O Papa Francisco mandou uma indireta sobre Medjugorje?

medjugorje_mapa

Nas últimas semanas, uma pergunta tem ressoado no meio católico: as aparições de Nossa Senhora em Medjugorje, na Bósnia e Herzegovina, são ou não dignas de crédito?

Um breve histórico pra quem está por fora: em 1981, na extinta Iugoslávia, cinco adolescentes e uma criança da região de Medjugorje começaram a alegar que tinham visões diárias da Virgem Maria, e dela recebiam mensagens. Desde então, segundo esses videntes, as mensagens não param.

E já se vão mais de 30 anos de mensagens diárias! Os seus videntes (fotos abaixo) se casaram, tiveram filhos e alegam continuar tendo visões frequentes. O fato é que, sendo fraude ou milagre autêntico, Medjugorje atrai hoje muito mais peregrinos do que a cidade de Fátima, onde o sol dançou.

videntes

E qual é a posição da Igreja diante desse fenômeno? Vejamos…

Em 1991, a Conferência Episcopal da Iugoslávia emitiu uma declaração dizendo que não se podia afirmar que aquelas aparições e revelações eram de origem sobrenatural. Ao mesmo tempo, não falava nada sobre desmotivar as peregrinações, ao contrário: dizia que o bispo local deveria acolher bem os peregrinos.

Em 25 de janeiro de 1997, em entrevista à revista francesa Présent, o Bispo Ratko Peric – atual bispo de Mostar, responsável pela região de  Medjugorje – disse: “Medjugorje não promove a paz e a unidade, mas cria confusão e divisão, e não apenas em sua própria diocese”.

Por afirmar abertamente que as aparições e revelações de Medjugorje eram falsas, Dom Peric atraiu para si a fúria de muitos. Em 1995, ele foi sequestrado da cúria, espancado, obrigado a entrar em um carro e levado a uma capela administrada por franciscanos apoiadores dos videntes. Lá, permaneceu por 10 horas como refém, e só saiu resgatado pelas tropas da ONU, acionadas pelo prefeito de Mostar.

O último pronunciamento do Vaticano sobre Medjugorje foi publicado há poucas semanas, no dia 21 de outubro de 2013; não diz nada condenando nem aprovando as aparições. No documento, o Núncio Apostólico dos Estados Unidos, Carlo Viganó, ressalta junto aos bispos do país que “os clérigos e os fiéis não estão autorizados a participar de reuniões, conferências e celebrações públicas, durante as quais a credibilidade de tais ‘aparições’ seria tomada como garantida”.

A advertência do Núncio se refere especialmente às palestras do vidente Ivan, que faz publicidade desses eventos garantindo que, no local, data e horário em que foram agendados, Nossa Senhora aparecerá.

Pois bem… A situação voltou a ferver no dia 14 de novembro, graças à homilia do Papa Francisco (grifos nossos):

“Os fariseus perguntaram a Jesus: Quando virá o Reino de Deus? Curiosos! Queriam conhecer a data, o dia… O espírito de curiosidade afasta-nos do Espírito da sabedoria, porque apenas interessam os detalhes, as notícias, as pequenas notícias de cada dia. O espírito de curiosidade não é um bom espírito: é o espírito de dispersão, de afastar-se de Deus, o espírito de falar demais. E Jesus diz-nos ainda uma coisa interessante: este espírito de curiosidade, que é mundano, leva-nos à confusão.”

“A curiosidade leva-nos a querer ouvir que o Senhor está aqui e ali – continuou o Papa Francisco – e mesmo a tentar saber de videntes que, se calhar, … ‘recebem cartas da Nossa Senhora…’ O Santo Padre deixou claro que a Nossa Senhora “é Mãe e ama-nos a todos não é, com certeza, o chefe da estação dos correios para enviar mensagens todos os dias”.

Fonte: Rádio Vaticana

Essa terá sido uma indireta do Papitcho, desacreditando sutilmente Medjugorje? Muita gente acha que sim (eu sou desse time). Afinal, suas palavras surgem poucos dias depois da advertência do Núncio dos EUA. E, digam-me vocês, qual é a aparição mais famosa do mundo, em que dizem que a Virgem envia-nos mensagens todos os dias? Hein?

Já os defensores de Medjugorje afirmam que Francisco não quis se referir a nenhum caso específico, e sim alertou de modo genérico sobre a necessária prudência quanto a aparições infundadas, que são noticiadas pelo mundo afora. Pode ser.

Eu tenho a minha opinião sobre as aparições, mas é frágil e temerária. Vamos continuar aguardando o parecer final da Congregação para a Doutrina da Fé, que segue investigando certos aspectos doutrinais e disciplinares de Medjugorje.

barraco

Enquanto Roma não se pronuncia de modo definitivo sobre o caso, nada de brigas, povo católico! Não faz sentido armar barraco com os irmãos porque o outro crê ou deixa de crer em Medjugorje. É bom lembrar que nenhum católico é obrigado a levar fé em revelações pessoais. Paz! Paz!

209 comments to O Papa Francisco mandou uma indireta sobre Medjugorje?

  • João Pedro da Rosa

    Já li muitos livros sobre Medjugorje e creio porque são muitos os testemunhos e conversões que lá acontecem, é impossível ser falsa, os que falam mal de Medjugorje ou não conhecem ou são inimigos de Maria. Mais dentro de pouco tempo tudo será esclarecido, não se preocupem,rezem para que os planos de Deus se cumpram por meio de Maria, como diz a profecia de São Luiz de Monfort, Jesus veio em sua primeira vinda e virá também em sua segunda vinda, a Igreja é prudente e o Espírito Santo se manifestará em sua Igreja no momento certo !!!

  • OSVALDO RESQUETTI

    O demônio irá sempre pregar a incredulidade! Quem não crê tem o direito de não crer! É uma questão de fé! Mesmo Jesus ressuscitando muitos não acreditaram! Os fariseus não acreditam em promessas! Nem acreditaram que Jesus era o filho de Deus! Não discutam, não tentem convencer ninguém, o Espírito Santo se encarregará de tudo ! Tudo o que Deus fez e faz é certo! Vejam: aqueles que apedrejaram Estêvão não sabiam o quanto estavam contribuindo para o plano de Deus na difusão do cristianismo. Antes da ascensão Jesus ordenou aos apóstolos “vão pregar a minha palavra para todas as nações”. E foi após o apedrejamento de Estêvão que os apóstolos fugiram com medo de morrer apedrejados e seme saber fora pregar o evangelho a outràs regiões!

    • Sidnei

      Osvaldo, só uma coisinha, para o teu governo crer ou não crer nas parições de Nossa Senhora não é dogma de fé, a Igreja não obriga a ninguém acreditar em tais aparições, agora, é dogma de fé sim, é que só se salva quem crer verdadeiramente em JESUS CRISTO NOSSO SENHOR, portanto, querer colocar algo que a Igreja não ensina como se fosse um dogma de fé ensinado por ela, é uma irresponsabilidade que você terá que arcar com esta falta de bom censo, portanto, vai estudar um pouco mais a doutrina da Igreja e pare de falar besteira.

  • Amélia

    Boa noite Sidnei,A minha fé é bem semelhante a sua: Acredito piamente em Nosso Senhor Amado Jesus Cristo( como dizia o meu avô paterno). E o que ele ensinou então é sagrado para mim.Ensinamento Número um: Amar a Deus Sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Ensinamento que também é para nós um auxílio que também não tem tamanho de tão maravilhoso: Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome vos será dado,dito por Jesus. Quanto a Mãezinha do Céu acredito que ela é uma intercessora junto a Deus por. E que devemos ter para com Ela Veneração. Adoração é somente para Deus nosso Senhor( A Santíssima Trindade).

  • Amélia

    Oi Sidnei,se você escrever no google: Padre Eugênio Maria- Mosteiro Regina Pacis, SP
    Você terá a oportunidade de saber sobre um testemunho das aparições da Nossa Senhora em Medjugorje. O padre Eugênio Maria também não acreditava nas aparições da Nossa Senhora lá em Medjugorje. Daí você irá conhecer a história do padre citado acima. Não estou querendo forçá-lo a crer nas aparições da N. S.
    Eu acredito de verdade sem dúvidas é nas aparições da Nossa Senhora em Guadalupe no México. Se você tiver a oportunidade de ler a respeito, tenho certeza de que vai gostar. A nossa Senhora deixou milagrosamente uma foto dela no ponche do
    índio para o qual ela apareceu.

  • São Paulo, 25 de junho 2015

    Hoje 34 anos destas maravilhosas aparições:

    Vejam o que Nossa Senhora de Medjugorje, RAINHA DA PAZ
    disse nas suas mensagens logo no inicio quando O MUNDO nem sabia destas aparições….
    Vamos aguardar em oração
    M.Helena

    Mensagem de 19 DE JULHO 1981
    “Mesmo quando Eu deixar o sinal sobre a colina que prometi, muitos não acreditarão. Verão o sinal, se ajoelharão, mas não crerão. É agora o tempo de se converter e fazer penitência!”

    Mensagem de 31 de DEZEMBRO 1981
    “Digam aos sacerdotes que não acreditam em minhas aparições, que Eu sempre transmito ao mundo mensagens da parte de Deus. Me desagrada que não creiam, mas não se pode obrigar ninguém a crer.”

    Mensagem de 01 MARÇO 1982
    “Se soubésseis quanto vos amo, choraríeis de alegria! Filhinhos queridos, se alguém vem a vós e vos pede alguma coisa, dai-a. Eis: também eu estou diante dos vossos corações e bato, mas muitos não se abrem. Eu quereria todos vós para mim, mas muitos não me aceitam. Rezai para que o mundo acolha o meu amor !”

  • Andre

    VATICANO DECLARA FALSAS AS “APARIÇÕES DE MEDJUGORJE
    Confira no site: http://www.padremarcelotenorio.com/2015/06/vaticano-declara-falsas-as-aparicoes-de-medjugorje/

    Só faltou o site decrará a fonte desta informação do Vaticano, mas, precisamos ter um pouco mais de cautela sobre o assunto, que já se arrasta por mais de trinta anos.
    Confiemos, pois, no Magisterio da Nossa Santa Igreja!

    • Padre Orlando Henriques

      Pois, mas não me parece que o Magistério venha a ser favorável…
      O Papa sabia bem o que estava dizer quando mandou esta “indirecta”!

      Para mim, a maior prova de que essas aparições sempre foram FALSAS está explicada neste mesmo post:

      «[Dom Peric] foi sequestrado da cúria, espancado, obrigado a entrar em um carro e levado a uma capela administrada por franciscanos apoiadores dos videntes. Lá, permaneceu por 10 horas como refém, e só saiu resgatado pelas tropas da ONU, acionadas pelo prefeito de Mostar.»

      CONCLUSÃO: a santidade não é abundante lá para aqueles lados!…

      “Pelos frutos os conhecereis?” Claro que sim, e os frutos dessas “aparições” foi um Sucessor dos Apóstolos ser sequestrado por franciscanos mafiosos.
      Sim, o que toda esta história me faz lembrar é uma MÁFIA.
      E há quem compare isto com Fátima!…

  • oneide

    NÃO SABIA QUE O PAPA, NOSSO AMADO PAI, MANDAVA INDIRETAS NÃO FICA BEM PARA O SUCESSOR DE PEDRO AGIR ASSIM AMADOS ELE NÃO FOI MAL INTERPRETADO?.AMO O PAPA,A IGREJA,OS CRENTES NÃO CRENTES,REZO POR TODOS.SOMOS LIVRES PARA CRÊ OU NÃO!NINGUÉM E MELHOR PORQUE CRÊ EU CREIO POR ISSO SOU CHAMADA A AMAR MAIS.”AMAI_VOS UNS AOS OUTROS”

  • sulameida rodrigues silva

    sulameida afirma ter visto maria santissima muitas vezes…

  • Antonio

    O que dizer desta notícia?? “Roma Locuta est, Causa finita est”

  • marcus Jana

    Claro que é verdade, em Jacareí mesmo Nossa Senhora aparece ao Vidente Marcos Tadeu, o mesmo que por volta do ano 2000 foi documentado no programa de Gugu Liberato. Tratado como um charlatão eu tive um sinal de Nossa Senhora que comprovou para mim a autenticidade da aparição dela para Ele.

  • Essa apariçoes são incontestaveis

Deixe uma resposta

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>