Os Caçadores de Treta #4 – Tretas sobre PROTESTANTISMO!

É treeeeeeeetaaaa, Povo Católicoooooo!

E toma aí um programa inteirinho sobre um dos temas mais bombantes do treta@ocatequista.com.br: O PROTESTANTISMO!

Lutero

Descubra se você pode ir à uma celebração protestante, entenda porque eles têm tantos milagres e converse com a gente sobre falsas conversões, “cura gay” e muito mais!!!!

Dê play e assista!

Gostou? Então curta o nosso canal no YouTube! Assim, você será notificado sempre que colocarmos vídeos novos e, de quebra, vai ajudar O Catequista a caçar as tretas de cada vez mais pessoas!

E você tem uma treta que ainda não foi caçada? Mande pra gente! Escreva para treta@ocatequista.com.br e seja feliz!

25 comments to Os Caçadores de Treta #4 – Tretas sobre PROTESTANTISMO!

  • Geraldo

    Olá Viviane. Aos 4 minutos do vídeo, você comenta “eles (os ortodoxos?) tem o rito bizantino, tem o ambrosiano….”
    Me parece que houve certo equívoco aqui, se você está se referindo aos ortodoxos. Pois esses dois ritos são católicos e não ortodoxos. A não ser que eles (os ortodoxos) também tenham ritos com os mesmos nomes, mas me parece que não. Bizantino, ambrosiano, assim como o armênio, o copta e tantos outros são ritos da Igreja Católica Apostólica Romana.
    Agora, sobre o MILAGRE, o que vocês acham da afirmação do Pe.Quevedo que sustenta haver milagre real apenas no catolicismo, ou quando muito em ambiente não católico, mas visando reforçar o catolicismo (se é que o entendo bem)? A incorrupção de cadáveres, por exemplo, ele afirma peremptoriamente que isso só ocorre em ambiente católico.
    Já essa afirmação (embutida na última pergunta) de que há mais mudanças morais no protestantismo, realmente não se sustenta. Pois de fato são , na maioria dos casos, mudanças para um moralismo superficial, feito de certas regras de conduta (não beber, não fumar, não usar roupa curta) muitas vezes assumidas de modo auto repressor e não como autêntica libertação interior e amadurecimento pessoal. A mudança a que se é chamado no catolicismo é muito mais profunda, pois vai muito além da regra moral, é a mudança da prostituta que lava os pés do Senhor com o perfume caro, é a mudança da amizade profunda com Jesus, em suma, é caminho de santidade. Algo que vai muitíssimo além de meras regras de conduta. Aqui uma canção do falecido Frei Fabreti ilumina bem o que nós chamamos de conversão: “Ela ULTRAPASSOU toda medida , não lhe bastando o MERO PRECEITO, lágrimas, perfume, que acolhida!…Ela muito amou, tem a minha paz, vai seguir caminho sem temor. Sabe quem EU SOU (Iaweh!) e será capaz de espalhar na terra o meu amor!”
    Não é apenas e nem é sobretudo, um convencimento moral , que opera na conversão cristã. Mas é antes de tudo o afeto humano que encontra sua plena realização ao ser encontrado por Cristo, é pois, antes de tudo um acontecimento de graça:” Nisso consiste o amor, foi Ele quem nos amou primeiro!” Diz São João em sua carta. Estar enamorado do Senhor, cativado por sua amizade (“Mestre, onde moras?”) é uma experiência que nos leva (sem desprezá-la) para muitíssimo além da mera conduta moral (que por si mesma pode se tornar um farisaísmo) , pois nos coloca em algo mais radical que é a santidade, um caminho que não conhece limites, mas avança cada vez mais ousadamente. Se queremos ver o que é a mudança que Jesus opera na vida de quem nele crê, leiamos as vidas dos santos. A radicalidade da mudança de um Vicente de Paula, não se reduz a um não fumar e não beber, mas foi algo muito mais profundo. O homem se enfiou numa vila de leprosos, se envolveu com os mais doentes e jogados, enfrentando todo tipo de hostilidade, tomou o lugar de um prisioneiro das galés e tantos outros gestos de extrema generosidade.A MUDANÇA a que somos desafiados no catolicismo é de tal forma radical e profunda que nos tornamos a presença do próprio Jesus no meio do mundo: JA NÃO VIVO EU, MAS É CRISTO QUE VIVE EM MIM! Eu já conheci pelo menos uns dez cristãos que vivem assim.

  • Luciane

    Parabens ao casal.
    Muito bom!
    Estou sempre acompanhando o site de vcs e divulgado o.
    Amo a verdade católica!!!!

  • Natália

    Quanto a interpretação da Bíblia, me recordei de alguns comentário que vi e ouvi tempos atrás… Coisas do tipo “mas quem disse que só a Igreja Católica pode interpretar a Bíblia?”, “quem é você pra falar que a interpretação de fulano é errada mas a sua correta?” e no fim das contas, acaba naquela “quem disse que só a sua religião é a certa?”… E muitas vezes eu nem tinha como responder. Hoje só respondo se a pessoa me perguntar, e com aquele interesse de entender mesmo, porque muitos querem só esnobar.
    Só um exemplo: comentei com minha sogra (“evangélica”/protestante) sobre o uso do véu na missa, e ela me disse: “mas na Palavra fala que Jesus rasgou o véu…”
    Tentei falar que não era esse véu, só não sei se ela entendeu, rs.

    Abraços <3

  • Eu, como ex-protestante (meu relato de conversão está aqui: https://goo.gl/n5sp7S), não vejo a hora de chegar em casa e ouvir essa treta!

  • Uhmmm, ir ao culto protestante parar arrancar dinheiro da galera? Interessante isto não?
    Vai que rola uma graninha, enganar o pastor e passar o chapéu antes. KKKK

  • Renata

    Olá… No meu trabalho a maioria do povo é protestante. Pensa, ai direto escuto piadinhas, e se fazem de amigos. Não guento mais… o que faço? bjs paz.

    • Renata,

      Em toda situação, nós devemos pensar: “como um santo (pode ser seu santo favorito) ou Jesus agiriam nessa situação?” Por isso a primeira catequese é conhecer a vida de Jesus (Evangelho) e dos santos (biografias).

      Na sua situação, você tem que agir com naturalidade. Não leve tão a sério essas provocações, porque é aí que elas atrasarão seu progresso cristão. Use o “espírito esportivo” de que falava S. Josemaria Escrivá. E claro, ao ouvir uma barbaridade, peça a Jesus que perdoe esse pessoal e ajude você a levá-los à conversão.

      Entregue tudo nas mãos de Jesus Cristo. Vá ao Santíssimo adorá-lO e falar com Ele. Ele vai te ajudar.

  • Suzete

    Catequista
    Dias atrás um protestante me disse q havia a venda de indulgências para arrecadar fundos para a construção da Basílica de São Pedro pela igreja católica isso causou a separação…que treta é essa?
    Bjos Casal Deus os abencoe

    • Sidnei

      Suzete, é treta. Não houve vendas de indulgências, mas sim, que quem colaborasse com doação de dinheiro para construção da Basílica de São Pedro em Roma, ganharia indulgências por conta disto, isto é, tal doação seria uma obra indulgenciada, e é claro que para ganhar um indulgencia, tem que passar por todas as etapas da penitência. O que aconteceu, é que alguns pregadores, sobre tudo Tzel na Alemanha é que não repassou muito bem ao povo do que tratava as indulgências, parecendo mesmo, que o Papa estava vendendo indulgências aos invés de conceder mediante a realização de uma obra indulgenciadas que seria a doação em dinheiro para a construção da Basílica de São Pedro em Roma, e as consequências disso estão aí até hoje, sendo que ano que vem, será comemorado 500 anos, graças a incompetência de um monge católico que não soube transmitir o que era na verdade (Tzel), graças a outro monge que ao invés de corrigir o erro preferiu chutar o pau da barraca (Lutero), graças a falta de paciência de um Papa que não soube lhe dar com a situação (Papa Leão X) e por fim graças a diversos príncipes e reis que estavam doidos em botar as mãos nos bens da Igreja e viram na ignorância de Tzel e no piti de Lutero o momento propicio para isto.

  • Suzete

    Obrigada Sidnei !

  • Gregori

    Antes de tudo eu sou evangelico, e quero entender a doutrina católica.
    Parece-me que a igreja católica (segundo seus comentários no video), diz que não podemos ter um relacionamento pessoal com Deus, pois não estamos livres a interpretação da bíblia, porque quando a pessoa diz ter sentido Deus tocando nela com aquela palavra, ela tem que ver com um “superior” se aquela interpretação estava correta, sendo que quem sentiu não foi o “superior”, mas sim a pessoa. Poderia me esclarecer essa minha suposição ? 🙂

    A respeito da igreja catolica ser apostólica (que quer dizer, se eu nao me engano que ela é dos apóstolos, e que seria tipo uma “tradição” do “local” correto de onde se deve adorar a Deus) em São João 4:
    *20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.*
    21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
    22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
    *23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.*
    Em destaque no versículo 20 e 23 podemos ver que o proprio Jesus diz que não sera mais uma “tradição” (ou apostólico) e sim de que Deus procura os que o adoram, como esta escrito, em espirito e em verdade.

    A respeito das igrejas protestantes, realmente as que estão na mídia e muitas que não estão, acabam mentindo por marketing e difamando a igreja. Assim como, padres que abusam de crianças, roubam e etc. A biblia nos alerta disso, de que viriam falsos profetas.

    Não estou aqui pra brigar, nem nada. Só quero estudar mais sobre o catolicismo, pois eu no meu meio evangelico sinto Deus, Ele fala comigo e tento fazer uma Metanoia completa, por puro amor, e estar cada vez mas perto dEle. Mas quero entender as suas doutrinas porque creio que Deus esta com todos que o adoram e o buscam.

    • Sidnei

      Gregori, não confunda as coisas, uma coisa é você ter um relacionamento pessoal com DEUS, outra coisa é você interpretar as Sagradas Escrituras independentemente da Igreja. Você pode se postar diante de DEUS, e orar para ELE do jeito que você quiser, não precisa fazer orações já pré-estabelecidas, até podes fazer, mas se quiser fazer uma oração, uma prece, a DEUS segundo o que vem de sua mente e de seu coração, em nome de JESUS, poderá fazer o quanto quiser a Igreja Católica nunca colocou obstáculos quanto a isto. Agora com relação a interpretação da Bíblia, até podes fazer de maneira particular, mas, desde que seja em comunhão com a Igreja segundo o que tudo foi ensinado até hoje, pois se faz isto, para garantir a unidade da Igreja que tanto CRISTO pediu que nós tivéssemos mantido, e deu tal ofício, sobre tudo, aos pastores da Igreja, sendo inicialmente, os Santos Apóstolos e depois os sucessores destes, o Papa e os Bispos.

      Quanto a sua segunda colocação, também você está confundindo as coisas, se DEUS quer que o adore em espírito e Verdade, aonde então se encontrará de que maneira devemos o adorar em espírito e Verdade, e aqui entra o mérito de aonde esta verdadeiramente o que CRISTO ensinou, pois quando se diz que devemos adorar a DEUS em espírito e Verdade, não quer dizer somente, que devemos adorar a DEUS, crendo verdadeiramente que ELE é nosso único DEUS, mas crer aqui quer dizer, crer em DEUS em sua dimensão total, inclusive, a revelação trazida por JESUS. Devemos crer em tudo que JESUS revelou, e o ESPIRITO SANTO, nos fez entender e incumbiu a Igreja de levar adiante tal revelação. Só assim é que poderemos adorar a DEUS em espírito e Verdade, pois adorar a DEUS de qualquer modo, qualquer um faz, até os muçulmanos e judeus também adora a DEUS, mas eles estão na Verdade plena?, podemos dizer que eles também adoram a DEUS em espírito e Verdade?. Se for afirmativo, então estamos caindo em um relativismo sem precedente, pois tanto faz como tanto fez, eu adorar a DEUS, sendo: cristão, judeu ou muçulmano, não levando em consideração as verdades reveladas por JESUS CRISTO. Se for negativo, então devemos buscar as Verdades reveladas por JESUS CRISTO, aonde elas estão, e elas se encontram junto a Igreja, que é coluna e sustentáculo da Verdade (1º Tim. 3,15), pois foi a Igreja que inicialmente começou com os doze Apóstolos que JESUS incumbiu de levar adiante as Verdades por ELE relevadas, enviando o ESPÍRITO SANTO, a: auxiliar; lembrar; guardar e ensinar tal revelação, que primeiramente nos veio por meio oral (Sagrada Tradição) e depois alguma coisa, nem tudo, por meio escrito (Sagradas Escrituras) e é assim que a Igreja vem fazendo até hoje e é assim, somente, que adoraremos a DEUS em espírito e Verdade.

      • Gregori

        Hmmm thanks 🙂 entendi rs
        Talvez eu tenha me expressado errado quanto ao adorar em espirito e em verdade, ou você que entendeu… que na verdade seria isso que você disse.
        A respeito da colocação que fiz sobre a interpretação, foi o que pareceu ser dito pelo casal. Realmente podemos interpretar mas naquelas condições que você citou.
        Se não te tomar muito tempo, você poderia me esplicar o porque da igreja Católica ser a certa?

        • Gregori

          Explicar* kkk sorry

        • Sidnei

          DEUS é um só, a Verdade é uma só, não pode existir diversas verdades, e aonde se encontra esta única Verdade?. Em JESUS NOSSO SENHOR e na sua Igreja, portanto, se há um só SENHOR, uma só Verdade deverá haver uma única Igreja, que recebeu de JESUS a incumbência de levar a Verdade a todos os povos, e esta Igreja é visível, formada por um corpo visível constituída de santos e pecadores e tendo a frete aqueles que foram instituídos por CRISTO para sere os pastores que deverão apascentar o seu rebanho e salvaguardar tudo que ELE ensinou, que no início foram seus santos Apóstolos e hoje são seus sucessores, que hoje é o Papa e os Bispos, por isto eu creio, que a Igreja católica é a que encerra a Verdade plena trazida por CRISTO.

  • Ana Angelia Hohlenverger Cantão

    Bom Dia!!

    Descobrir este Site,O Catequista,gostei muito,sou Católica..muito feliz,Amo Demais minha Igreja,acho seus princípios de importância,tudo baseado na convivência dos Apóstolos com Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Tenho uma Família Maravilhosa,organizada,tudo dentro dos princípios que Deus nos determinou:
    Família:PROJETO DE DEUS
    Família:É MENINA DOS OLHOS DE DEUS
    Só tenho que agradecer imensamente à DEUS por TUDO….
    Uma coisa que sempre achei estranho,a indiferença que os protestantes tratam Nossa Mãe Santíssima.
    Tínhamos na nossa comunidade,um grande Sacerdote Alemão,o qual vez muito pelos nossos jovens,Frei Lucas.
    Ele me disse:Ana,quem mais não suportava,não gostava da Mãe de JESUS,era o satanás….que tiram as conclusões…

  • Ei, Protestante!

    Blog inspirado no livro “Legítima Interpretação da Bíblia” de Lúcio Navarro.

    http://blog-ei-protestante.blogspot.com.br/?m=1

  • Éder Mallet

    Caraca, tenho me dado por conta que sou “Protestante” só no nome, pq meu pensamento é mto Católico. Isso de tal modo que eu confio na Teologia Católica, e não na Protestante. Quando tenho dúvida, sempre consulto um teólogo católico, e os livros mais respeitados q tenho são de editoras/autores/livrarias católicas, com excessão de alguns dicionários exegéticos.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>