de liberdade e da ignorância e abuso de alguns sacerdotes e também da enorme benevolência de nossa Igreja com nossa cultura, com nosso povo.
    Que todos saibam que este espaço aqui (O Catequista) não existe para massagear o ego de seus autores ou para ficar apenas como mais um sitezinho descolado boiando sem rumo na web. Isto aqui já é uma ação!! Por favor, empenhemo-nos (Católicos) no engajamento e participação desta atitude, pois temos total tranquilidade para dizer que CRESCEMOS A CADA DIA NA CERTEZA DA LONGEVIDADE DE NOSSA RELIGIÃO, NO SEU ESCOPO, EM SUA DIMENSÃO E FORÇA. AVANTE CATEQUISTAS!!! PARABÉNS MAIS UMA VEZ!

    • Ricardo,

      Nem precisa ler os comentário para entender que todas essas coisas que aqui descrevemos contrariam gravemente a doutrina e as normas litúrgicas da Igreja.
      Nos posts I e II, citamos documentos importantes e declarações de grandes Papas.

      Se algum babaca rir de nossas feridas, paciência. No Antigo Testamento, os profetas viviam metendo o pau nos maus sacerdotes, que permitiam o culto a falsos deuses no templo de Israel; e também São Paulo frequentemente enviava cartas corrigindo os desvios – alguns gravíssimos – das diversas comunidades que ele pastoreava. Nenhum deles se calou, pensando: “Não vou falar nada sobre esta atrocidade, para não dar razão de falatório aos nossos críticos e inimigos…”. Não faz sentido fazer vista grossa aos sacrilégios e heresias com a desculpinha covarde de poupar a imagem da nossa Igreja. E, depois, quem ri por último, ri muito, muito melhor!

      É justamente porque sabemos a Igreja Católica é a única fundada e sustentada pelo Cristo, e que contém o depósito integral da Verdade Revelada e da graça, que não podemos admitir esses desvios em nosso meio. Falamos essas coisas aqui para que ajudar os católicos a entender que isso NÃO é lícito e, assim, divulgar a sã doutrina da Igreja.

      Obrigada pelo apoio!

  • Paulo Ricardo

    Música de Igreja é canto gregoriano e só. Eu já não gosto dos corinhos moderninhos da Igreja de Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima (um dos motivos inclusive pelo qual estou seriamente inclinado a mudar de paróquia). Embora tenha que engolir, não apoio o Concílio do Vaticano II, eu e 40% dos católicos europeus, só pra ninguém dizer que eu sou maluco. Prefiro missa tridentina, mas nem por isso considero a missa moderna sem valor ou menor, apenas o rito muda, lá estamos, de um jeito e do outro na presença do Espírito Santo, uma vez que Jesus não quebra suas promessas. Culpo sim por essa avacalhação o dito Concílio, ou alguém duvida que nos tempos pré-João XXIII isso era algo impensável?
    Mas isso é chororô estilo “carangos e motocas” (quem cheira a naftalina como eu deve lembrar desse desenho da Hanna-Barbera dos anos 70 em que tinha uma motoquinha chata que ficava repetindo “eu te disse, eu te disse”), já que a coisa desandou só nos resta procurar uma linha de ação para consertar os muitos erros que herdamos do Concílio Vaticano II.

    • Paulo Ricardo, a Sacrosantcum Concilium deixa bem claro que nenhum padre pode alterar nada do rito sem a expressa autorização da Santa Sé.
      Eu amo a Missa Tridentina, mas considero que a Missa em língua vernácula foi um passo importante e necessário.

      Quanto aos cantos, às vezes aparece cada um nas missas que a gente até se espanta, com letras estranhas louvando a “Mãe Terra” e outras bizarrices.Fora o uso de intrumentos musicais impróprios para músicas que deveriam ser doces orações.

      Mas não concordo quando vocês diz que música de Igreja é canto gregoriano e só. O canto gregoriano está no sangue da nossa Igreja, é parte indispensável da nossa Tradição, mas também é maravilhoso ver o povo cantando músicas com letras nacionais, com melodias decentes. A oração de São Francisco, por exemplo, é muito didática, bela e comovente; está em total acordo com a mensagem do Evangelho. E, como ela, há numerosas músicas belíssimas (não gregorianas) que são cantadas em nossas missas, e ajudam efetivamente a elevar o coração do povo a Deus.

  • Léo Moreira

    Pois é, a norma é o PAPA vamos olhar para ele, sua forma de celebrar, porque a sua Reforma Litúrgica está sendo realizada por atos dele e, pelos visto, parece que ele espera que nós o imitemos.
    Quanto ao C V II basta ver como nós mesmos erramos na interpretação dos textos postados até mesmo nos comentários e vamos perceber como é fácil distorcer a letra e apagar o “espírito” original.
    Se nós, fiéis, começarmos a manifestar um maior zelo e descontentamento com certas atitudes antilitúrgicas, por certo que vamos incomodar e patrocinar mudanças. Eu estou tentando fazer a minha parte com os adolescentes e jovens dos grupos que participo e também na minha Comunidade Sta Terezinha.
    O exemplo é a melhor lição.
    PAZ E BEM!

  • Fernando nao concordo irmao com seu ponto de vista. A Sacrossantum Concilium foi e é algo fundamental para os rumos da Igreja. Gente preciso dizer q ñ compreendo essa aversao ao Concilio. Eu, com o pouco q li e estudei sobre ele, tive a nitida presença do Espirito Santo. O Concilio é infalível. Isso é Dogma de Fé, esta no Catescismo e no Direito Canonico.

    Da msma forma q qndo o Sucessor de Pedro pronuncia EX CATHEDRA, os trabalhos de um Concílio Ecumênico autorizado pelo Papa, sao absolutamente irrevogaveis qndo falam de fé e moral, desde os Apostólos ha a visao q num Concilio é o proprio Cristo q reune seu rebanho para revelar-lhe a Verdade.

    Portanto o Concilio Vaticano II, em seus trabalhos e reformas deve ser amado, essa é a vontade do proprio Bento XVI, como ele msmo quer q no Ano da Fé nós possamos adentrar a fundo nos documentos do Concílio.

    Como disse, o post é a desobediencia ao Concilio, a desobediencia a Sacrossantum Concilium, a Igreja nao precisa d uma nova reforma liturgica, precisa obedecer todas as rubrica do Missal, bem como obedecer a Sacrossantum, caso isso seja feito a Sagrada Liturgia nao correrá riscos.

  • Lorena

    olá pessoas…
    eu sou nova por aqui, mas já quero dar os parabéns. Pois sinceramente eu não podia imaginar que a coisa tava tão feia assim.
    É muito triste imaginar que temos padres que aprovam e participam desses ritos, pq missa que é bom nada…
    Devemos orar muuuuito por esses padres e pedir a misericordia de Deus e que Nossa Senhora venha pisar e destruir todas as armadilhas do inimigo

  • Estava vendo o site do Padre Alessandro…
    Ele é muito bonito de cowboy, mas de padre, não sei não…
    Já viram as letras das músicas do CD dele? Ele pegou alguns sucessos sertanejos do passado e colocou algumas partes sobre Jesus…

  • Icaro Barros

    Está difícil para nós! Antes os ataques eram de fora (ateus, protestantes etc) agora estão vindo de dentro (teologia da libertação, missas inculturadas, feministas desejosas em serem “padres”). Fico muito feliz por esse blog, pois denuncia o erro e instrui todos que desejam viver a verdade da fé sob os ensinamentos do Santo Padre. Agora… essas missas são terríveis, como o “sacerdote” se sente bem ao fazer isso? É mistério de heresia! Se há sacerdotes que não zelam pela santa Liturgia, nós o fazemos! rsrsrs
    Parabéns a todos vocês de O Catequista por este trabalho profético.

  • Gente, não imaginava que a coisa estava nesse pé. E eu que escrevi ao bispo porque o padre se recusou a me dar a Comunhão na boca e tive que comungar com o Ministro da Eucaristia.
    O que eu acho curioso é como as pessoas não questionam. Na Igreja onde freqüento um padre deu agora para fazer alternância na proclamação do Evangelho: uma frase ele, outra os fiéis e outra uma encarregadA da Liturgia. E todo mundo repete. Não ouvi ninguém na assembléia comentar: ” mas ué, Evangelho não é só padre que proclama???”
    Ninguém questiona nada. Acordem fiéis!!!

    • Agora cada padre inventa uma maluquice. Aqui na paróquia, uma vez colocaram uma piscina Tone (aquela de plástico pra colocar em jardim) pra fazer o batismo de 10 crianças da catequese, no mesmo estilo dos crentes: mergulhando de roupa e tudo.

      O problema é justamente o que você levantou: ninguém questiona! Quem se levanta contra essas loucuras é tido como retrógrado fundamentalista e é solenemente ignorado. Às vezes até por bispos!

  • Alê lembro a vc q o Batismo foi discutido no Concílio de Trento, pq ate entao o batismo era feito exatamente como a crentada pensa fazer: a pessoa devia ficar totalmente nua e imersa na água enquanto o celebrante dizia batizava.

    O Sagrado e eterno Cocilio de Trento mudou a necessidade da imersão sendo apenas necessario a agua ser derramada tres vezes na cabeça do batizado, mas o Concílio nao aboliu a forma arcaica; é q ngm mas faz pq nao é preciso ficar nu pra entar no Reino de Deus.

  • Junior

    Mais um otimo post.
    Eu li o guia politicamente incorreto da história do Brasil e ia citá-lo quando vi que você trata dele kkkkkk
    Muito bom o livro e o post ^^

  • Maria Jeane

    Senhor tenha misericordia de nós principalmente de nossos sacerdotes!
    Rezai, rezai, rezai….. pela santificação de nossos sacerdotes……
    É o que podemos fazer, nada é maior que o poder de nossa oração. Vamos fazer um mutirão com orações pedindo ao Senhor nosso Deus, pelo percão de nossos pecados e a conversão de todos nós pecadores principalmente os que mais ofendem a Deus e consagremo-nos ao Imaculado Coração de Maria, rezemos o terço diariamente. Rezai sem cessar.

  • [...] mexicanos podem exibir coxas e barrigas na igreja, porque não elas?). Em um post sobre as “missas avacalhadas“, mostramos um vídeo em que um casal com pouca roupa requebra em uma Missa ao som de “Pérola [...]

  • caro ricardo vi seu comentario sou evangelica mas te digo uma cisa nao sigo religião sigo Jesus cristo pois a religião mata mas jesus salva serto, não fique triste por isso no meio do povo crente tambem tem tantas asneiras como essa mas eu sigo Jesus ele e que moreu por mim quando vejo escandalo no meio dos evangelicos apenas entrego entrego nas maos de Deus pois e ele que vai julgar todos nos e ninguem tem esse poder so ele, eu respeito muito os catolicos mas outro dia entrei em um saite catolico que se chama CAIAFARSA ate chorei meu Deus quanto mal ela fala da jente enquanto tem tanto ateu que nao acredita em Deus mas pelomenos nao fala tanto do proximo lamentavel vinda de uma religião que fala tanto de amor mas semeia odio entre as religião. desculpe-me pelo desabafo.

    • Cara Lurdinha, essa campanha :”JESUS SIM, IGREJA NÃO!” é um embuste safado do encardido. Quando Cristo veio ao mundo, Ele institui a “minha Igreja” (S.Mt 16. 17), ou seja, a Igreja “dEle”, propriedade dEle, fundada e sustentada por Ele. Hoje muitos protestantes realmente pensam que igreja nenhuma, que religião nenhuma, presta; porém isto é MENTIRA! Jesus instituiu a Igreja! Ele a desejou!

      O Caia Farsa fala de uma maneira mais “rude” (mesmo não sendo essa a palavra certa) aquilo que é a Verdade. Nós amamos, respeitamos e estamos em comunhão, mesmo que imperfeita com todos os outros cristãos, todavia não dá pra dizer “Não tenho religião, tenho Deus!”, isso é sacrilégio, mentira e sem dúvida uma afronta a Cristo. Sim uma afronta pois como nos diz São Paulo (I Coríntios 12,27; Efésios 4,12; dentre outros) pois a Igreja é o “Corpo de Cristo”! Cristo está vivo na sua Igreja há 2000 anos!

      Amada rezamos por você e por sua conversão e acreditamos no que diz nosso CIC :”Esta Igreja peregrina na terra é necessária a salvação.”

      Que Nosso Senhor te proteja e Nossa Senhora peça a seu Filho por ti.
      Paz e bem!

    • Lurdinha,

      O objetivo do site CaiaFarsa não é ofender os evangélicos; é sim, dar uma resposta aos ataques e calúnias que os evangélicos vivem direcionando à nossa Igreja.
      Então, quem fala o que quer… muitas vezes ouve o que não quer.

      Você diz que não segue nenhuma religião, mas veja que incoerência: o profeta Isaías disse que o Messias viria anunciar “a verdadeira religião”:

      “Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.

      “Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião” (Isaías 42, 1-3)

      Pense nisso!

    • Escute aqui minha cara,

      SÃO VOCÊS EVANGÉLICOS, CRENTES, PROTESTANTES E O QUÊ O VALHA QUE COMEÇARAM COM ISSO. E começaram mesmo porque não foi a Igreja de Cristo que resolveu “seguir seu caminho” e é essa mesma Igreja que recebe vocês de volta sempre que pedem abrigo contra os portões do inferno. São vocês os herdeiros das blasfêmias, ofensas, calúnias e difamações morais de Calvino, Lutero, Zwiglio e outros podres. São vocês que nos chamam de idólatras, perseguidores de bruxas, detratores da ciências e endemoniados papais. São vocês que sequer tem a ombridade de reconhecer que essa bíblia com zíper que carregam em seu sovacos fedidos só pode estar aí cheirando mal porque foi a noiva de Cristo que a preservou para que pudessem encher a boca contra nós e nossa fé. Estou, admito, parecendo um tanto quanto irado, mas não estou, apenas relato fatos, fatos que já cansei de relatar.
      Fora isso tem sempre essa conversinha melíflua do “sigo Jesus, não a Igreja” MAS É JUSTAMENTE ISSO QUE, A LONGO PRAZO, ACABA AFASTANDO ESSA GENTE SEM ANCORADOURO DE DEUS E LEVANDO-AS ÀS RAIS DO ATEÍSMO. Acorde criança, A Igreja é a RESPONSÁVEL PELA AGREGAÇÃO DO POVO DE CRISTO NA TERRA. Simples assim! Você está em Cristo quando está na Igreja, a única sobre as quais as portas do inferno jamais prevalecerão, palavra de um certo Jesus. Você e seus amigos realmente acham que sozinhos com suas petulâncias, embebidos nas ideias de um frade louco da Bavária vão realmente a algum lugar?
      Estude criança, tente aprender e escreva um pouco melhor, seu português é sofrível.

      • André

        parafraseando o português da nossa cara amiga, vc está SERTÍSSIMO! Disse tudo! pra ter ideia da lavagem cerebral que os pastorecos estelionatários fazem nessa massa acéfala da sociedade, veja o que uma colega de classe minha protestante disse ao correr o olho num jornalzinho da Missa que eu a mostrei: E VCS LEEM A BÍBLIA É? SABIA NÃO! ¬¬ uma vez, fiz questão de mostrar NA pRÓpRIA BÍBLIA MAL TRADUZIDA DELA trechos do Evangelho, como a Anunciacão (de onde se “inventou” o Ave Maria) e o Magnificat, adivinhe o que eu ouvi :EU NUNCA TINHA LIDO ESSES TRECHOS NÃO, A GENTE DA ASSEMBLÉIA (pra eles é com acento) ESTUDAMOS MAIS O ANTIGO TESTAMENTO! E esses protesta ainda querem ser chamados de evangélicos –’ Nem fazem por onde!!! pra terminar com chave de ouro, ainda nas conversas com essa dita-cuja cristã, olha a reacão dela após eu comentar sobre um caso em flagrante de adultério de um pastor, na nossa cidade, que passou nos jornais: E O QUE EU TENHO A VER? SOU DA “AD” BAIRRO x E ESSE pASTOR É DA “AD” BAIRRO Y!!! Fala a garota que fez piada de mim ao saber dos casos de padres pedófilos na zorópa! Essa é a racionalidade evangélica! XÔ Igreja, viva Cristo! Só Jesus! Xô Maria! Eu sinceramente imagino Cristo no céu tratando Nossa Senhora do jeito q a crentaiada o faz(“uma mulher normal, sem nenhuma glória, devia agradecer ter parido Cristo, não ser venerada por isso, só foi necessária pra dar a luz a Jesus, podia ter sido qq outra, além disso dps que Jesus nasceu se desvirginou com José e viveu como uma p**a – eles usam esse termo :O – e teve num sei quantos filhos”), e lucubro: como um ser humanóide que acha isso, tem condicão de viver em sociedade? Esse Estado Laico é uma desgraca! Saudade da constituicão outorgada no Império segundo a qual protestantes não podiam exercer direitos políticos nem realizar cultos à céu aberto!!! #VoltaSantoOfício #FogueiraS2 (sei que a Inquisicão só perseguia heresias dentro da Igreja e que nunca condenaria um Judeu, Ateu ou protestante, justica seja feita, mas só queria dar um toque de humor ao comentário, posso????)

        • André só uma coisa: a Igreja defende a liberdade religiosa. Ter uma Constituição que impeça qualquer religião é negar algo que hoje a Igreja sabe não ser bom. Também sinto saudades do Império em muitos aspectos. Não tinha a ladroagem de hoje, mas voltar ao Padroado seria MUITOOO RUIM. Lembro da Syllabus que o Beato Pio IX promulgou e que foi proibida no Brasil.

          • André

            Cadu, caso não tenha compreendido, apesar de eu ter achado BEEM explícito, cada gota do que falei após o termo “zorópa” foi IRONIA pURA! Lamento que não tenha entendido, mas vale lembrar que nos textos da Viviane ela usa muito desse artifício jocoso e vc não confunde com inadequações doutrinárias graves! Mesmo assim, só com o intuito de deixar claro, afirmo-lhe que sou contra o fim da liberdade religiosa =/ (mas nunca hei de ser 100% a favor do Estado laico, já que essa invencão veio direto da Franca iluminista

          • Nao meu caro eu entendi o seu tom jocoso mas só levantei essa questão pq foi isso que transpareceu qndo vc disse que sente: “Saudade da constituicão outorgada no Império segundo a qual protestantes não podiam exercer direitos políticos nem realizar cultos à céu aberto!!! ” Já que vc já esclareceu nada mais a acrescentar meu caro.
            Certa bonum certamen fidei.

          • André

            “O homem não tem direito à liberdade religiosa no espaço público, ou liberdade de professar qualquer religião, pois somente o verdadeiro e o bem têm direitos e não o que é errado e o que é mau.” Retirado, traduzido, da bula Libertas, está no link que o Marcos deixou, então ratifico tudo o que disse! Gostaria de ter de volta a Constituicão Imperial!! E o patroado, apesar de seus defeitos, é melhor que o estado laico que permite culto abertos a hereges protestantes, à luz desse trecho aspeado!!!

          • Os documentos do Vaticano II atestam a liberdade, recomendo o vídeo do Padre Paulo Ricardo sobre o tema. O padroado foi terrível para a Igreja no Brasil. As ordens vindas da Cátedra Petrina podiam ser barradas com o permita-se.

          • André

            Retirada dos crucifixos dos prédios públicos, risco de o padre ser obrigado a celebrar casamento gay, milhares de brasileiros indo pra miséria com a blablabla de pastores estelionatários atuando até em televisões! Nada que veio da franca iluminista pode prestar, inclusive, o estado laico! No padroado havia sim liberdade religiosa, mas com sua sobriedade; houve problemas? indubitavelmente, mas não acho que dá para colocá-los numa balanca e dizer que o laicismo é melhor =/ [e o trecho aspeado, lembro-lhe, foi retirado de uma bula, e ele corrobora o que eu disse sobre cultos à céu aberto]

          • Marcos

            Prezados, Cadu e André, o tema é espinhoso…
            Caro Cadu, creio que vc se refere ao vídeo do Pe. Paulo Ricado “resposta ctólica n. 46″… Se for, reitero, o tema é espinhoso.
            Teológos sérios debatem sobre ele desde de o Vaticano Segundo, e tem gente (e não são poucos) que chegam a contestar tais textos sob a alegação de que houve ruptura, assim, por ser o CVII ecumênico e não dogmático…teria´m várias implicaçoes (vide FSSPX).
            Portanto, embora eu não concorde com a FSSPX, sou forçado a dar o braço a torcer, o tema é árduo, portantanto, convém tratarmos dele com mais cautela do que certezas.

        • Marcos

          Caríssimo Cadu, Salve Maria!
          Creio que estes conceitos de “liberdade religiosa” são um tanto mais complexos que aparentam ser, recomendo a seguinte leitura:

          http://fratresinunum.com/2012/08/07/de-matei-liberdade-religiosa-ou-liberdade-para-os-cristaos/

          • É para usufruir de verdade do bem que é a Igreja que a ela se posiciona dessa forma. Para mostrar que o mais básico direito que precisa ser provido é a liberdade, pois bem escolhendo de livre coração é que se pode aceitar o que Deus nos quer dar.
            Salve Maria Santissíma.

        • Caríssimo, vamos refletir sobre o tema. O padroado que tivemos em nosso país o que era? A Igreja e o Estado se confundiam pois Dom Pedro I o Libertador era um príncipe absolutista que cria o líder supremo da Igreja está sim em Roma, mas que vale a pena interferir no que o Santo Padre ordenasse caso o que o Papa estivesse falando contrariasse algo que o Imperador fosse como o caso da Syllabus.

          Ora foi o conflito entre a Igreja e o Estado que possibilitou radicais como Benjamim Bertrand e Floriano Peixoto de dar um gol

        • Caríssimo, vamos refletir sobre o tema. O padroado que tivemos em nosso país o que era? A Igreja e o Estado se confundiam pois Dom Pedro I o Libertador era um príncipe absolutista que cria o líder supremo da Igreja está sim em Roma, mas que vale a pena interferir no que o Santo Padre ordenasse caso o que o Papa estivesse falando contrariasse algo que o Imperador fosse como o caso da Syllabus.

          Ora foi o conflito entre a Igreja e o Estado que possibilitou radicais como Benjamim Constand e Floriano Peixoto de dar um golpe na monarquia e se instaurar a República. A questão religiosa é sim um dos motivos que fizeram Dom Pedro II Magnânimo ter sido exilado pelo Exército que jurou protege-lo e honrá-lo. A Igreja não pode ser confundida com o Estado. A Igreja é a Igreja e o Estado é o Estado. Governos diferentes com estruturas diferentes.

    • Marcos

      Lurdinha, Salve Maria!
      Este link explica como é impossível odiar a religião e amar Jesus:
      http://dominumvobiscum.wordpress.com/2012/07/31/odeia-a-religiao-mas-ama-jesus-cristo-boa-sorte/

  • Marcos

    “Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada”. (S.MateusX,34)

  • Marcos

    “A paz de Nosso Senhor só se conquista na guerra!”
    Santa Joana D’Arc

    “Ser-me-á suficiente responder que jamais poupei os hereges e que empreguei todo meu zelo em fazer dos inimigos da Igreja meus inimigos pessoais”.
    São Jerônimo

    “A santidade! É preciso conquistá-la à ponta da espada…. É preciso combater!”
    Santa Tereza de Jesus

    “A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação”
    Dom Héctor Aguer

    “Diante da verdade, não tenho medo de ninguém!”
    São João Bosco

    “Não podemos ficar calados diante do mal”
    Papa Bento XVI

    “Por fim,o meu Imaculadao Coração triunfará!”
    Nossa Senhora de Fátima

  • Disse o Senhor Jesus: “…as portas do inferno não prevalecerão contra a minha Igreja”. (Mt 16,18)

  • André

    “Religião: ou a Católica, ou nenhuma!” Rui Barbosa

  • O mundo que tem que se adequar a Cristo, não Cristo se adequar ao mundo por que ele mesmo disse que quem ama o mundo não esta nele o amor do Pai

  • Anônimo

    não vou me identificar, pois irei falar de diocese, padres e bispos. A minha diocese Presidente Prudente e infelizmente há essas missas afro promovidas por tal de padre Thiago Calçado que está estudando”Antropologia Cristã” (seria cristã ou pagã?). Esse padre junto com outro padre mundano,Pe. [a equipe do blog retioru o nome deste outro padre] (ou seria Pe. Fábio de Melo prudentino?) . Até disseram na missa “saravá”(bendito seja) axé (paz). Ora pode significar o que for, mas não são termos cristãos. Esses padres são influenciados por Mons. Miguel que trouxe a desgraça da missa afro pra Prudente. Esse monsenhor é há mais de vinte anos vigário geral, foi reitor do seminário menor por cinco anos e agora tem um segundo perído de mais tres (desde 2010). Resultado: Os seminaristas serão padres que farão essas pantôminas alegando que o próprio João Paulo II fez missa afro. Mas a missa do Papa teve muito mais sacralidade e tenho certeza que ele não disse axé nem saravá.

    • Olá, Anônimo de Presidente Prudente!
      Verifiquei o que você disse e, de fato, os Padre Thiago Calçado realiza mesmo estas missas afro, proibidas por João Paulo II. Ele divulga estas missas orgulhosamente neste site:

      http://pascomteresinha.blogspot.com.br/2010/05/com-muita-alegria-e-ritmo-contagiante.html

      Omitimos no seu comentário o nome do outro padre que vc citou, pois não encontramos nenhuma referência, nenhuma matéria na internet citando a participação dele nessas missas, então, temos que ser prudentes com as informações que divulgamos.

      Bem, diante dessas coisas, temos que nos preocupar com a nossa própria santificação. Só assim poderemos ajudar a nossa Igreja.

  • Aretusa Gobbo

    Nossa Senhora dos desorientados e tristes!!! Socorro!!!!!

Deixe uma resposta

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>