Chega de viver como avestruz! Seja um católico sem vergonha.

“Eu volto a dizer aos jovens, com todas as forças do meu coração: que nada e ninguém lhes tire a paz; não tenham vergonha do Senhor”, exortou o Papa Bento XVI, falando aos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri.vergonha_avestruz_areia

Segundo a agência de notícias Zenit, “o Pontífice falou especialmente das dificuldades que muitos jovens cristãos enfrentam para viver e manifestar suas crenças”, e apontou “a necessidade, na Igreja, de reforçar esta mesma fé, em uma época em que estas manifestações acabam sendo difíceis”. Bento XVI afirmou ainda que “muitos jovens, por causa da sua fé em Cristo, são vítimas de discriminação, que gera o desprezo e a perseguição, aberta ou dissimulada”.

Se você crê e busca viver conforme os valores da Igreja, deve entender na pele esse discurso do Papa . As universidades, as escolas e os ambientes de trabalho são os novos coliseus onde a identidade cristã é massacrada. Bem que o Mestre avisou:

“O servo não é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir.” (Jo 15,20)

Nas universidades, em especial, católicos são muito bem-vindos… contanto que não manifestem abertamente a sua fé e mantenham-se calados quando algum professor ou aluno debocha, ataca os seus valores ou calunia a sua Igreja – e 99% deles fazem isso, seja qual for o curso ou disciplina. Infelizmente, a grande maioria dos estudantes católicos aceita usar a mordaça intelectual que o ambiente escolar e universitário lhe impõe. E a grande desgraça disso é que, quando um cristão se cala, é o santo nome de Cristo que ele encarcera no seu silêncio omisso.

contestar_professorNa época em que fui universitária, muitas vezes me senti uma solidão acachapante… Mas valeu muito a pena lutar! Deus seja louvado por todas as vezes que levantei o dedo para questionar as abobrinhas anticatólicas disfarçadas de intelectualidade aguda. Deus seja louvado pelas discussões que não cessavam ao fim da aula e ganhavam os corredores. Deus seja louvado pelos eventos religiosos – mostras culturais, palestras, encontros de formação cristã etc. – que realizamos dentro daquele ambiente hostil. Deus seja louvado por ter me dado a coragem que eu não tinha.

Nos ambientes de trabalho, o rolo compressor do secularismo é igualmente danoso. As blasfêmias e piadinhas grotescas com temas religiosos estão longe de ser eventos raros. Certa vez, uma menina que trabalhava ao meu lado – e hoje é uma grande amiga – fez uma piada sórdida que envolvia Nossa Senhora. Fiquei tão chocada que chorei, e disse: “Você está falando da minha Mãe”. Na hora, ela percebeu que havia vilipendiado não a ideia abstrata de um personagem religioso distante, mas sim Alguém intensamente querido por mim, Alguém concreto. Pediu desculpas e, apesar de seu ateísmo, jamais voltou a me ofender novamente.

A situação tá braba pro nosso lado, ok. Mas nada justifica a apatia epidêmica que acomete os católicos fora dos muros das igrejas. Vale lembrar as palavras de Cristo:

“Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na sua glória, na glória de seu Pai e dos santos anjos.” (Lc 9,26)

Na JMJ, Bento XVI convidou os jovens a assumir “a maravilhosa aventura de anunciá-la [a nossa fé] e testemunhá-la abertamente com a sua própria vida. Um testemunho corajoso e cheio de amor pelo homem irmão, ao mesmo tempo decidido e prudente, sem ocultar a própria identidade cristã, num clima de respeitosa convivência com outras legítimas opções e exigindo ao mesmo tempo o devido respeito pelas próprias”.

Questione, converse, proponha, convide, chore, viva! O essencial é que você não passe por este mundo como uma mosca morta. Aonde quer que estejamos, que  o nosso pobre rosto possa refletir a beleza do Rosto de Cristo, e que a nossa débil voz possa anunciar a força da Sua doce Presença no mundo.

17 comments to Chega de viver como avestruz! Seja um católico sem vergonha.

  • Daiane

    nossa, sempre q começam a falr abobrinhas sobre a igreja católica, meu sangue ferve..
    pois quando pergunto de onde veio aquela informação?-será por ele ter vivido e frequentado a igreja p/ saber..-ou ele seguiu o senso comum ? ai a pessoa se cala.pois não tem resposta quando eu a confronto!

  • O sangue só ferve quando estamos apaixonados. Que bom saber, Daiane, que você está apaixonada por Jesus!
    De fato, quando oramos e pedimos por isso, o Espírito nos capacita a dizer as coisas certas diante dos nossos “acusadores”, mesmo a despeito dos nossos limites. Abraço!

  • Fabio

    Otima matéria, é verdade, dentro das universidades não podemos expressar a nossa crença, lembro que na época da universidade, fomos proibido de criar um GOU (grupo de oração Universitário) dentro da instituição, mas como isso não iria nos calar, reuniamos fora dos portões.
    Hoje as pessoas estão se esquecendo de Deus, um exemplo, na minha infância tínhamos aulas de religião nas escolas públicas, isso já não existe mais, estava assistindo uma matéria onde pessoas na rua eram entrevistadas com a pergunta “O que se comemora no Natal?” Teve pessoas que responderam que era o aniversário do Papai Noel…
    Graças a Deus a próxima JMJ será aqui no Brasil, com isso vamos mostrar que a nossa igreja está viva, que cremos em um Deus vivo, um Deus de Milagres, vamos mostrar que temos uma Mãe, Maria Santissima uma mãe que ama a todos, até os que não creem.
    Um grade abraço.

    Fique com Deus e com Maria!

    • Oi, Fábio! O seu testemunho é um bom exemplo do que Cristo espera de nós: se não deixaram vcs se reunirem lá dentro, nem por isso desistiram, e se reuniram do lado de fora. O mundo sempre nos perseguirá, farão de tudo para nos apagar da história. Querem que fiquemos quietinhos rezando só dentro das igrejas e das nossas casas, e que ninguém veja a glória de Deus nas ruas e ambientes públicos; porém, nada disso deve nos deter, porque Deus nos encoraja e nos dá sabedoria. Abraço e obrigada pelo testemunho!

  • Cadu Sindona

    Fantastico! Cara esse blog tem montes de posts fantasticos! Esse aki é mais um diamante! Eu como aluno do EM sei oq é isso, mas do msmo jeito agradeço a Deus por cada provaçao pq a cada dia me fortaleço e consigo aos poucos Evangelizar e converter mtos coraçoes, talvez nao no quesito fé, mas sim no quesito atitudes e amizades.

  • Cadu Sindona

    Ah e 2013 ta ai! O Santo Padre nos deu um presentao! Q venha a JMJ!

  • Uma simples palavra: Fantástico! Esse post é também muuuito encorajador! Senti meu coração palpitar no anseio de procurar estudar mais e defender meu Deus, minha fé e minha Igreja com pulsos firmes! Obrigado pelas palavras de coragem e de incentivo no fortalecimento da fé! Que Deus continue a falar através de vocês e o nome dEle seja louvado por todos os seres vivos! E que Deus nos dê o privilégio de nos encontrarmos em 2013, meus irmãos!

  • Renato Pinheiro

    Excelente post! 🙂 E veio em um bom momento, em um mês inicio minha grande batalha universitária, sem nunca tirar meu crucifixo do pescoço

  • André Serrano

    Antes de mais nada parabéns a todos deste blog “O Catequista”. Que maravilha de trabalho! Que Deus os abençoe abundantemente e Nossa Senhora os proteja.
    Conheci este Blog através de um outro, o do Wagner Moura (O Possível e o Extraordinário), que também tem feito um trabalho primoroso.

    Bom, sobre o post só posso dizer que está excelente. De fato já chega de engolirmos tudo calado. Como diz o padre Paulo Ricardo: porque só os maus podem ser radicais? Os bons, os que são de Cristo, os Católicos, podem e devem falar e defender sua fé. Sejamos radicalmente bons cristãos!
    E a internet tem sido uma verdadeira bênção no sentido que nos faz conhecer trabalhos como este, que nos ajudam a enxergar de maneira mais ampla, mais completa, ou seja, mais Católica!
    Grande abraço a todos… Parabéns mais uma vez…

    André Serrano
    Guarulhos – SP

  • Estou percebendo que novos tempos se aproximam. Deparo-me com frequência com católicos assumindo os postos que nunca deveriam ter deixado (e que só deixaram devido à mordaça pseudointelectual que nos cristãos fora colocada sem questionamentos por parte das vítimas). É bem verdade que tal retomada exige ousadia na manifestação da sã doutrina em detrimento aos intelectuais de fachada. Louvo a Deus por este site, bem como pelo conhecimento da fé e pela maturidade em proclamá-la da forma que deve ser feito: sem rodeios, sem eufemismos… Abraço e fique em paz!

  • Joao Henrique

    Post lindo! Sensacional! Parabéns!

  • Gabriel Santiago

    até mesmo antes da universidade, no ensino médio, já somos atacados. estudando a literatura, é impossível não passar pela Igreja Católica, pois ela moldou a civilização ocidental completamente. consequentemente, caímos no assunto da inquisição, e quando fui defender a Igreja fui atacado por todos os lados. e não é isso que me surpreende, mas sim o fato de muitos amigos “católicos” nem abrirem a boca pra defender a Santa Igreja.

    sugestão para o site: seria absolutamente incrível fazer algumas postagens e colocar alguns vídeos sobre o Dr. Thomas Woods. ele defende com suprema habilidade a Igreja.

  • Danilo

    Com certeza, Gabriel! Os vídeos de Dr. Thomas Woods são fantásticos!!!

  • Caio César

    Vivo esses ataques constantemente, moro numa republica onde tem muitos protestantes.Quando o irmão falou em um comentario que o sangue ferveu, lembrei da ultima conversa que tive com minha ex pelo celular, dormi e acordei pensando como as coisas mundanas estão a cada dia fechando os filhos de Deus para a graça.

  • Tháina

    Eu adoto sempre uma estratégia diferente, relaciono a matéria com a Bíblia, ou com algum documento da Igreja, assim eu aproveito e ensino um pouco de doutrina pra esse povo sem fé. Quando começam a falar mal da Igreja eu já olho pra pessoa de cara feia, e se ela não se cala eu espero o momento certo para derrubar tudo aquilo que ela disse.
    Pra terem uma ideia, eu estudo na UFF, universidade berço do socialismo no Brasil

  • peço a deus muita sabedoria. pois trabalho em uma empresa com algumas pessoas que nao seguem a doutrina catolica e as vezes nao tem nenhuma regra religiosa.o que me ajuda muito e que eu posso ouvir com o fone de ouvido a radio america aqui de bh. uma radio catolica que eu ouço o dia todo. ajuda a manter a minha fé e as vezes questionar quando falam alguma coisa da igreja catolica. gosto muito do programa do padre reginaldo manzotte as dez horas, ele e muito bom e esclarece muito os mandamentos da igreja.100% catolica.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>