É goooooool da Igreja! Hospital do Vaticano inaugura técnica que permite transplante de medula mesmo sem doador compatível

celula_tronco

A seleção italiana não se deu nada bem no jogo de ontem e teve que voltar para casa, mas em compensação os pesquisadores italianos do Hospital Pediátrico Bambino Gesù (Menino Jesus) marcaram um golaço: eles desenvolveram uma técnica de manipulação de células-tronco adultas que possibilita o transplante de medula óssea em pacientes que não tiveram a sorte de encontrar um doador compatível! E assim trouxeram esperança para crianças afetadas pela leucemia e outras doenças do sangue.

Há quatro anos, o Vaticano anunciava que investiria milhões em pesquisas com células-tronco adultas, e hoje os frutos estão sendo colhidos pela equipe do seu hospital infantil. O procedimento inovador foi testado em 23 crianças com doenças do sangue raras e fatais, e 90% delas obtiveram a cura, que tem grandes probabilidades de ser definitiva (é preciso a observação ao longo dos anos)! 

Nos casos de leucemia aguda, a técnica foi testada em mais de 70 pacientes do Bambino Gesù, com taxas de sucesso de 80%. Isso significa que essas pessoas têm agora a mesma chance de sobreviver do que aquelas que possuem um doador perfeitamente compatível.

Antes dessa descoberta, o doador de medula era, em geral, um irmão imunogeneticamente compatível com o paciente; porém, essa compatibilidade ocorre em apenas 25% dos casos. Outra opção é o banco de doadores voluntários de Medula Óssea. Ainda assim, quatro em cada dez pacientes não conseguem encontrar um doador compatível com a urgência necessária, e muitos morrem durante a busca.

A revolução trazida pelo hospital do Vaticano é que sua técnica possibilita que as células-tronco sejam retiradas da medula do pai ou da mãe do paciente; as células obtidas são manipuladas para servirem de modo eficaz à terapia. As crianças de toda a parte poderão ser beneficiadas, especialmente as que vivem em países mais pobres: segundo Giuseppe Profiti, diretor geral do Bambino Gesù, a tecnologia necessária é de baixo custo, o que a torna facilmente replicável em todo o mundo (Fonte: Radio Vaticana). Uhúuuul!

minions

Os resultados foram publicados no site da revista científica “Blood”, sendo noticiados também por importantes jornais italianos, como o La Reppublica. Enquanto isso, no Brasil… nada de novo sob o sol: o fato está sendo ignorado pela grande mídia.

Esse é um marco no tratamento de muitas doenças graves e fatais do sangue, uma conquista científica fantástica que foi alcançada de modo ÉTICO. A Igreja, ao longo da última década, tomou paulada de todos os lados por se opor ao uso de células-tronco embrionárias – que envolvem a destruição de embriões humanos –, que muitos cientistas juravam de pés juntos serem as mais promissoras (e até hoje só ficou na promessa). Chuuuupa comunidade científica internacional!

canecaAté o momento, os resultados obtidos com as terapias que utilizam células-tronco embrionárias se mostraram desastrosos ou nulos. É lamentável a atitude de pessoas que, por exemplo, vão à China buscar terapias com células-tronco de fetos abortados (veja aqui). Como alguém pode pensar que será feliz obtendo saúde usando o corpo de um bebê assassinado?

Agora, convido todos os meus irmãos católicos a tomarem uma porção de sua bebida favorita (a minha é café) nessa linda caneca da imagem ao lado. Saúde!

48 comments to É goooooool da Igreja! Hospital do Vaticano inaugura técnica que permite transplante de medula mesmo sem doador compatível

  • Sidnei

    Estou rezando para que eles consigam irem mais longe. Tomara que o próximo passo seja a cura de pessoas paraplégicas tetraplégicas, se isto acontecesse, seria um tapa na cara de todos que baixaram porrete na Igreja por ser contra o uso de CTE, a começar por aquela Mayana Zats, que teve que dourar a pílula para conseguir a aprovação no Congresso do uso das CTE, e do Dráuzio Varella, outro que adora cuspir na Igreja o tempo todo, movido mais pelo seu alto grau de ateísmo do que pelo “amor” a ciência.

    Mas valeu por esta conquista dos médicos italianos patrocinados pelo Vaticano, gostaria de ver o que a Mayana Zataz, Dráuzio Varella e toda esta cambada que atacaram a Igreja porela ser contra o uso das CTE, teriam a dizer sobre este assunto, nestas horas, todo mundo fica caladinho e colocam seus rabos no meio das pernas e saem todos de fininho.

    • Para o Dr. Varela somos apenas um aglomerados de células que ora ou outra entrarão em colapso e deixam de existir. O que esperar de uma pessoa que afirma isso?? Como diz no evangelho de hoje, “é pelos frutos que se conhece a árvore”.

    • Paulo Macabeu

      Mayana Zats, vulgo Doutora Mengele, fez demagogia da grossa levando aleijados para desfilarem no Congresso Nacional, insinuando que poderia curá-los rapidamente e prensando os parlamentares na parede, dizendo que o destino dessas pessoas estava nas mãos deles. Mas assim que a lei foi aprovada (me parece que no mesmo dia), ela mudou de discurso, dizendo que levaria anos e seria necessária muita pesquisa para os resultados aparecerem.

      Pois bem: os anos passaram, as pesquisas vêm sendo feitas e muitos nascituros foram assassinados. E o que a boa doutora conseguiu de concreto? Até o momento, apenas desperdiçou dinheiro público, decepcionou aqueles a quem usou como massa de manobra e abusou continuamente da paciência da população.

  • Opa!!! Já estou comemorando com um cafézinho quente aqui também no meu trabalho. Parabéns pelas publicações, pena que os brasileiros não vão ficar sabendo desta notícia, pelo menos não por meio da mídia brasileira.

  • Essa é uma notícia muito feliz! E fico muito contente e louvo a Deus por essa conquista.
    Só que sofro com notícias assim já que meu irmão faleceu de leucemia em março/2012. Ele tinha 24 anos e por quatro meses lutamos contra a doença. Ele tinha até melhorado e por dois meses ficou em casa, mas acabou piorando e voltando para o hospital. No final, esperamos ele melhorar um pouco pra fazer o teste de compatibilidade de medula para ver se eu poderia ser doador, mas infelizmente não tivemos tempo…

    Rezo a Deus e Nossa Senhora das Dores que abençoem e consolem todas as famílias (especialmente as mães) que perderam seus filhos pra essa doença desgraçada. Não há nada PIOR nesse mundo do que ver uma mãe que chora um filho.

  • Paula Torrini

    Achei ótima a notícia. Só não se pode falar em cura definitiva ainda. O próprio site do Hospital Bambino Gesù fala “probabilidade de cura definitiva”.
    http://www.ospedalebambinogesu.it/staminali-cellule-manipolate-consentono-trapianto-di-midollo-da-genitore-in-assenza-di-donatore-compatibile

  • Adriana Costa Lima

    Gostei muuuito da charge e dos minions festejando. Ótima forma de explanar a boa noticia!

  • Christiane

    Salve Romaaaaaaaaa! Yuhuuuuuuuuuuuu!

    Compartilhadíssimo no meu face!

    Feliz demais por poder mostrar e provar que o caminho da Igreja é o certo, sempre foi!

    “No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus!”

  • Sabrina Alves

    Ótima notícia! Realmente um avanço muito promissor! Porém não concordo com a forma a que se referem à comunidade científica no texto. Estão generalizando de forma ofensiva na minha opinião.

    • Sabrina, em relação à comunidade científica internacional, a carapuça servirá nas cabeças adequadas. A Igreja e o Papa foram achincalhados e ridicularizados por anos a fio, e eu não me lembro de ter visto nenhum cientista se levantar para defender o ponto de vista da Igreja sobre a questão das células-tronco. É possível que tenha algum artigo ou entrevista desse gênero, mas eu não vi (se alguém puder postar algo assim aqui nos comentários, eu agradeceria).

      Por outro lado, eu posso citar aqui mil e uma matérias metendo o pau na Igreja por causa desse assunto. Um exemplo é a matéria no link abaixo. O que essa criatura queria? que a Igreja investisse a maior grana num evento pra um bando de cientistas defender a morte de embriões humanos em nome da Ciência?

      http://www.thedailybeast.com/articles/2012/03/29/vatican-cancels-stem-cell-conference-after-scientists-refuse-to-be-censored.html

      E que tal esse texto e a charge infame que traz ao final, como se a Igreja não fosse sensível à dor dos deficientes físicos?
      http://celulastroncoodontologia.blogspot.com.br/2011/05/tao-delicada-como-as-pessoas-que.html

      E essa matéria em que os cientista brasileiros acusam a Igreja de estar contra o estado laico?
      http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL336943-5603,00-CELULASTRONCO+VOLTAM+A+COLOCAR+CIENCIA+E+FE+EM+CAMPOS+OPOSTOS.html

      Por essas e outras, repito: CHUUUUUPA comunidade científica internacional!!!! E quem não precisar vestir a carapuça, que não vista.

      • Eduardo Araújo

        Assino embaixo, Vivi.

        Mais: se essa notícia sair na imprensa, não será especificado que se tratam de células-tronco ADULTAS. Escreverão apenas “células-tronco”.

        A especificação virá depois, quando meterem o pau na Igreja “obscurantista” e “medieval”, que não se sensibiliza com o sofrimento dos doentes e é contra as pesquisas com células-tronco EMBRIONÁRIAS (nessa hora, vão especificar, podem ter certeza).

        • Dáltoni

          Paz e bem!
          É isso mesmo Eduardo!
          E podemos perceber claramente isso no link da reportagem do G1, onde temos:
          “”O que está acontecendo é uma interferência da Igreja numa coisa que, goste ela ou não, foi aprovada pela sociedade”, ataca Antonio Carlos Campos de Carvalho, médico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e responsável por alguns dos testes bem-sucedidos com células-tronco ADULTAS (destaque feito por mim) no Brasil, empregadas experimentalmente contra problemas cardíacos.”

          O cara ataca a Igreja contra algo que a Igreja é a favor, e está do lado dele. Pois lutamos contra a morte dos embriões (células-tronco embrionárias) e não contra a pesquisa de células-tronco ADULTAS. Objeto de pesquisa do médico da UFRJ…

          Ou é muita canalhice, ou ignorância a respeito da diferença entre células-tronco embrionária e adulta (sendo um médico de um centro de pesquisa e irradiação de conhecimento não posso acreditar na segunda possibilidade…)

          Shalom!

          • Dáltoni, nesse detalhe eu não havia reparado! auhauhauhua, que toscos esses depoimentos!
            E depois tem gente que ainda vem aqui chiar porque o tom da nossa matéria tá muito agressivo, bla, bla, bla… Fala sério, a gente aturando a difamação dessas criaturas anos a fio, sem que ninguém desse crédito pra Igreja… Agora é a hora de jogar na cara o quanto esse povo é escroto e irracional!

            Sim, muitos se aproveitaram da ignorância em geral para passar a ideia de que a Igreja era contra todo o tipo de pesquisa com células-tronco, e não só contra as embrionárias. E escamotearam o fato de que somente as adultas vinham apresentando resultado mais positivo e promissor.

    • Jotacê

      Acho IMPRESSIONANTE como existem espalhadas mundo afora pessoas como a Sabrina, que se ofendem com qualquer bobagem.
      E a pia continua cheia de louça, não é, minha filha?

  • Jesivânia

    Que Deus esteja sempre no comando.. com Fé e esperança se chega lá.. Graças a Ti Senhor.. Louvado seja.. Amém.

  • luci

    Olha só, quando há veracidade nos fatos a igreja é séria. Louvores mil a DEUS!….
    Amém…

  • Luana Belo

    Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

  • Augusto

    Vivi, se quiser, pode excluir esse coment, mas até lá, deixa eu desabafar um pouco:

    CHUPA MUNDO!!!
    2×0 pra Igreja neste assunto!

  • Pra quem entende italiano, tem aqui o vídeo de uma matéria bacana que saiu na TV:
    http://www.youtube.com/watch?v=cC1Me9PPpgY

    • Dáltoni

      Paz e bem!
      Vivi, não é preciso entender de italiano. É possível ativar a legenda e traduzí-la para o Português, não fica perfeito, mas dá pra entender quase tudo! =D
      Nos ícones do canto inferior direito da tela do youtube, tem um q é Legendas Ocultas. Clique nele e ative a legenda. Em seguida irá habilitar a tradução, então é só escolher o português…rs
      Abraço!

  • Rodrigo

    Matéria fantástica. Há alguns anos atrás uma amiga minha ficou furiosa quando eu disse que a pesquisa com células adultas tinham muito mais chance de funcionar. Ela bradava que queria ir até a China pois lá já estavam usando células embrionárias. Agora com as evidências transbordantes de graças destas pesquisas é possível que em um futuro muito próximo, tecido espinhal rompido em acidentes, corações danificados por infartos, e mesmo pâncreas deficientes poderão ser reparadas usando células do próprio paciente, sem risco de rejeição – por que será que os grandes laboratórios e cientistas querem investir em uma técnica que sabidamente levará ao consumo permanente de caríssimas drogas imunosupressoras ? – permitindo uma vida saudável e livre. Deus saberá abençoar o conhecimento virtuoso destes cientistas a serviço da vida.

  • yuri

    Que orgulho que me da essa Igreja Católica!

  • Rodrigo

    PS. O mais impressionante foi o que conseguiram com essa quantidade pífia de dinheiro – frente aos grandes laboratórios e promotores do aborto – e em um tempo tão curto. Graça de Deus com toda a certeza.

  • Elen

    Deus é maravilhoso….

  • Rildo

    Se os governantes (destaque-se aqui o Brasil) investissem um pouco mais na saúde de seu povo, principalmente em pesquisas, os avanços já seriam bem mais significativos.

  • Uai???? O “Boechato” (Ricardo Boechat), o anti-católico que adora divulgar difamações e calúnias contra a Igreja naquela espelunca (Jornal da Band) não divulgou isso na TV não??
    Será que vai? Han?
    #jamais

  • Jeyson Lopes

    Alguém tem o link do artigo na revista Blood?
    Sou Biólogo, com mestrado em Genética e quero ler sobre como a técnica funciona.
    Sempre riram de mim quando eu dizia que era possível reverter uma célula adulta chupa universitariozinhos de merda!!!!!

  • Quão feliz e exultante encontra meu coração. Minha alma enche-se de alegria e felicidade. Quanto a esta gente que critica, fala mal e incita até mesmo violência contra os católicos e a Igreja Católica, deixa pra lá. Caramba, deixa pra lá nada, que se corroam, não conseguiram nada até agora em suas pesquisas com CTE, gastando milhões provavelmente. Eu vou rezar primeiro, depois vou tomar um café. Hoje vai ser mais um dia, aliás noite que não dormirei antes das três da madruga. Aproveito e café com reza. Que Deus abençoe a todos. Em especial a equipe médica pela descoberta.

  • Pamella

    Igreja 10×0 cientistas
    Xiiiiii acho que esta igreja anda dando uma lavada nos cientistas

    • Na verdade, a Igreja respondeu com uma vitória no campo da própria Ciência. É uma conquista científica, realizada por cientistas patrocinados pela Igreja. Mas, de fato, é correto dizer que a Igreja deu uma lavada na comunidade científica internacional, que tanto tem lhe criticado e difamado ao longo desses anos, com a ajuda da mídia leviana.

      • Caríssima A Catequista, se bem que só tem ciência por que tem Igreja Católica, senão quem sabe ainda teríamos a tão sofisticada e moderníssima alquimia. E me arrisco em tentar dizer, sabe se lá se não tem algum padre dentro desta equipe científica do hospital. Lavada na comunidade científica? Isto foi como bater com luva de pelica, não dói, mas deixa quem apanha mais desnorteado que cachorro perdido que cai da mudança.

    • Eduardo Araújo

      Pamella, o correto é Igreja 10 X 0 cientificistas e anticatólicos em geral.

  • Thais

    Fico maravilhada com a ação e o cuidado de Deus com todos os aspectos da vida humana, será que sendo Ele criador de todas as coisas não estaria atento também ao sofrimento humano? Esta descoberta só prova que quando agimos conforme os planos de Deus Ele também age em nosso favor e revela as maravilhas de sua criação! E VIVA A IGREJA CATÓLICA! \o/

  • Camila Manuella

    Glória a Deus!

    Eu tenho muito orgulho da nossa Igreja.

    Obrigada Senhor Deus, por possibilitar um avanço tão grande, e que beneficiará tantas pessoas.
    :-)
    Glória a Deus!

  • Pe Carlos de Aguiar

    Com a graça de Deus este bendito e abençoado Hospital do Vaticano irá muito longe. Deus opera milagres.

  • Sidnei

    Fugindo um pouco do assunto, e aí galera, vamos aceitar os pares gays e seus filhos como a coisa mais natural do mundo?: http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/igreja-afirma-que-gays-e-filhos-nao-devem-ser-discriminados,fe2586836e8d6410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

    O que tenham a me dizer sobre isto?, principalmente o pessoal aqui do catequista?.

  • Daniel Esteban

    Muito bom, como de costume.

    PS: Como faço para colocar a foto???

  • Jotacê

    A notícia é tão inesperada e… BONITA, que, olha, meu coração se encheu de alegria quando a li! Isso é verdadeiramente Deus agindo. Agora, ficam com cara de tacho e olham para o lado como se nada tivessem visto todos os ateuzoides e pseudocientistas de b***, que afirmavam categoricamente que a solução para certas enfermidades passava OBRIGATORIAMENTE pela pesquisa com células-tronco embrionárias.
    Como disse alguém nos comentários acima…
    CHUUUUUPA, MUNDO!!!

    (E, deixe-me esclarecer: a surpresa se deu com a rapidez dos resultados positivos, não com o fato da Igreja ter gerenciado tais pesquisas. A Igreja é mãe também da verdadeira ciência – embora os comunas leite-com-pera se esforcem em relinchar o contrário, como se as opiniões idiotas deles valessem alguma coisa. VIVA A IGREJA!)

  • onde esta o link da fonte original, pq uma descoberta dessas é algo grandioso…é até estranho que os principais periodicos cientificos/medicos não a tenham noticiado

    • Touringar, leia o nosso post com atenção. Você verá que a fonte original é o site do Hospital Bambino Gesù, que está linkado no nosso site (é só procurar o nome do hospital no nosso post, está com link). Além disso, colocamos no post do link da notícia publicada no jornal La Reppublica (um dos maiores jornais da Itália) e na Rádio Vaticana, que é um órgão oficial do Vaticano. Nos comentários, vc também encontrará o link de uma matéria que saiu na TV italiana e o link do artigo publicado na revista Blood, que é uma revista de referência internacional no campo da hematologia.

      Então, não é verdade que os principais periódicos científicos e médicos não tenham publicado isso, já que o estudo está na revista Blood. Quem está ignorando solenemente esse acontecimento é a grande mídia do Brasil.

  • Alessandro

    Que excelente notícia!

  • Marcos

    LEMBRA QUANDO SUA MÃE DIZIA: PEGA UMA BLUSA, QUE MAIS TARDE ESFRIA, VC NÃO PEGAVA E PASSAVA FRIO? POIS É, MÃE NÃO ERRA!!!
    E A IGREJA É MÃE, A MELHOR DE TODAS QUE EXISTEM NESSE MUNDO!!!

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>