Rock in Rio: não é ilegal, não é imoral e não engorda

rock_festival

Muitos de meus amigos católicos estão fazendo duras críticas aos frequentadores do Rock in Rio nas redes sociais. “Aquilo não é lugar pra católico”, dizem. A crítica se baseia especialmente no fato de haver bandas blasfemas e com temática satânica presentes no festival. Compreendo… mas discordo!

Com todo o respeito a quem, por zelo, está falando essas coisas: vocês não fazem a menor ideia do que é o Rock in Rio. Assim como alguém que está na frente da TV, clica no controle e muda de canal, no RiR o público pode facilmente sair de uma atração, se desligar dela completamente, e buscar outras coisas pra ver e fazer. São diversos eventos acontecendo ao mesmo tempo!

ta_amarradoAlexandre (O Catequista) e eu fomos no dia em que a atração principal era o Bon Jovi. Não nos interessamos e praticamente não vimos nenhuma das demais bandas. Enquanto rolavam as atrações no palco principal, nós comemos, assistimos uma apresentação de dança irlandesa, um show de música celta e uma performance com bambolês. Também participamos de um jogo pra ganhar um brinde da Heineken (valia mais pela diversão do que pelo brinde).

Depois de tudo isso, fomos achar um lugar legal pro show do Bon Jovi, que é decente o suficiente pra qualquer freira assistir. O clima do festival? Mais familiar do que um dia de praia. Muitos casais, mas tudo muito tranquilo, sem aquele clima de pegação animalesco das micaretas. Algumas pessoas fumando maconha, é verdade; mas até aí, nada demais: isso eu vejo até na porta da igreja que frequento (bem-vindos à Copacabana!).

De coração, eu digo: minha consciência não me acusa de ter cometido nenhum pecado, nem mesmo venial, durante o Rock in Rio.

E, sinto muito se alguém ficar escandalizado: eu não fui, mas eu teria ido numa boa no festival no dia em que a tal banda sueca macabra (qual é o nome daquela porcaria, mesmo?) tocou. Poderia ter curtido as outras atrações do dia e ignorado solenemente essa banda. É isso o que, aliás, a maior parte do público fez: desprezou os coitados. Quase toda a mídia concordou que o show deles tava um saco! Os metaleiros não paravam de pedir pelo Metallica e… pela Annita (ver aqui)! Sim, até Annita seria melhor do que aquilo.

ghost_rock

Eu iria nesse dia, sim, na boa. E, como a maioria do público, arrumaria coisas bem melhores pra fazer enquanto a banda podre se apresentava. O bizarro é que só quem tá dando trela pra esses retardados satanistas de butique são os católicos. Perdoem-me, amigos, mas vocês fisgaram a isca, e estão fazendo propaganda de graça pra uma banda que quase ninguém lembra o nome. Estão dando a eles a importância que, como ficou bem notório, eles não têm.

E, se formos a fundo com esse discurso de “Católico deve evitar frequentar locais onde há blasfêmia”, o nosso povo não vai mais estudar nem trabalhar. Porque, em toda a minha vida, os locais em que eu mais sofri com ofensas contra Jesus Cristo, Nossa Senhora e a Igreja foram na escola, na faculdade e no trabalho.

Sou mãe de três crianças pequenas e, se hoje eles fossem adolescentes, eu os deixaria ir ao RiR sem problemas. Porém, um dia, quando eles forem para a escola ou universidade, certamente vou rezar muitos terços…

Pra fechar, deixo vocês com essa tradução do trecho, Keep the Faith (“Manter a Fé”), de um dos hits do Bon Jovi:

Estive andando nas pegadas

de mentiras da sociedade

Eu não gosto mais do que vejo

Algumas vezes eu gostaria que eu fosse cego

Algumas vezes eu sempre espero

me sobressair na chuva

Então ninguém me vê chorar

e tentar purificar a dor

 

Mamãe, papai,

há coisas que eu fiz que não podem ser apagadas

Todas as noites nos caímos nas graças de Deus

É difícil com o mundo todo te encarando

tentando se segurar, tentando se segurar

 

Fé!: Você sabe que vai viver através da chuva

Senhor tu tens de manter a fé

Fé!: Não deixe seu amor se transformar em ódio

Agora temos de manter a fé

Mantenha a fé

Mantenha a fé

Tente manter-se firme, tente manter-se firme

Mantenha a fé

mantenha a fé

Todos mantenham a fé!

86 comments to Rock in Rio: não é ilegal, não é imoral e não engorda

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>