O Papa Francisco mandou uma indireta sobre Medjugorje?

medjugorje_mapa

Nas últimas semanas, uma pergunta tem ressoado no meio católico: as aparições de Nossa Senhora em Medjugorje, na Bósnia e Herzegovina, são ou não dignas de crédito?

Um breve histórico pra quem está por fora: em 1981, na extinta Iugoslávia, cinco adolescentes e uma criança da região de Medjugorje começaram a alegar que tinham visões diárias da Virgem Maria, e dela recebiam mensagens. Desde então, segundo esses videntes, as mensagens não param.

E já se vão mais de 30 anos de mensagens diárias! Os seus videntes (fotos abaixo) se casaram, tiveram filhos e alegam continuar tendo visões frequentes. O fato é que, sendo fraude ou milagre autêntico, Medjugorje atrai hoje muito mais peregrinos do que a cidade de Fátima, onde o sol dançou.

videntes

E qual é a posição da Igreja diante desse fenômeno? Vejamos…

Em 1991, a Conferência Episcopal da Iugoslávia emitiu uma declaração dizendo que não se podia afirmar que aquelas aparições e revelações eram de origem sobrenatural. Ao mesmo tempo, não falava nada sobre desmotivar as peregrinações, ao contrário: dizia que o bispo local deveria acolher bem os peregrinos.

Em 25 de janeiro de 1997, em entrevista à revista francesa Présent, o Bispo Ratko Peric – atual bispo de Mostar, responsável pela região de  Medjugorje – disse: “Medjugorje não promove a paz e a unidade, mas cria confusão e divisão, e não apenas em sua própria diocese”.

Por afirmar abertamente que as aparições e revelações de Medjugorje eram falsas, Dom Peric atraiu para si a fúria de muitos. Em 1995, ele foi sequestrado da cúria, espancado, obrigado a entrar em um carro e levado a uma capela administrada por franciscanos apoiadores dos videntes. Lá, permaneceu por 10 horas como refém, e só saiu resgatado pelas tropas da ONU, acionadas pelo prefeito de Mostar.

O último pronunciamento do Vaticano sobre Medjugorje foi publicado há poucas semanas, no dia 21 de outubro de 2013; não diz nada condenando nem aprovando as aparições. No documento, o Núncio Apostólico dos Estados Unidos, Carlo Viganó, ressalta junto aos bispos do país que “os clérigos e os fiéis não estão autorizados a participar de reuniões, conferências e celebrações públicas, durante as quais a credibilidade de tais ‘aparições’ seria tomada como garantida”.

A advertência do Núncio se refere especialmente às palestras do vidente Ivan, que faz publicidade desses eventos garantindo que, no local, data e horário em que foram agendados, Nossa Senhora aparecerá.

Pois bem… A situação voltou a ferver no dia 14 de novembro, graças à homilia do Papa Francisco (grifos nossos):

“Os fariseus perguntaram a Jesus: Quando virá o Reino de Deus? Curiosos! Queriam conhecer a data, o dia… O espírito de curiosidade afasta-nos do Espírito da sabedoria, porque apenas interessam os detalhes, as notícias, as pequenas notícias de cada dia. O espírito de curiosidade não é um bom espírito: é o espírito de dispersão, de afastar-se de Deus, o espírito de falar demais. E Jesus diz-nos ainda uma coisa interessante: este espírito de curiosidade, que é mundano, leva-nos à confusão.”

“A curiosidade leva-nos a querer ouvir que o Senhor está aqui e ali – continuou o Papa Francisco – e mesmo a tentar saber de videntes que, se calhar, … ‘recebem cartas da Nossa Senhora…’ O Santo Padre deixou claro que a Nossa Senhora “é Mãe e ama-nos a todos não é, com certeza, o chefe da estação dos correios para enviar mensagens todos os dias”.

Fonte: Rádio Vaticana

Essa terá sido uma indireta do Papitcho, desacreditando sutilmente Medjugorje? Muita gente acha que sim (eu sou desse time). Afinal, suas palavras surgem poucos dias depois da advertência do Núncio dos EUA. E, digam-me vocês, qual é a aparição mais famosa do mundo, em que dizem que a Virgem envia-nos mensagens todos os dias? Hein?

Já os defensores de Medjugorje afirmam que Francisco não quis se referir a nenhum caso específico, e sim alertou de modo genérico sobre a necessária prudência quanto a aparições infundadas, que são noticiadas pelo mundo afora. Pode ser.

Eu tenho a minha opinião sobre as aparições, mas é frágil e temerária. Vamos continuar aguardando o parecer final da Congregação para a Doutrina da Fé, que segue investigando certos aspectos doutrinais e disciplinares de Medjugorje.

barraco

Enquanto Roma não se pronuncia de modo definitivo sobre o caso, nada de brigas, povo católico! Não faz sentido armar barraco com os irmãos porque o outro crê ou deixa de crer em Medjugorje. É bom lembrar que nenhum católico é obrigado a levar fé em revelações pessoais. Paz! Paz!

146 comments to O Papa Francisco mandou uma indireta sobre Medjugorje?

  • Rosa dos Anjos

    SE DEUS QUISER ENVIAR NOSSA SENHORA PARA NOS FALAR SUAS MSGS. QUEM VAI PROIBIR? O PAPA? RESPEITO O PAPA, MAS ISSO ÑAO QUER DIZER QUE TENHO Q/CONCORDAR COM SUA OPINIÃO HUMANA. CREIO, QUE DEUS É TODO PODEROSO E FAZ TUDO QUE ELE QUISER, POIS ELE TUDO PODE E NOSSA SENHORA É A SERVA OBEDIENTE QUE FAZ TUDO PARA VER OS FILHOS SE CONVERTENDO.

    • Rosa, Nossa Senhora jamais ensinaria a desobediência ao Santo Padre. Se as supostas “conversões” gerarem cristãos desobedientes e orgulhosos, então saberemos que existe muito joio neste trigo.

      Se as evidências apontarem que as aparições de Medjugorje são falsas, “Roma locuta, causa finita”. Não cabe aos leigos a decisão final, pois foi aos sucessores de Pedro que Cristo entregou as chaves do Reino dos Céus (Mt 16,19).

      O maior problema dos católicos de hoje é a falta de discernimento espiritual: ao menor sopro de novidade, se deixam seduzir e criam uma visão romântica acerca da fé, dizendo: “Me sinto bem, é aparentemente bom, então estou no caminho certo”.

      Mas isso não é, nem de longe, um modo católico de se pensar e agir, Rosa… não mesmo.

      Paz no seu coração.

    • Christiane

      Rosa, desculpa, mas o que você escreveu é um absurdo! Maria é Mãe da Igreja – Esposa amada de Cristo – e ela JAMAIS faria qualquer coisa que incentivasse os fiéis a desobedecê-la ou desafiá-la. Todas as aparições reconhecidas mostram isso.

      Se As aparições de Medjugorge estão levando você a ter esse pensamento rebelde, desobediente e separatista com relação à autoridade máxima da Igreja, com certeza não vem de Deus. Quando a Igreja se manifesta na pessoa do papa, é o próprio Cristo quem nos fala. Se ele fala por escrito: é proibido realizar peregrinações, é proibido. Ponto. E como crer naquilo em que a Igreja está com dois pés e um braço atrás? Incoerente, né?
      Obediência, minha cara, obediência. Cristo foi obediente até a morte, e morte de cruz. Façamos o mesmo.

      Paz e bem.

  • Giba

    Muitas pessoas pensam, por que falo contigo e não com outros que vivem uma
    vida melhor e tem me servido há mais tempo. Eu lhes respondo na forma de uma
    parábola: Um certo senhor possui muitos vinhedos em várias regiões diferentes. O vinho
    de cada vinhedo tem o sabor particular da região de onde vem. Uma vez que o vinho foi
    comprimido, o dono dos vinhedos, às vezes, bebe o vinho medíocre e mais fraco e não
    o melhor tipo. Se algum dos presentes o vê e perguntar ao senhor deles por que ele faz
    isso, ele responderá que esse vinho, em particular, tem um sabor bom e doce para ele
    naquele momento. Isto não quer dizer que o senhor se desfez dos melhores vinhos ou
    os desdenhou, mas que ele os reserva para seu uso e privilégio em uma ocasião
    apropriada, cada um deles para a ocasião que for apropriada. Esta é a forma que lido
    contigo. Tenho muitos amigos, cujas vidas são mais doces do que o mel, mais deliciosas
    que qualquer vinho, mais brilhantes à minha vista do que o sol. Entretanto, me agrada
    escolher-te em meu Espírito, não por que és melhor que eles, ou igual a eles, ou mais
    qualificada, mas por que Eu quis – Eu, posso fazer sábios com os tolos e santos com os
    pecadores. Eu não te concedo tão grande graça, porque ponho os outros em desdém.
    Ao contrario, estou reservando-os para outro uso e privilégio como requer a justiça.
    Então, humilha-te a ti mesmo, de todas as formas, e não deixes nada perturbar-te a não
    ser teus pecados. Ame a todos, mesmo aqueles que parecem te odiar e difamar, pois
    eles estão apenas te proporcionando uma melhor oportunidade para ganhares tua
    coroa!
    Revelações de Santa Brígida da Suécia

  • Josiel

    Eu Acredito nas Aparições de Nossa Senhora pelo mundo, pois tenhe se repetido cada vez mais, nossa senhora quer mostrar a humanidade o caminho da salvação, nossa senhora pede que todos se convertem urgente.

  • Maria Daniela Furtado

    Os mesmos fatos que ocorrem me Fátima, em 1917, estão acontecendo em Medjugorje. Infelizmente precisamos passar por isso, percebem que a todo custo Satanás tenta de maneira maldita fazer com que tudo que a nossa Maezinha do Céu diga é mentira. Porém precisamos ser fortes e perseverantes em nossa fé.Em Fátima, as pessoas também duvidam e até a igreja, mas tenho certeza que nossa Senhora trará um grande sinal para por fim nessas duvidas.E nós precisamos dia e noite agradecer a Deus por ter MARIA e esplendorosa mãe. Deixem de duvidar e rezem mais.

  • Sidnei

    Pronto, agora tem gente que tornou Medjugorje um dogma, aí daquele que não acreditar que as tais visões são reais e verdadeiras, estão todo condenados ao inferno, e ainda vem com este papo que até a Igreja esta errada por duvidar em tais aparições, será que este povo se acha mais católico que o Papa?.

  • richard smith

    Estive lá em 1986, na época de Chernobyl, e não vi nada de mais.

    Ao acompanhar diversos fatos outros, mas principalmente a obstinada oposição de D. Pavao Zanic, então titular da Diocese de Mostar, a “sensacionalização” dos fatos, a omissão da “Gospa” quanto aos fatos dilaceradores da futura Guerra na Bósnia e a atitude pouco beata dos videntes, logo me convenci de que ali havia era uma fraude.

    A isto tudo somou-se a mercantilização aguda da Fé na região e a atitude de impureza, desobediência e avareza dos frades Franciscanos (?!), sinais todos de que a necessária santidade anda um tanto distante do fenômeno, não?!

  • Charles

    Não pode falar sobre Medjugorje negativamente quem não foi lá. Quando terminarem os fenômenos, a Comissão do Vaticano que está lá, dará o veredito. Não pode falar sobre Medjugorje negativamente quem não foi lá. Satanás JAMAIS CURARIA, CONVERTERIA, SEDUZIRIA AO SACERDÓCIO qualquer ser humano. E isto acontece em Medjugorje na base da tonelada. Silenciosamente anonimamente procurem peregrinaçoes, viajem até lá e depois me digam.

    • Sidnei

      Se não se pode falar mau, a reciproca também é verdadeira, enquanto o Vaticano não bater o martelo a respeito destas aparições, seria melhor manter a cautela e não fazer propaganda a favor a torto e a direito como alguns vem fazendo, porque gostaria de ver a cara deste pessoal se o Vaticano chegar a conclusão de que nunca houve aparição alguma de Maria em Medjugorje, aí quero ver se este povo é fiel a Igreja ou não.

  • Giba

    O segredo de Maria:
    Trabalhe e reze. Fique em silêncio,reze, ame e reze. Escute e reze.
    Não discuta, não queira ter razão: cale-se.
    Não julgue, não condene: ame.
    Não olhe, não queira saber: abandone-se.
    Não arrazoe, não entre na profundidade dos problemas: creia.
    Não se agite, não procure fazer: reze.
    Não se inquiete, não se preocupe: tenha fé.
    Quando você fala, Deus se cala e você diz coisas equivocadas.
    Quando discute, Deus é esquecido e você peca.
    Quando você argumenta, Deus é humilhado e você pensa em coisas vãs.
    Quando você se apura, Deus é distanciado e você tropeça e cai.
    Quando você se agita, Deus é lançado fora e você fica na obscuridade.
    Quando você julga o irmão, Deus é crucificado e você se julga a si mesmo.
    Quando você condena o irmão, Deus morre e você se condena a si mesmo.
    Quando desobedece, Deus fica distante e você morre.

  • richard smith

    Incrível a obstinação numa crença cega acerca dos “fenômenos” de Medjugorje! Realmente, e como afirmou Sidney logo acima, também quero ver quem é OBEDIENTE e mantém a Fé, quando houver o pronunciamento da Igreja acerca dos acontecimentos. Temo muito pela fé de vários e vários! E nisto estaria, eventualmente, a sagacidade do Diabo (= DIVISOR, em grêgo!).

    Depois, e em consonância com o acima mencionado: impressionante a opinião de Giba, minuciosamente elencada no seu “credo” pessoal e que contraria, não só a lógica, como a boa Escolástica, senão vejamos:

    DISCUTA SIM! Pois a Fé necessita de que, quem tem os bons e sadios fundamentos, a propague e defenda, ante aos secularismos, o relativismo e as contínuas agressões ao Ser Humano, à vida, ao bom-senso e à ordem natural, preceituada por Deus!;

    JULGUE SIM! Pois isto é apanágio do bom cristão, pois nem todas as coisa são boas e nem todas nos convém, como aliás nos adverte o próprio Cristo: “A tudo julgai e ficai com o que é bom!”;

    OLHE SIM! Não a impureza, mas as más ações do próximo para que possamos dar exemplo em contrário, rezar pelo irmão e oferecer a devida reparação a Deus! Podemos NÃO SER do Mundo, mas nele vivemos e temos de ser o “sal da terra”! Ademais, em sua versão extrema, o QUIETISMO é uma heresia já condenada pela Igreja!;

    INQUIETE-SE SIM! Pois como dizia São Francisco aos berros em “louca” corrida pela cidade: “O AMOR NÃO É AMADO!”. Nos dias de hoje, havemos de nos inquietar a cada dia mais, sem perdermos a Esperança e tudo depositando nas mãos de Nosso Pai;

    Podemos e devemos, como dizia Madre Tereza de Calcutá, ser CONTEMPLATIVOS NA AÇÃO (e assíduos na Oração!).

  • Anita Caldas

    Estive 4 vezes em Medjugorje e o desejode Confissão. Conversão e Arrependimento é evidente e premente como em nenhum outro sítio tal fato não pode ser esquecido

  • Luciana

    Interessante ler esse post hoje, pois justamente ontem eu estava lendo sobre as aparições marianas e essa historia foi uma delas. Eu li várias, e acreditei em todas que li pq tinha coerência uma com outra, apesar de serem aparições em lugares diferentes e épocas diferentes, Maria sempre pede a mesma coisa. Mas quando li sobre Medjugorje, eu fiquei um pouco desconfiada, pq ela revelou coisas estranhas, quase que um filme de Steven Spielberg, sei lá. além disso as pessoas para quem ela revela, sempre tem uma alta espiritualidade e esses adolescentes não me parecem ser tão espiritualizados assim.

    Isso é o meu posto de vista, e sugiro que os que tenham duvidas, pesquisem outras aparições de maria e vejam que ela segue sempre uma linha, como a maneira que ela aparece, a aparência, doçura, suas roupas e principalmente seus pedidos.

  • FLÁVIA DAINESI

    Deus, quando quer no falar, deixa sinais divinos, tais como os milagres. O próprio Jesus, um dia, disse aos descrentes de sua terra: ‘SE NÃO ACREDITAM EM MIM, ACREDITEM, AO MENOS, NOS SINAIS QUE EU FAÇO’. Céticos sempre existirão. Vejam, em Medjugorje há milagres incontestáveis, são muitos milagres de curas físicas, psicológicas; vocações sacerdotais que saem de lá, conversões em massa, milhões de pessoas buscam o sacramento da confissão. HÁ SIM UM SINAL DE DEUS EM MEDJUGORJE, PODEM DUVIDAR DAS MENSAGENS, MAS DO CONTEXTO GERAL DE PRESENÇA DE DEUS LÁ É INEGÁVEL. CREIO NA IGREJA E TAMBÉM ESPERO PELO VEREDITO FINAL DA SANTA SÉ, PORÉM CREIO NAS MENSAGENS DE MEDJUGORJE.
    Salve Maria!!

  • Giba

    Mensagem 2 agosto 2014

    “Queridos filhos, o motivo pelo qual Eu estou com vocês, a Minha missão é de ajudá-los a fim de que vença o bem, mesmo se isto agora para vocês não pareça possível. Eu sei que muitas coisas vocês não compreendem, como também Eu não tinha compreendido tudo aquilo que o Meu Filho me ensinava enquanto crescia ao Meu lado, mas Eu acreditava Nele e O seguia. Isto peço também a vocês de acreditarem em Mim e de seguirem-Me, mas Meus filhos, seguir-Me significa amar o Meu Filho acima de tudo, amá-Lo em toda pessoa sem distinção. Para vocês poderem fazer tudo isto Eu os convido novamente à renúncia, à oração e ao jejum. Os convido a fim de que a vida para a sua alma seja a Eucaristia. Eu os convido a serem os Meus apóstolos da luz, aqueles que no mundo difundirão o amor e a misericórdia. Filhos Meus, a vida de vocês é apenas um pulsar em comparação com a vida eterna. Quando vocês estiverem diante do Meu Filho, Ele nos corações de vocês verá quanto amor vocês tiveram. Para poderem de modo justo difundir o amor Eu rezo ao Meu Filho a fim de que através do amor dê a vocês a união por Seu intermédio, a união entre vocês e a união entre vocês e os seus sacerdotes. O Meu Filho sempre se doa novamente através deles e renova as almas de vocês. Não esqueçam disto. Os agradeço”.

  • Ines Vieira

    O papa nao disse que nao acreditava nas aparicoes mas claro que tem suas duvidas. Mas sabemos que Nossa Senhora ja fez milagres para provar e as suas mensagens sao de convercao, santificacao e de amor por todos nos que a todo custo nos quer salvar. Sabemos que sao mensagens que vem do alto. Como nao crer? Ai de min se nao creio. Eu creio firmamente e sei que vem do ceu suas mensagens de santidade e preciso muita fe e amor. Deus abencoe o mundo.

  • rosivaldo

    O VERDADEIRO CATÓLICO ESTA EM COMUNHÃO COM A IGREJA, POIS OS BISPOS E O PAPA SÃO OS APOSTOLOS DE CRISTO {JESUS FALOU: QUEM VOS OUVE A MIM OUVE. QUEM VOS REJEITA A MIM REJEITA }

  • Maicon Ronald

    E então? Até agora ainda não saiu o veredito da Santa Sé? Estou ansioso rsrs

  • Em um trecho da bíblia jesus respondendo a simão pedro ele diz:Feliz és tu,Simão,filho de Jonas,porque não foi um ser humano que te revelou isso,mas o meu pai que está no céu.Por isso,eu te digo que tu és pedro, e sobre esta pedra construirei a minha igreja,e o poder do inferno nunca poderá vencê-la eu te darei as chaves do reino dos Céus o que tu ligares na terra será ligado nos céus;tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus;…..

    Eu entendo que a igreja ligou nossa senhora que era da terra aos céus, e assim quis Deus que ela vindo a terra nos ajude enquanto ainda Há tempo de nos converter-nos a Jesus nosso senhor.

  • É incrível como muito se fala do que pouco se conhece…
    http://youtu.be/oc0DpNJqdi4

  • gabriel

    Eu perguntaria logo de que parte vem esse espírito, assim como são Paulo mandou fazer,e não vem com essa historia de meu filho. Se respondesse que vem da parte do senhor jesus cristo filho do Deus altíssimo, tudo que eu ia fazer é deixar pra lá. Eu escuto o papa e roma. Graças a Deus nós católicos não somos obrigados a acreditar em revelações pessoais.

  • gabriel

    Enquanto a igreja não bater o martelo, as mensagens não merecem crédito. Nós devemos obediência a igreja, pois eu pergunto que garantia temos de que é realmente nossa senhora? Se até o diabo se disfarça de anjo de luz diz a bíblia. Só a igreja pode dizer se é ou não nossa senhora e enquanto ela não faz isso pra min não tem crédito algum.

Deixe uma resposta

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>