Papa São Nicolau I, Magno – vai encarar?

E aí meu povo,

autoridadeComo já disse antes, São Nicolau foi o último dos papas Magnos – ou “grandes”.  Recebem esse título porque todos têm algo em comum: determinaram uma mudança crucial na história do cristianismo e da sociedade como um todo.  Vejamos então o porquê da inclusão deste grande santo neste clube seletíssimo, aliás, o clube mais seleto de toda nossa Igreja.

São Nicolau era romano, tendo nascido por volta de 815.  Seu grande feito? Contra tudo e contra todos, sustentou a autoridade da Igreja. Com fé e confiança no Espírito Santo, provou que a Igreja precisa muito mais de si do que do poder secular, pois foi ali que Nosso Senhor Jesus Cristo firmou com os homens, pelo Seu sangue, uma nova e eterna Aliança.

De família aristocrática e importante, São Nicolau era um político habilidoso como São Leão I e inteligente como São Gregório (aliás os três era tremendos cabeções).  Era filho do Defensor Teodoro e foi educado em Latrão, logo escolhendo seguir uma carreira eclesiástica.  As fontes históricas falam de sua devoção, bondade, habilidade e amor ao conhecimento, bem como de sua capacidade em se expressar de forma clara e cativante.  Assumiu o subdiaconato com a bênção do papa Sérgio II, e São Leão IV elevou-o ao diaconato.

Num tempo de vermes, Deus fez surgir um gigante para salvar sua Igreja.  Sua moral era inatacável e seu entendimento político ímpar.  Nicolau fora amigo e conselheiro de seu antecessor, Bento III,  e após sua morte, após servir por 15 anos a cúria romana, seria uma escolha natural.

Mas não foi o que se deu: mais uma vez escolheram o fujão Adriano, que caiu fora (foi o sucessor de São Nicolau I, mais detalhes no post sobre os papas do Século IX).  São Nicolau preferiu ficar e encarar. Eleito sucessor de seu amigo Bento III, na presença do imperador Luis II, que correu a Roma assim que soube da morte do papa anterior, iniciou o desenvolvimento da obra que legaria para a história.

AUTORIDADE PAPAL INDEPENDENTE E IGREJA UNA

Nicolau é o precursor da ideia teocrática do poder: o papa não seria apenas o sucessor do apóstolo Pedro, mas também o representante máximo na autoridade divina no mundo, cuja autoridade não poderia ser contestada por nenhum outro poder temporal. Por essa ótica, podemos considerar Nicolau I como o primeiro monarca absolutista.

bebe_judo_golpe

Vamos procurar entender sua postura.  O cristianismo no Ocidente estava em frangalhos, depois da criação dos Estados Pontifícios a ganância humana e as intrigas palacianas resultantes da mesquinharia ameaçavam jogar toda a obra construída pelos pais da Igreja na lata do lixo.  Talvez até o cristianismo desaparecesse ou se tornasse um arremedo de religião, não fosse o pulso firme de São Nicolau.

Durante o Sínodo de Milão, ao pressionar o arcebispo João, Nicolau encerrou a disputa entre Roma e Ravena pela supremacia espiritual cristã na Itália.  Observem isso com carinho, estamos em 860 e a Igreja, tida hoje como déspota e ditadora, mal conseguiu nessa época pôr ordem no seu quintal.  Então acho que vocês já sabem pra onde encaminhar os senhores que fizerem esse tipo de acusação contra o povo católico.

Outro desses problema ocorria na igreja francesa: já que era o imperador franco que reconhecia e protegia o papado, eles achavam que não precisavam dar conta de seus atos a Roma.  Mais uma: “malditos cristãos centralizadores”. Nicolau foi muito habilidoso e trouxe os sacerdotes francos para o seu lado.  Muitas vezes enfrentou príncipes e reis quando esses quiseram fazer valer seus desejos passando por cima dos sacramentos da Santa Igreja.

Foi durante a questão de Fócio que Nicolau consolidou sua lenda.  Fócio foi colocado no lugar de Santo Inácio como patriarca de Constantinopla pelo imperador Miguel III, o que Nicolau não aceitou, excomungando Fócio.  Fócio era um nobre leigo de alto erudição e um tanto quanto prepotente, embora muito eloquente.  Levou no bico os emissários papais que resolveram aderir a sua causa.  Ele só não convenceu o papa.  Mantendo-se firme em sua posição, resultou daí a única e verdadeira unificação, que seja por um breve período, da cristandade.  Um outro motivo do início das querelas com Fócio teria sido o envio de missionários a Bulgária, terra a qual Fócio considerava área de influência dos patriarcas bizantinos.sergio_reis

Ciente de suas obrigações com o povo de Deus e do exemplo que os líderes temporais deveriam seguir, Nicolau I debateu-se inclusive com o imperador Lotário II (é mal do nome?) que queria a anulação de seu casamento com a rainha Teutberga para casar com uma… dama da corte.

Lotário entrou com um processo de divórcio que foi prontamente aceito por seus bispos puxa-sacos.  Mesmo cercado pelos exércitos do imperador, Nicolau peitou o cara-de-pau e desfez o processo; botou porta a fora os bispos que participaram dessa palhaçada e ainda mandou o imperador salafrário aceitar a esposa de volta, sob pena de excomunhão.

OUTROS GRANDES FEITOS

Voltando à conversão dos búlgaros.  Encantado com os postulados cristãos, o Rei Bóris I da Bulgária mandou o príncipe Vladimir a Roma para receber maiores esclarecimentos diretamente do Papa.  O que sucedeu foi um monumento de sabedoria, testemunho da grandiosidade de São Nicolau: ele insuflou tanta fé ao recém convertido Rei Bóris que este tornou-se monge, entrou num convento e mais tarde tornou-se São Mihail (Miguel) da Bulgária.

No que tange à defesa da cidade santa, Nicolau I organizou com o imperador Ludovico II a defesa desta contra os sarracenos.  Enérgico, foi talvez o papa mais destemido da Idade Média. Foi ele que mostrou aos sequiosos de poder que o poder ao qual servia era muito maior e o reino que representava não era desse mundo, muito embora a embaixada do Cristo estivesse nele.

Encorajou a vida religiosa como a muito não se via. Pessoalmente, sua vida era de um ascetismo somente comparável com o de São Gregório, e isso refletiu no amor que os súditos de Roma devotavam ao seu bispo.  Outros locais do mundo vieram a conhecer o poder da cruz, como a Dinamarca, convertida por São Ansgário, e os Eslavos, que haviam azucrinado Carlos Magno, convertidos por São Cirilo e São Metódio (grandes homens de Deus e da cultura dos quais trataremos em futuro breve, com a graça de Deus).

Por fim, vale dizer que até seu último suspiro Nicolau I dedicou-se a manter a pureza e a integridade moral da Igreja (ah! como precisamos hoje de um homem assim!).  Tudo isso e muito mais num papado relativamente curto, pouco mais de 9 anos, de 24 de abril de 858 a 13 de novembro de 867.

São Nicolau I, Magno, rogai por nós!

35 comments to Papa São Nicolau I, Magno – vai encarar?

  • Mais uma obra prima Paulao! Grande Sao Nicolau! Homem de fibra e pulso exemplar. Para a epoca, nao poderia haver Papa melhor, algo q muito me lembra Bento XVI, um Papa escolhido da providencia, q guia a Santa Nau no mar com maos firmes mas seguras!

    Sao Nicolau Magno rogai por nós!

  • Paulo Ricardo

    Tão querendo aumentar o clube? Bento XVI, Magno? É, até soa bem… ahahahahahah. Mas esse clube é fechadão, só tem três e o último se foi a quase 1200 anos… E o cacife, o currículum que o malandro tem que ter?! Tem que dar peitada em Rei Huno, ensinar escolástica e São Tomás de Aquino e dar rasteira em imperador metido a besta. Os papas magnos são únicos e não tem mais lugar neste mundo para tal estirpe de homens santos. Talvez, para nosso bem, porque não seja mais necessário, os Bentos e Joões dão conta do recado.

  • Paulo Ricardo

    Errata;

    Onde está “e São Tomás de Aquino”, leia-se “a São Tomás de Aquino”.

  • E novamente… mais um fantástico post! Não posso deixar de agradecer a vocês e a Deus pelo trabalho que fazem. O Blog de vocês é fonte de muito estudo e fornecedor de muito conhecimento! Fico maravilhado ao contemplá-lo. Parabéns e que São Nicolau interceda por nós.

  • Muito bom, virei fã do site. (estou divulgando alguns dos artigos no meu blog)
    Deus os abençoe e proteja!

  • Hahaha é Paulao o clube dos Grandes é fechadão, mas o Beato João Paulo II, assim q canonizado, será proclamado Magno. Mtos, assim como eu e mtos da juventude, ja o chamam assim. Ja Bento XVI e o Beato Joao XXIII, quem sabe ne? Joao XXIII, com ctza foi grade e Bento XVI está sendo grande tbm.

  • Paulo Ricardo

    Duvido Muito. Nada contra João Paulo II. Mas a imagem dele é tão forte porque ele foi o primeiro papa que pôde contar com todos os recursos de mídia modernos e, por sua formação como ator, sabia que não podia desprezá-los. Méritos para ele e pela graça do Senhor que o iluminava. Daí a se igualar a um dos magnos? Menos. Analisando sua biografia friamente seria um absurdo. Foi um papa que acertou muito, mas em compensação também errou demais. Acho que foi exemplo de vida cristã e santo. Para por aí.

  • iBom Paulo vc é o especialista, mas eu creio q mto provavelmente ele receberá o titulo. Vc lembra q logo apos da morte dele ficou no ar o murmurinho q assim ele seria chamado no futuro? Mtos cardeais e bispos, e ate mesmo o proprio Bento XVI, ja chamaram ele dessa forma, so q no caso do Papa propiamente falando, ele nao usou o nome “Joao Paulo II o Grande”, mas sim “o grande Joao Paulo II”.

    Nao existe no Direito Canonico, uma comissao q declara o nome Magno, o Vaticano ja disse sobre esse assunto q pra q um Papa seja chamado de Magno, o povo simplesmente começava a chamá-lo assim, foi desta forma q Sao Leao, Sao Gregorio e Sao Nicolau receberam essa honra, o povo os amava tanto e reconheciam tanto sua grandeza, q simplesmente deram o nome de Magno. Nao é o q começou a acontecer com JP II?

  • Ja a ficha dele eu acho q nao deixa mto a desejar. Fundamental para o fim da Guerra Fria e a queda do comunismo, grande teologo q deixou inumeras enciclicas, cartas, exortaçoes e livros, um habilissimo diplomata inclusive com os governos ditos ateus, exemplo Cuba, sobreviveu a pelo menos 3 atentados contra ele, patrono da juventude, fundador e idealizador da JMJ, 26 anos de um longuissimo pontificado com quase metade deles viajando peregrino pelo mundo, conheceu os 5 continentes, faleceu em fama de santidade, beatificado mto cedo, reformista mas ao mesmo tempo mto ortodoxo enquanto a doutrina, abriu o dialogo com mtas religioes, enfim eu acho q o cara tem sim gabarito.

    Paulao, vc acha msmo q ele nao deve ser lembrado como Magno? Eu acho a sua opiniao vale mto a pena pra moldar a minha, entao oq ele teria q tiraria o merito dele? Eu pessoalmente gostaria de ter nascido e vivido num tempo de um Papa Grande. =)

  • Pra começo de conversa, o comunismo não acabou, se reformulou, sem contar os anacronismos de Cuba, Coréia do Norte e China.
    Não, apesar de tudo João Paulo II não merece o título de magno. Primeiro, o Direito nada mais é do que a consolidação regulamentar de uma prática sócio-cultural, no que tange a questão do título “magno”, mas isso é papo de jurista. Segundo, como nos mostra a história, muitos papas fizeram tanto ou mais que João Paulo II e a proximidade do fim de seu papado, culminando com a fortíssima mídia que havia ao seu redor, mídia essa a qual ele muito habilidoso em lidar, muito mais até que o nosso atual papa (não é demérito para Bento XVI, apenas a constatação de um talento natural de João Paulo II), me leva a crer que o discernimento correto a respeito de suas realizações dar-se-á em um momento futuro e longínquo da história – calculo algo em torno de 50 a 70 anos – quando as coisas deverão estar mais consolidadas. Podem até denominá-lo magno, ocorreu com outros papas, mas se o título vai se manter… bom como eu disse o último que resistiu foi a quase oitocentos anos.

  • O comunismo como o conhecimos da Guerra Fria terminou Paulo, existe é obvio governos q mantem a estrutura da Guerra Fria, mas de fato, na essencia a ideologia marxista ta enterrada, msmo com os TLs da vida.

    É vdd q o ultimo q mantem o titulo foi a mtoo tempo, mas por que nao? Nao da pra negar q o cara foi mto importante pra sua epoca. A figura dele era a mais conhecida no mundo. Nao dismereço a formaçao dele como ator, e a imagem q a midia fez dEle, mas nao podemos negar, o cara tem gabarito.

  • Paulo Ricardo

    Eu estudo socialismo, meu caro, estou dizendo que o comunismo não acabou, foi reformulado, está vivo e mandante mais do que nunca. Seu principal ideólogo não é mais Karl Marx, embora este ainda seja a base, mas sim o filósofo italiano Antonio Gramsci. Não acredite na mídia rapaz, você está macaqueando, a prova viva do que estou dizendo é você. Está negando a existência de um monstro que está diante do seus olhos, outra prova é o tal PC do B, que, apesar do nome, tem pessoas que ficam ofendidíssimas quando dizem que se trata de um partido comunista. Outra coisa, se você fala o que estou falando, geralmente a reação é ou de desdém, ou de uma pena constrita, algo como se estivesse falando com um pobre coitado ou com um maluco. Se quiser ir por aí tudo bem, não falo mais nada, agora me dizer que o comunismo não existe ou acabou? Faz-me rir! Estude mais o assunto, principalmente os autores que não saem no Brasil, aprenda a ler pelo menos em espanhol, inglês e italiano uma vez que o bloqueio cultural que emburreceu esse país estabeleceu-se a partir das editoras com raras exceções como “vide”, “é comunicações” para citar as bravas resistentes.
    Dizer que o comunismo acabou é desconhecer por completo o debate ideológico nessa pocilga que chamam de academia brasileira.
    Vou ter paciência contigo porque com certeza algum professor de história idiota enfiou um monte de bobagens na sua cabeça, é assim mesmo, por essas e outras que eu acho que professor ganha muito, para ensinar o que ensinam não deveriam receber nada, aliás deveriam estar na cadeia.

  • yOk amigo. Mas como assim o comunismo vive? Nao entendo realmente. Existem uns palhaços como Fidel e Raul Castro, Hugo Chavez, Hu Jintao, Nicolá Sarcozy, Zapatero, ate agora poco Kim-Jong-Il,mas como num mundo multipolar ainda tem gente seria q se une ao comunismo?

    Oq eu quis dizer é q com o fim da GF, o marxismo fora descredibilitado e a ideologia capitalista americana prevaleceu, nao é isso oq aconteceu? É vdd q entrou entao a ideologia do “centro-esquerda”, mas nao mais aquilo q acontecia na Albania. Sobre o B. JPII, eu ainda conservo minha opiniao, mas acho q é bom entao repensar o topico do socialismo.

  • Ok amigo. Mas como assim o comunismo vive? Nao entendo realmente. Existem uns palhaços como Fidel e Raul Castro, Hugo Chavez, Hu Jintao, Nicolá Sarcozy, Zapatero, ate agora poco Kim-Jong-Il,mas como num mundo multipolar ainda tem gente seria q se une ao comunismo?

    Oq eu quis dizer é q com o fim da GF, o marxismo fora descredibilitado e a ideologia capitalista americana prevaleceu. Nao foi isso q aconteceu? É vdd q entrou entao a ideologia do “centro-esquerda”, mas nao mais aquilo q acontecia na Albania. Sobre o B. JPII, eu ainda conservo minha opiniao, mas acho q é bom entao repensar o topico do socialismo.

    • Cadu, pra entender o que o Paulo Ricardo está afirmando, tem que ler Gramsci. É uma questão muito mais relacionada à infiltração sutil, sem violência, dos valores socialistas na veia cultural da sociedade. É um tipo de dominação muito mais poderosa e eficiente. E, se vc reparar, 90% dos nossos professores e profissionais da mídia (aqueles que mais influenciam a sociedade) propagam valores de esquerda.

  • Paulo Ricardo

    O nome disto que a Vivi está falando é Revolução Cultural. Você Cadu, é vítima dela e nem percebe, está sofrendo os efeitos do experimento conhecido como “Sapo de Einstein”. Essa questão de “mundo multipolar” é uma invenção midiática. Não existe esse negócio de centro-esquerda. É esquerda e ponto final. Leia Rousseau, Hobbes e Marx para entender que esse negócio de “centro” é uma coisa idiota. A visão do capitalismo não venceu a de comunismo por um simples fato: não se pode opor um construto social-ideológico a um sistema econômico-financeiro. Será que você nunca percebeu isso? Nunca achou estranho? Veja, tanto não é possível que a realidade da China hoje mostra que capitalismo e socialismo nunca foi uma oposição real, apenas uma construção. A oposição sempre foi entre comunismo e ocidentalismo. Entenda ocidentalismo como sendo tudo aquilo que constitui o modo de vida ocidental, do platonismo greco-romano a religiosidade judaico-cristã, todas essas coisas que o comunista ateu em geral detesta. Cuidado rapaz, acorde, você sabe muito pouco, mas ainda há tempo de você começar a aprender, comece pelos livros de história que eu postei aqui, depois mergulhe com afinco em Platão, Socrátes e Aristóteles.
    Garanto-te que a primeira e principal constatação a quê você vai chegar é de que vivemos num país comunista, esqueça aquela imagem estereotipada de filme do James Bond de país escuros com economia planificada em que tudo é do estado. O comunismo moderno apoia o gayzismo, o feminismo, o politicamente correto, é ambientalista, adora um bolsa-família e procura controlar a vontade das pessoas fazendo com que se patrulhem umas às outras. Quer saber quem é comunista até a medula? Lula.
    Depois que eu falei isso tudo vou contar no relógio o tempo em que vai aparecer um engraçadinho aqui dizendo: “Lula? comunista? kkkkkkkkk….” É sempre assim, negação histérica da realidade retumbante.
    Espero ter te dado umas dicas.

  • Paulo Ricardo

    Só mais uma coisa meu caro, o que ruiu em 1989 não foi o comunismo, foi o modelo leninista-stalinista de economia planificada que já estava podre havia décadas. Para se ter uma idéia, quase 60% da economia russa estava na informalidade desde os anos 70. De onde você explica a existência de uma poderosa máfia surgida quase que instantaneamente depois da queda do muro? A ideia perfeitamente maluca da imprensa boçal é falar que são ex-membros da FSB que a compõe. Fantástico! E antes? Estavam se dedicando a patriótica missão de destruir o Ocidente porco e decadente? Ora, mas que grandes…!!!!!!!

  • Sera? Ta me parecendo meio teoria de conspiraçao… mas admito q fiquei intrigado. De fato é meio esquisito msmo. Sera q o socialismo mudou de nome e de teorias e esta englobando adeptos? Eis a questao…

    • Caro Cadu Sindona, sou professor de educação física, trabalho em escola pública, fiz faculdade, presenciei tudo o que o Paulo Ricardo falou, só que na época, aliás, até a uns 2 anos atrás, eu até fiz parte desta banda podre. Olha para as manifestações contra a copa, os black blocks, tanta gente falando em mais educação, mais saúde, hospital padrão fifa, fifa fifa fiofó dessa gente, é tudo cena pra amarrar cachorro com bacon e deixar o bicho achando que tá na corrente.

      Os mesmos que fazem protestos são os mesmos que estão lá dentro dos estádios assistindo aos jogos da seleção. Quer ver uma coisa do diabo? Participei de uma greve de professores em 2011, o tal do PCdoB entrava no meio dos pofossô gritando palavras de ordem, ficavam todos malucos quase que entravam em transe na defessa do “companheiro”, na frente do governo, só faltava praticar felação no governador na frente de todo mundo e se alguém falasse, ele ainda te deixava como safado, pois ele estava a lamber as bolas só pra ajudar a gente. No entanto, um ano depois, eleições do sinte e adivinha, boa parte daquela gente que é avessa ao trabalho tava compondo as chapas, e venceram.

      O que se quer com a revolução cultural de Gramsci é estar no poder, e basta você olhar para nosso congresso, fora uns deputados e senadores que dão nos dedos dessa gente, o resto de todos os partidos estão envolvidos nesta m. Mas se você falar isto, serás tachado de católico de extrema direita conservadora e fundamentalista ligado hitleriano e fascista. Aliás esta gente se faz de morno, vagueia de um lado para outro, ora é comunista, ora é capitalista, mas tudo pelos proletários, porque os burgueses são o mal do mundo. Dá até nojo, e eu fiz parte desta merda, sem saber, mas fiz, ainda bem que eu gosto de ter meu salário, meu emprego, a casa é minha, o carro é meu, meu filho eu educo e o hecca não me diz o que fazer com ele, aí foi que comecei a abrir os olhos. O que me ajudou muito foi uma palestra do Padre Paulo Ricardo e os post do Olavo de Carvalho.

      • Quando falei …”fundamentalista ligado Hitleriano”…, lê-se …fundamentalista hitleriano…
        e disse: “ainda bem que eu gosto de ter meu salário, meu emprego, a casa é minha, o carro é meu,” não que isto seja o mais importante para minha vida, apenas que numa sociedade socialista, você ganha o que o governo dita, compra a comida que o governo diz que é bom pra você e na quantia que ele acha ser a ideal, você tem o carro que o governo diz que é para teres, moras aonde o governo te mandar morar, e se acaso você achar que tá errado, bom, vamos a el paredom, azeitona na testa. Óbvio que no Brasil isto nunca vai acontecer atualmente, mas deixa a coisa correndo como tá e daqui alguns anos vamos conhecer os campos de trabalho forçado da amazônia, serra pelada, moraremos no paraíso de Fernando de noronha pro resto da vida. Hehehe, é mole ou quer mais?

  • Paulo Ricardo

    Cadu,

    Você é tão vítima da revolução cultural que teve a reação que eu já imaginava que teria, considerar teoria da conspiração. Acorda garoto. Sua mente está condicionada ao micro, não percebe as articulações logísticas a sua volta que considera “teoria da conspiração”. Só vai perceber quando a M estiver feita. Você acha que um partido comunista que levou vinte e tantos anos para chegar ao poder é capaz de abandoná-lo agora? Não é será meu querido, isso está acontecendo agora, neste exato minuto e há estudos a mil pipocando toda hora sobre a realidade do comunismo fase a queda do muro. Procure se inteirar das atas do Foro de São Paulo. Procure livros como “fascismo de esquerda” fácil de achar para entender como o processo vem se desenrolando desde os tempos do presidente Woodrow Wilson.
    Ou fique achando que é teoria da conspiração e gente como eu, Olavo de Carvalho, Percival Puggina, Carlos Azambuja, Ubiratan Iorio e Roberto Campos são malucos teóricos da conspiração e fascistas anacrônicos. Garanto-te que estamos acostumados. Se escolher esse caminho, nunca esqueça de acender uma vela no altar do “Deus” Estado, pois é ele que está doidinho de ocupar o lugar de Nosso Pai Jesus Cristo.

  • Paulo Ricardo

    Você é a primeira pessoa em muito tempo em que gasto meu tempo explicando essas coisas sabia? Em geral eu chuto balde logo de cara e mando tudo á m….! Agradeço por me ajudar a tornar-me um ser humano melhor. Estou tentando vencer minha brutalidade defensiva natural.

  • Paulo Ricardo

    Você é a primeira pessoa em muito tempo em que gasto meu tempo explicando essas coisas sabia? Em geral eu chuto balde logo de cara e mando tudo á m….! Agradeço por me ajudar a tornar-me um ser humano melhor. Estou tentando vencer minha brutalidade defensiva natural.

    Paz em Nosso Senhor Jesus Cristo.

  • Agradeço Paulao por vc querer explicar. Nao sou eu q estou ajudando, mas vc msmo q esta se ajudando. Vou buscar entender isso melhor sem duvida. Continuo ainda achando estranho mas acho q esse assunto sobre a politica tbm é importante para edificar a fé, afinal os comunas sao o cancer q sao.

    Como disse, continuo meio cetico, mas acho td isso no minimo curioso e perturbador. Mas oq sera q podemos esperar dessa nova “cara” da esquerda por assim dizer? Sera q ela é tao ruim qnto a outra? Deve ser sim, mas ate agora nao anda tendo, pelo menos pra mim, as mesmas atitudes da URSS, Cuba ou da Coreia do Norte. A Paz de Nosso Senhor esteja com vc e o amor de sua Santissima Mae tbm.

  • Paulo Ricardo

    Estamos sim, você é policiado o tempo todo não é? Assim como todos nós, é um policiamento não externo, mas interno, é o Big Brother. Big Brother no sentido dado por George Orwell. o politicamente correto é a maior arma do comunismo. Preste atenção, isso é só um dos muitos exemplos que posso dar; no sentido da palavra “revolução” até mesmo naquilo que você usa. Alguma vez você já não teria falado que João Paulo II fez uma “revolução” na Igreja? É um sentido SEMPRE POSITIVO, DE ALGUMA COISA QUE MUDA PARA MELHOR. Mas, efetivamente, pegue a história das ditas “revoluções”: Revolução Gloriosa, Revolução
    Francesa, Revolução Russa, Revolução Chinesa.
    elas foram positivas? A grande maioria não, concorda? É duro, mas o que acontece é uma inversão do sentido real daquilo que é designado pela palavra por aquilo QUE SE QUER QUE ACREDITE que a palavra diga. Em outras palavras: é como fazer a palavra “gato” significar e designar “pepino”. Não é teoria da conspiração meu caro, são estudos que vem se desenvolvendo lentamente, não através de um centro de pensamento unânime, mas através de linhas de estudo que complementam-se. São deturpações e “lógica de Alice no País das Maravilhas” aplicadas à filologia e a filosofia. Não é que tenha um grupo de pessoas se reunindo na calada da noite planejando uma forma de dominar o mundo. É algo muito mais sutil.

  • Paulo Ricardo

    Essa seara, só pra complementar, é muito difícil de viver, eu tento todos os dias e peço a Deus que me dê força e caráter para não sucumbir ao “fácil”. Lembro-me todos os dias do exemplo deixado por São Tomás, o homem mais sábio que já existiu, lembro-me de Sócrates, de sua serenidade, lembro-me de São Martinho na sua humildade e lembro-me de São Domingos e São Francisco que me encaminharam à verdadeira fé. É difícil porque você cansa de esfregar provas, fontes e m… na cara de seus detratores e eles insistem, bovinamente, por medo ou mau caratismo em seguir enganando, mentindo e espoliando o povo de Deus.

  • Interessante… Acho q isso é mtoooo serio Paulo. Admiro vc q esta se esforçando pra mudar de atitude. Santo Tomas, Sao Martinho, Sao Domingos e Sao Francisco estao sim com vc.

    Agora so uma opiniao sua, vc acha q o B.JP II, fez uma revoluçao? Talvez, mas prefiro evoluçao a revoluçao caro amigo. O espirito revolucionario nao é nem um pouco catolico, mas a evoluçao sim é. Acredito q ele, assim como o Concilio Vaticano II, tomou medidas serias mas maravilhosas para q a Igreja crescesse e se adequase pros novos tempos, exatamente oq Bento XVI anda buscando.

    Os comunas tbm, pelo q entendi, estao evoluindo, mudando de rosto, mas crescendo. Oq nao entendo é como isso se dá. A doutrina marxista, caso nao seja praticada, como podia ser um perigo? Deve ser mto perspicaz essa mudança.

  • Nenhuma coisa, nem outra, ele engradeceu a Igreja. O termo revolução eu já expliquei, o termo “evolução” é pior ainda, está ligado ao darwinismo desenvolve uma acepção temporal linear do mundo.

    • Sei que o comunismo está muito atuante no mundo, contudo não querem que saibamos disso e desta forma ele pode se fortalecer sem grandes obstáculos até pegar a todos de surpresa. Afinal, é só olhar para a China que é capitalista quando se volta para a economia, porém ao observar a população se vê que é controlada pelo governo. O perigo é esse, a dominação social, a censura e morte aos contrários a essa ideologia.
      Esse tema é muito sério e como o comunismo ateu destruiria o cristianismo se pudesse e tem trabalhado muito para alcançar isso, acredito que talvez esse poderia ser assunto de um post, nada muito profundo, mas que ao menos deixasse a pulga atrás da orelha de muitos e assim a venda começasse a cair. Esses são os erros que a Rússia espalhou pelo mundo.

      Abraços!

  • Claudia

    Estou usando algumas das postagens de vocês no grupo que eu e uns amigos coordenamos em uma paroquia bem…complicada.
    Continuem assim, obrigado!

  • Por que vcs não fazem vídeos criativos, com bastante efeitos, a partir destes maravilhosos textos e coloquem no you tube?

  • Paulo, tenho vergonha de ler o que eu escrevi 3 anos atrás… Interessante como eu saindo do colegial era um total analfabeto funcional prepotente, ainda que de boa intenção. Acho ainda que São João Paulo II pudesse entrar pro clube dos Papas Magnos junto com Bento XVI (queira Deus) e Pio XII. Sou fã também de Paulo VI, mas ele não chega perto desses três gigantes.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>