Calendário dos Dias Santos de Guarda no Brasil – 2016

“Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho”: esse é um dos cinco mandamentos da Igreja Católica. Para você ficar ligado nos dias de preceito e não dar uma de “Travolta confuso” em 2016, publicamos aqui um calendário especial!

travolta_confuso_calendario

Conforme a autorização que recebeu da Santa Sé, a CNBB transferiu algumas festas de guarda que caem em dias úteis para o domingo anterior ou seguinte (que sempre é um dia de guarda). Nesses casos, o preceito é cumprido no domingo. Indicamos essas situações no calendário abaixo, com uma seta verde.

A CNBB também aboliu o preceito na solenidade de São José (19 de março); portanto, não a indicamos no calendário. Porém, no dia 1º de maio, Feriado do dia do Trabalho, honramos a São José Operário; essa festa foi instituída pelo Papa Pio XII, em 1955.

Muitos católicos pensam que o dia de Finados, a Quarta-feira de Cinzas, a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira Santa e o Sábado de Aleluia são dias de preceito; não, não são. Certamente, um bom católico buscará participar das celebrações em sua paróquia nessas datas – afinal, é para isso que o feriado religioso existe – ainda que não tenha essa obrigação.

JANEIRO

janeiro_2016

1º – Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (Feriado)

6 – Epifania – Festa dos Reis Magos (passou para o domingo anterior)

MAIO

maio_preceito

1º – Festa de São José Operário (Feriado)

5 – Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo (passou para o domingo seguinte)

26 – Corpus Christi (Feriado)

JUNHO

junho

29 – Santos Apóstolos Pedro e Paulo (passou para o domingo seguinte)

JULHO

julho

3 – Santos Ap. Pedro e Paulo (originalmente celebrada em 29/06)

AGOSTO

agosto

15 – Assunção de Nossa Senhora (passou para o domingo seguinte)

NOVEMBRO

novembro

1º – Todos os Santos (passou para o domingo seguinte)

DEZEMBRO

dezembro

8 – Imaculada Conceição de Nossa Senhora

25 – Natal

*****

Você já ouviu falar da Biblioteca de Nag Hammadi? Trata-se de um conjunto de textos cristãos apócrifos, muitos deles gnósticos, descoberto no Egito. O historiador Julio Cesar Chaves, especializado em cristianismo primitivo, acaba de lançar um livro sobre esse tema, com ênfase em textos apocalípticos. “A Gnose em Questão: Ensaios sobre Gnose e Apocalíptica na Antiguidade e a Biblioteca Copta de Nag Hammadi“.

Apesar de se dirigir primordialmente a historiadores e pesquisadores das religiões antigas, a obra apresenta uma linguagem clara, bastante acessível ao público em geral. Um dos capítulos, inclusive, fala do Evangelho de Filipe, demonstrando que a análise de Dan Brown sobre esse texto é anacrônica e inadequada.

Clique no banner abaixo para saber mais:

gnose_livro

51 comments to Calendário dos Dias Santos de Guarda no Brasil – 2016

  • Sidnei.

    Ué, porque pulou Março que é o mês que no dia 25/03 será a Sexta Feira Santa; 26/03 Sábado Santo e 27/03 Domingo da Páscoa, fora que no dia 19/03 é o dia de São José e 25/03 dia da Anunciação do Senhor, mas, como coincide com a Sexta Feira Santa, se não me engano, é transferida a festividade desta data para a segunda feira seguinte a Páscoa. Fora também que não foi apresentado o mês de Fevereiro o qual inicia a Quaresma.

    • Sidnei,
      No segundo parágrafo está dito que o dia de São José não é citado porque aqui no Brasil não é preceito.
      No terceiro parágrafo está citado que o Tríduo Santo e a quarta de Cinzas não são de preceito, assim como a Anunciação também não é.
      Paz e Bem!
      Fabão

      • Sidnei.

        Obrigado Fabão, não tinha prestado atenção nisto, mas, porque estas datas tão impostas como o Tríduo Pascoal não são de preceitos?, datas que ao meu ver estão interligadas com a Páscoa, que para mim, são importantíssimas e não são consideradas de preceitos, alguém pode responder isto para mim?.

        • Sidnei,

          Eu não sei dizer o motivo, mas especular não é pecado, então vou supor algo aqui…

          Se você observar, o Domingo de Ramos não é só de Ramos, mas o “nome completo” é Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.

          Nesse dia, lemos dois trechos do Evangelho! O primeiro, antes da procissão de Ramos, narra a entrada de Nosso Senhor em Jerusalém, aclamado pelo povo.

          A primeira leitura (Is 50, 4-7), fala da Paixão, especialmente o versículo 6: “Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas.”

          O salmo (Sl 21/22) é o salmo que Nosso Senhor falou na Cruz: “Meu Deus, meu Deus, por quê me abandonastes?”

          A segunda leitura (Fl 2, 6-11) fala da Paixão, fala de Nosso Senhor que “humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.”

          O segundo trecho do Evangelho não é proclamação do Evangelho, mas “Anúncio da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

          Assim, já no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor somos mergulhados nesse mistério de Amor e Misericórdia, para meditarmos durante toda a Semana Santa, e talvez por isso não seria obrigatória a participação no Tríduo Santo.

          É claro que isso não diminui em nada a grandeza do Tríduo, que é uma só celebração em três dias. Claro que obtemos grandes frutos espirituais da participação piedosa do Tríduo, assim como de todas as grandes solenidades que não são de preceito, como a Vigília de Natal, no dia 24 de dezembro, por exemplo.

          PS: Eu vivi uma experiência ímpar certa vez. Somente uma vez, consegui participar não apenas do Tríduo Santo, mas também da Missa do Crisma, na Quinta-Feira Santa pela manhã. Rapaz, dá outra perspectiva… 🙂

          • Sidnei

            Mais uma vez, obrigado Fabão pelo esclarecimento. Ta aí uma missa que nunca tive o privilegio de assistir que é a missa do crisma na quinta feira santa pela manhã, pois sempre trabalhei neste dia, e na minha cidade, não é sede de bispado, o qual, tal missa, só ocorre na catedral de um diocese, ou em outro local designado pelo Bispo, mas, normalmente, até onde eu sei, somente na catedral e que se realiza tal ato, porém, missa do lava pés, na quinta feira santa, só se estiver muito doente para não comparecer, que para mim, juntamente com a missa da noite do Natal e da noite da vigília pascal, são as missas mais lindas do ano.

    • Padre Orlando Henriques

      Na verdade, a Solenidade da Anunciação do Senhor é transferida para dia 4 de Abril, segunda-feira a seguir ao Domingo II da Páscoa. É que, para além de o dia 25 de Março calhar em pleno Tríduo Pascal, depois ainda há a semana da oitava da Páscoa, da Páscoa à “Pascoela”, que forma uma unidade, como se fosse um dia de Páscoa ininterrupto.

  • marcos

    antes eu achava incorreto que se transferisse o dia de guarda de dia util para o próximo domingo. Mas depois, pensando melhor, concluí ser uma prática bastante saudável, uma vez que, sendo assim, fica mais fácil guardar esse dia, bem como ir à missa, e assim, ninguém tem desculpa para não faze-lo.

  • Luis

    Pouco feriado em 2016,

    Devia ser revista esta prática de transferência. Assim teríamos mais vantagens de viver em um país católico e não em um protestante, que quase não possui feriados.

  • Padre Orlando Henriques

    Ainda assim, vocês têm a sorte de ter o Corpo de Deus à quinta-feira: em Portugal esse feriado foi suspenso pelo governo e já lá vão dois anos que celebramos o Corpo de Deus no Domingo a seguir. Ainda assim, menos mal que temos feriado no 15 de Agosto.

  • Victor

    Olá pessoal.
    Dia 12 de outubro – Festividade de Nossa Senhora Aparecida deveria estar no calendário… Não?

  • Pedro Vitor

    Pentecostes vai ser no mesmo dia da ascenção? Dia 15 de maio.

  • Rafael Delanhese

    Muito bom! Sempre bom estar antenado nos dias de preceito. Pena que a maioria esmagadora dos católicos já não obedecem mais esse mandamento.

    Só mais uma coisa, dia primeiro de Maio, festa de São José Operário é dia de preceito aqui no Brasil? Dessa eu não sabia! Tem a fonte?

  • Saymon Alves Meyer

    Oi, só lembrando que a Solenidade da Epifania do Senhor será no dia 03 de janeiro e não no dia 10. Em 10 de janeiro será celebrada a Festa do Batismo do Senhor.
    Grande abraço!

  • Lucas Ferreira

    Muito obrigado pelo post! Estava me perguntando esses dias onde encontraria as datas litúrgicas.

    Um questionamento: Eu me incomodo por ver calendários colocando o Domingo como último dia da semana, porque para todos nós ele sempre é o primeiro. Vocês acham que tem nada a ver?

  • Wagner

    E quando por exemplo sua diocese numa missa de preceito como Corpus Christi proíbe as missas nas paróquias e faz somente uma missa campal? Como fazer? Como cumprir o preceito ao lado de pipoqueiros, doceiros e uma multidão conversando?

  • Felipe

    Chocado que tríduo pascal não é de preceito!

  • paulo

    pessoal do catequista não tem nada a haver a minha pergunta com esse post, mas por favor responda.
    eu vi os posts de voceis sobre a avacalhação da santa missa e queria saber uma coisa:
    a líder do meu coral disse que o berrante podia ser um instrumento litúrgico, pois representa o trabalho das pessoas do campo, por isso deveria estar na missa sertaneja, disse que isso não é um despeito ao sacrifício da missa e que a liturgia romana é seguida fielmente cada rubrica mas com diferente interpretação, da mesma forma que podemos representar uma mesma musica com interpretações diferentes sendo licita a missa sertaneja. é verdade tudo isso?

  • Vinicius Nascimento

    Olá!
    O dia de Nossa Senhora Aparecida não é preceito no Brasil?

  • Mateus Nunes

    Olá pessoal!
    Esses dias estava assistindo vídeos sobre a Igreja no youtube e, nos comentários, acabei achando certo texto de um Sr. protestante:
    “Interessante que nós “PROTESTANTES,” como desprezivelmente, somos chamados pelos Católico Apostólicos Romanos,que na verdade não são, nem católicos, nem apostólicos, mas apenas “ROMANO,” Nós: sim: Nós mesmos, os protestantes de hoje, é que somos os verdadeiros Católicos daquele tempo, que hoje são chamados de protestantes. Mas somo protestantes, e com muito orgulho, e honra porque protestamos veementemente contra toda espécie de idolatria e paganismo a qual submeteram a nossa amada IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA CRISTÔ

    Sinceramente, eu nunca vi tanta sandice em um só lugar, mas por achar tão engraçado decidi compartilhar com vocês para o proporcionar boas risadas.

    E ai o que acham pessoal d’Ocatequista?

    • Mateus, desculpe a demora em responder. O dia em que você nos escreveu foi justamente o dia em que entrei em trabalho de parto.

      Bem, o protestantismo nasceu justamente com a alegação de que estava trazendo de volta o cristianismo autêntico, o cristianismo primitivo, deturpado pela falsa igreja, a igreja de Roma “paganizada”. O engraçado é que há uma grande quantidade de protestantes que se converteram e continuam a se converter ao catolicismo justamente após estudar os textos dos Padres primitivos! É impossível estudar cristianismo primitivo com a mente aberta e não rejeitar as heresias protestantes.

      Foi justamente o caso do ex-pastor Scott Hahn, autor do excelente livro “Todos os Caminhos Levam a Roma”, e mais, recentemente, do ex-pastor Ulf Ekman, cuja conversão relatamos aqui:
      http://ocatequista.com.br/archives/12527

  • Mateus Nunes

    Olá pessoal!
    Esses dias estava assistindo vídeos sobre a Igreja no youtube e, nos comentários, acabei achando certo texto de um Sr. protestante:
    “Interessante que nós “PROTESTANTES,” como desprezivelmente, somos chamados pelos Católico Apostólicos Romanos,que na verdade não são, nem católicos, nem apostólicos, mas apenas “ROMANO,” Nós: sim: Nós mesmos, os protestantes de hoje, é que somos os verdadeiros Católicos daquele tempo, que hoje são chamados de protestantes. Mas somo protestantes, e com muito orgulho, e honra porque protestamos veementemente contra toda espécie de idolatria e paganismo a qual submeteram a nossa amada IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA CRISTÔ

    Sinceramente, eu nunca vi tanta sandice em um só lugar, mas por achar tão engraçado decidi compartilhar com vocês para o proporcionar boas risadas.

    E ai o que acham pessoal d’Ocatequista??

    • Sidnei

      Bem Mateus, acredito que muitos protestantes sofrem com algum problema de identidade. No passado eles nunca se disseram católicos, e hoje eles querem se passar por católicos, de que jeito? se o verdadeiro católico aceita o Papa e Maria como mãe?, fora os sete sacramentos, a Bília com todos os livros completo e não a mutilada usada pelos protestante, que entende o verdadeiro uso das imagens e creem na Comunhão dos Santos, enfim, seguem tudo aquilo que JESUS ensinou e mandou que praticássemos, e agora, vem estes protestantes dizerem que são os verdadeiros católicos?. Bem restará eles responderem das mais diversas igrejas que eles constituem qual será a verdadeira igreja católica, porque será difícil saber entre tantas qual a verdadeira, porque se tá difícil definir qual a igreja protestante que segue fielmente o que está na Bíblia porque cada igreja a interpreta de maneira diferente, imagine além disto, saber qual além da igreja verdadeira, saber qual a verdadeira igreja católica protestante, aí é que a crise de identidade deles irá piora mais ainda.

      • Mateus Nunes

        Pois é, Sidnei. E o pior disso tudo é ver a que ponto eles chegam para negar a autenticidade da Santa Igreja. Essa com certeza é mais uma estrategia protestante de adulterar a historia, pois, atualmente, com a globalização da internet, todos podem ter acesso a documento históricos que comprovam a autenticidade única da Igreja (vide a carta de Santo Inácio de Antioquia à igreja de Esmirna) e então sobra a eles afirmarem que de fato a Igreja Católica existia desde o principio, mas que essa foi paganizada e só veio a ser restaurada no Século XVI por Martinho Lutero.
        Mentiras sobre mentiras, é assim que o protestantismo sobrevive até hoje.
        “Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (S. João 8, 44)
        Salve a Santíssima Virgem Maria!

  • yuri

    Putz, nem lembrava do dia de guarda da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, no dia 8 desse mês. Não fui à missa. 🙁

  • Mariele

    Boa Tarde!

    Falando em Calendário… Estamos no Advento preparação pro Natal, a espera do Nosso Salvador!
    Quero aproveitar esse Tempo para pedir um post a Vocês, pois na Minha Família só Meu Irmão e a Esposa dele são protestantes e desde o Ano passado eles não comemoram Natal. Pois um dia voltaram da igreja dizendo que Natal era coisa do demônio e que alguns símbolos do Natal era de um povo pagão que cultuava demônios e que Jesus não tinha nascido em Dezembro. Sobre o nascimento de Jesus e que o Natal tinha origem de uma festa pagã eu já sabia. Mas tinha mas algumas coisas, e alguns site protestantes e outros sites, aproveita essa época para tirar o verdadeiro significado do Natal e fazer com que as pessoas percam a Fé e odeiam ainda mais a Igreja, como já é de costume.
    Aí eu quero pedir um post sobre esse assuntos pra Vocês!

    Grata!

    • Sidnei

      Olha Mariele, estou acreditando quem vê o diabo em tudo, não está percebendo que o diabo está dentro deles mesmos. Que o Natal foi uma festa pagá, que há símbolos natalinos que eram pagãos e hoje são cristãos, isto prova que não foi o paganismo que venceu o cristianismo, mas pelo contrário, foi o cristianismo que venceu o paganismo. Se antes no dia 25 de dezembro os pagãos comemoravam o nascimento do sol, hoje os cristãos comemoram o nascimento de JESUS, eu pergunto, quem no dia de Natal vai se lembrar do sol?, todos vamos se lembrar de JESUS, de sua 1º vinda ao mundo, que nasceu como um bebê, e vamos relembrar pelas leituras bíblicas, sobre tudo, o Evangelho, pelos cânticos natalinos, este acontecimento grandioso, de um DEUS criador de todas as coisas, infinito e altíssimo, se encarnou como um ser humano, nasceu como um frágil bebezinho, foi deitado em uma mangedoura, para aí receber sua adoração, desde São José e a Virgem Maria, dos pastores e dos magos, este é o grande acontecimento que vem a todos na cabeça, e não que neste dia deve se adorar o deus sol, isto os pagãos faziam, hoje, nós cristãos adoramos o Verdadeiro DEUS, que se fez criança que vindo ao mundo, morreu em uma crus para nos salvar. Outra bobagem vindas destes protestante, é dizer que a árvore de Natal, tem um significado pagão, poderia ter, até ser adotada como símbolo natalino do próprio CRISTO, hoje quem vê uma árvore de Natal não vai ver nele um símbolo pagão, mas um símbolo cristão natalino. Engraçado que estes mesmo protestantes que v~e o diabo em tudo, não pesam na consciência deles, que quando chega esta época, eles recebem o 13º salário (que 10% vai para a conta do pastor, e isto não é do diabo), tiram férias, enfim, gozam de todas as benesses que esta época do ano oferecem, isto eles não vêem nada do diabo, mas comemorar o nascimento de JESUS, enfeirar nossas casas com enfeites natalinos, montar presépios a árvore de Natal, ui, isto é coisa do capeta. Se eles hajam que estas coisas são do capeta, então, eles também deveria dispensar o 13º salário, as férias, deveriam trabalhar normalmente, haja vista que 13º salário e ferias coletivas estão interligadas com os festejos natalinos e de final do ano, e portanto, seriam tudo coisa do capeta, mas como o bom senso entre os protestantes é coisa rara de se ver, duvido que esta gente vai dispensar um salário extra de final de ano bem como uma duas semanas de férias coletivas. Dois pesos duas medidas.

  • Vinicius

    Olá!
    Destoando totalmente do assunto do post, gostaria que vocês fizessem uma postagem sobre o Magistério da Igreja. Como ele funciona, quem o integra, a supremacia papal, os argumentos bíblicos, termos como “ex-Cathedra”, “Magistério Ordinário” e “Juízo Solene”.
    Eu custei muito para conseguir aprender sobre tudo isso e adoraria ver da maneira clara como vocês se expressam aqui no site. Além de compreender o que não compreendi ainda.
    Graça e paz!

    • Oi, Vinícius! Sobre o Sagrado Magistério, já publicamos diversos posts.

      Os cristãos, conforme a própria Bíblia manda, devem seguir não só a Palavra escrita, mas também a SAGRADA TRADIÇÃO. A Sagrada Tradição nada tem a ver com “tradições estabelecidas por homens”, mas sim com a Palavra infalível de Deus transmitida por Seus ministros eleitos, de forma oral. Já explicamos essa diferenciação neste post:

      “A” Tradição e as tradições da Igreja – entenda a diferença
      http://ocatequista.com.br/archives/15194

      E quando Jesus subiu aos Céus, Ele não falou: quem lê a Bíblia a mim escuta. Não! Ele disse aos Apóstolos, líderes de Sua Igreja: “quem vos escuta, a mim escuta. Quem vos rejeita, a mim rejeita”. Jesus fundou uma Igreja hierárquica, e quem se rebela contra essa hierarquia se rebela contra o próprio Cristo:

      “A Igreja somos nós”. Sim, desde que unidos à hierarquia
      http://ocatequista.com.br/archives/15359

      Sem o Magistério da Igreja, o cristão cai nas heresias da Sola Scriptura e do livre exame. A Sola Scriptura afronta escandalosamente os ensinamentos bíblicos, que mandam o cristão seguir as Escrituras, a Tradição e a autoridade dos homens eleitos por Deus para liderar a Igreja:

      “Onde está escrito na Bíblia…?” – Eis uma pergunta essencialmente anti-bíblica
      http://ocatequista.com.br/archives/15168

      Quanto aos Magistério Extraordinário e Ordinário, ficamos devendo um post.
      Graça e paz!

  • Otimo post! Vai ser muito util, principalmente porque me converti recentemente e ainda estou me adaptando.
    Como disse sou recém-convertido,e meu pensamento ainda e muito ”marxistizado”. Nao e fácil superar uma infância e adolescência INTEIRA ouvindo dos ”professores”(leia-se doutrinadores)que a igreja e um monstro sem coração e que o iluminismo
    e a coisa mais linda da historia.Por isso ,vou sugerir dois temas:

    1- Paganismo e Natal(pois muitos ateus usam isso de argumento:”ah o cristianiamo e uma copia do paganismo,e nao merece credito”.Voçe sabe. Aqueles mesmos caras que dizem que jesus e uma copia de Horus.)

    2-Cruzadas(porque sempre que me identifico cristao para um ateu ele vem pra cima,todo pimpao:”e as cruzadas,hein?)

    Continuem com o bom trabalho

    • Emanuel, seja bem vindo ao site e a comunidade, que antes de mais nada, primeiro temos a nossa onde moramos, em segundo participamos de toda a comunidade cristã (cristã leia-se católica, afinal cristão de verdade só os católicos) por meio da comunhão dos santos, pois, uma oração que faço, um sacrifício ou mortificação postas nas mãos de nossa Mãe, serve para a conversão de alguma pessoa, em algum lugar deste mundo, só saberemos após nossa morte, mas, assim o é, e contigo e comigo, também o foi, as orações de alguém lhe salvou a sua e a minha alma.

      Bom, para o primeiro pedido de post que fizestes não lembro bem, mas creio que já tem post aqui falando sobre isto, para o segundo, tem a série sobre os papas do Paulo Ricardo, lá você tira muita coisa boa.

      Mas, quanto ao paganismo e o Natal meu caro, uma simples resposta, se a comemoração do nascimento de Jesus está no mesmo dia da comemoração do rei sol, Cristo venceu, porque neste dia, ninguém se lembra dele, o sol, mas todo mundo lembra d’Ele, Jesus, porque toda e quanto é decoração natalina é sempre pensando em Jesus, o sol que se lasque, pode até chover no dia.

      Sobre as cruzadas, pergunta se eles gostariam de ter que levantar o fiofó pro céu todo dia, deixando a vontade de ganhar umas moedas pondo o cofrinho a vista pelo menos umas 5 vezes e gritar allahu akbar, ou continuar como estão? Pois no caso deles, ou arrebita o rabo ou é forca, no mundo muçulmano não tem ateu, afinal para um muçulmano ateu bom é ateu morto. Se houver tréplica, simplesmente manda o cara conversar com sua mão. Se ainda assim for insistente, pergunta sobre todos os regimes ateus totalitários do mundo que mataram milhões como URSS, China, Laos, Cuba, Alemanha nazista, Coréia do Norte, pergunta também sobre a revolução francesa, totalmente ateia e anti clerical ao qual dizimou boa parte dos franceses, pondo até criança na degola. Se ainda assim o cara sair de mimimi, caga na mão e joga nele, porque o cara é pilantra e está a fim de te tirar para louco apenas, não quer nem saber de aprender alguma coisa.

      • Obrigado pelas respostas ,Alex e Augusto. Já saquei que para ser católico é preciso muuuuita paciência para escutar esse povo reclamando de TUDO. Mas sabe o que e TUDO?Tudo mesmo!
        Mas ,de boa, eu aguento.! 1 bilhão de pessoas aguentam isso todo dia , acho que eu consigo também.

    • Augusto Paiva

      Caro Emanuel, sobre as cruzadas recomendo esses vídeos:

      Bill Warner, PhD: Jihad vs Crusades: https://www.youtube.com/watch?v=I_To-cV94Bo

      Bill Warner PhD A Mídia e a Jihad: https://www.youtube.com/watch?v=mCtFTZR456I

      Um Abençoado Natal a todos.

  • A todos da equipe do Catequista, O Paulo Ricardo, a catequista Viviane e o catequista Alexandre, também a todos os leitores do site um Feliz Natal.

  • Diego

    Só não entendi uma coisa, se eu participo da Missa da noite de Natal (24/12) sou obrigado a ir a Missa do dia 25/12 (a Missa do dia)?
    Obrigado.

  • E aqui deixo esta mensagem do Padre Paulo Ricardo a todo.
    Glória a Deus no mais alto dos Céus, e paz na terra aos homens por Ele amados.
    https://www.youtube.com/watch?v=eixZjB-jyf4&feature=youtu.be

  • janes

    Feliz e santo Natal a todos.
    Que 2016 nos encontre cheios de coragem , pois as forças do mal virão com toda a gana sobre o nosso Brasil e nossa América Latina.

    Que Deus nos dê lucidez, pois ao menos começar a entender o que fazem conosco à revelia de nós já é alguma coisa:
    https://www.youtube.com/watch?v=fTgZ-O-gEwc

  • Robson

    Eu tenho uma dúvida, aqui na minha cidade tem 4 Igrejas que celebram a missa no domingo, mas são missas que tem músicas muito extravagantes e a missa parece um show, eu li alguns textos sobre as mudanças na missa nova de Paulo VI que estão se assemelhando aos cultos protestantes, e gostaria de saber se não existe exceção para o mandamento da Igreja de comparecer na missa aos domingos, pois as missas durante a semana que são na capela são mais tradicionais, e as mulheres usam roupas mais adequadas também, não seria mais conveniente para evitar as tentações que eu trocasse a missa de domingo pelas semanais, nem que fosse várias vezes durante a semana?

  • Eu acho um ABUSO (uma manobra do inimigo) não considerar de preceito o dia de São José PATRONO DA IGREJA e assim diminuir sua importância e influência espiritual. Festejar São José Operário apenas não é o mesmo que festejá-lo como PATRONO DA IGREJA DE CRISTO. Querem realçar “operário” por causa da ideologia marxista da teologia da libertação. Só pode ser. Mas dou-lhes uma notícia: Jesus Cristo veio trazer LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL o que o povo hebreu/israelita (judaismo não existia na antiguidade) escolhido de Deus não entendeu ou não quis entender e até hoje espera uma “libertação histórica”,e agora os militantes da teologia da libertação também, coisa impossível sem a mudança interior e espiritual do ser humano, como TOOODO o Antigo e Novo Testamento mostram e toda história pós-bíblica mostra…é simples, qual é a dificuldade?
    O maligno sabe tirar proveito da soberba humana desde o primeiro Adão até hoje em seus descendentes…mas os filhos de Deus, descendentes do novo Adão, que verdadeiramente nascem do Espírito e não se deixam cegar pela soberba histórico-humana,entendem tudo direitinho…São José PATRONO DA IGREJA DE CRISTO rogai por nós!!Quem nasce da carne é carne, quem nasce do Espírito é espírito.O que acham?

  • Ronaldo Ribeiro

    boa tarde, aguardo a lista de 2017….. rsrsrs

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>